quarta-feira, 15 de julho de 2009

Deputado Sebastião Helvécio é eleito conselheiro do TCEMG e a ida de DR. Ronaldo João para Assembleia

Leia também: Sebastião Helvécio conselheiro eleito do TCEMG dá um mal exemplo ao exigir a manutenção de seus assessores pelo suplente Ronaldo João.
Na Reunião Extraordinária do Plenário, na noite desta terça-feira (14/7/09), foi eleito como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o deputado Sebastião Helvécio (PDT). Ele obteve 46 votos e assume a vaga do conselheiro Simão Pedro Toledo, falecido em maio passado. Os deputados Irani Barbosa (PSDB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) obtiveram 25 e cinco votos, respectivamente. O quarto candidato, o servidor da ALMG, Alexandre Bossi Queiroz, não obteve votos.
Contados até dez dias da eleição do conselheiro, ele é nomeado pelo presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), que comunicará o ato ao governador do Estado e ao presidente do Tribunal de Contas. O conselheiro é, então, empossado pelo presidente do Tribunal de Contas. De acordo com o artigo 7º da Lei Complementar 33, de 1994, o conselheiro nomeado deverá tomar posse no prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período, contados da publicação da nomeação.
Após a eleição, o deputado Sebastião Helvécio, em entrevista à imprensa, disse que pretende levar para o Tribunal de Contas do Estado, a sugestão de que o órgão atue no acompanhamento e avaliação de políticas públicas e não somente na fiscalização de contas. Ele disse que se inspira nas cortes de contas européias.
Sebastião Helvécio nasceu em Juiz de Fora em 30/11/1946. É médico e professor universitário. Bacharel em Direito e doutor em Planejamento e Políticas Públicas na UERJ, está em seu sexto mandato consecutivo. Foi presidente do Departamento de Pediatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (1979/81) e professor adjunto de Pediatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Atuaram como escrutinador os deputados Fábio Avelar (PSC) e Sebastião Costa (PPS). E foram indicados pelos candidatos para fiscalizar a apuração, os deputados Padre João (PT), indicado pelos candidatos Alexandre Bossi e Sebastião Helvécio; Domingos Sávio (PSDB), indicado por Dalmo Ribeiro Silva; e Adalclever Lopes (PMDB), indicado pelo candidato Irani Barbosa.
Suplente - Com a eleição de Sebastião Helvécio assume sua vaga na Assembleia, o ex-deputado Doutor Ronaldo João da Silva (PDT). Ele foi deputado na 15ª Legislatura (2003/2007), tendo sido eleito pelo PV, com 21.350 votos, transferindo-se para o PDT em março de 2003. Médico e advogado, exerce a medicina há 34 anos Começou na política em 1982, quando foi eleito vereador em Sete Lagoas, pelo então MDB, do qual se desligou em 2000. Durante 14 anos, exerceu três legislaturas como vereador (1983/88, 1989/92 e 1997/2000). Atualmente é vice-prefeito de Sete Lagoas.

Nenhum comentário: