sábado, 25 de julho de 2009

Política para infância e o trabalho meritório do SERPAF em Sete Lagoas

Site prefeitura:
Na semana passada o Prefeito Maroca assinou o termo "Prefeito Amigo da Criança e do Adolescente", proposto pela Fundação Abrinq, que já conta com a adesão de mais de 3 mil prefeitos em todo o país. O termo propõe aos dirigentes a concretização de uma política que priorize a infância e a adolescência em suas respectivas gestões.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, que também estava presente na cerimônia de assinatura - ocorrida na Acisel (Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas) na última quinta-feira, 16 de julho -, são três os eixos para serem cumpridos. O primeiro diz respeito à elaboração de um diagnóstico sobre a situação da cidade, o que já foi feito em Sete Lagoas. "Esta foi uma das primeiras ações desenvolvidas na Secretaria de Assistência Social, quando chegamos", explica a Secretária Léa Braga. Os outros dois estão relacionados a orçamento e metodologia de trabalho para este segundo semestre e também ao compromisso de ações intersetoriais, ou seja, entre secretarias.

Prova disso, foi a presença dos Secretários de Educação, Maria Lisboa e de Esportes, Cláudio Raposo, na busca por assumir publicamente o compromisso com crianças e adolescentes da cidade. Ainda de acordo com Léa Braga, a responsabilidade da Prefeitura já existia, mesmo antes da assinatura do termo pelo Prefeito. "Esta assinatura é simbólica em Sete Lagoas porque desde o início desta gestão estamos comprometidos com esse propósito", afirma Léa. Sete Lagoas já realizou uma conferência regional há cerca de um mês, inclusive com delegados crianças, que também estavam presentes na assinatura do termo "Prefeito Amigo da Criança . Em breve Sete Lagoas levará para a conferência estadual as lutas de defesa estabelecidas no encontro regional, o que representa mais uma atitude de compromisso com questões relacionadas a este tema.
SERPAF É PARCEIRO NA LUTA PELOS DIREITOS DOS CIDADÃOS - Também estiveram presentes no encontro a Diretora do Serpaf, Adriane Branco e o Sr. Rudi Preuss, alemão membro do Comitê Ecumênico Serpaf na Alemanha, entidade que contribui e acompanha o trabalho do Serpaf de Sete Lagoas. "Adriane, eu parabenizo a você e toda sua família, sua avó, quem fundou o Serpaf. Parabenizo pelo importante papel que vocês desempenham na cidade", se pronunciou o Prefeito Maroca.
A entidade possui um trabalho sócio-educativo com mais de 600 crianças e adolescentes das comunidades do Nova Cidade, Barreiro e Verde Vale. Além disso, trabalha com foco nas famílias e todas as ações são voltadas para a comunidade. "Quando levamos o Serpaf para estes bairros, muitos foram os profissionais que não quiseram continuar o trabalho, com receio quanto à segurança destes lugares. O que podemos ver é o contrário, temos comunidades muito receptivas, que nos aceitam muito bem e que contribuem para que o nosso trabalho tenha impactos positivos", pontua Adriane Branco, afirmando ainda, que o Serpaf atende cerca de 400 famílias na cidade, com orientação e apoio sócio-familiar, além de trabalhar o eixo "geração de renda, mobilização e articulação comunitária" com 130 mulheres.

Nenhum comentário: