sábado, 25 de julho de 2009

Veja - A DIGESTÃO DO PODER


Por Otávio Cabral, na Veja:
A Carta ao Leitor desta edição de VEJA pergunta se o PMDB, o partido brasileiro com o maior número de filiados e dono da maior bancada no Congresso Nacional, entre outros indicadores de grandeza, encarna os grandes males da política ou apenas seus membros se aproveitam com mais eficiência das regras que facilitam a perpetuação da corrupção e do fisiologismo. A resposta não é tão simples. Se o PMDB desaparecesse por decreto da noite para o dia, a corrupção e o fisiologismo, irmãos siameses, continuariam a permear a atividade política no Brasil.(…)

Fotos Orlando Brito e Beto Barata/AE

PASSADO NOBRE, PRESENTE POBRE - Ulysses Guimarães foi a encarnação do PMDB que liderou a oposição ao regime militar.Wellington Salgado não teria lugar no partido de Ulysses


O PMDB encarna o paroxismo do fisiologismo. Há um limite na política real que é aceitável: o partido utilizar sua força para eleger grandes bancadas, pressionar o governo e conseguir cargos públicos. Isso poderia até explicar a onipresença do PMDB no poder. Mas o partido vai além do aceitável. Afirma o cientista político Rubens Figueiredo: “O PMDB usa essa força para promover a corrupção, o compadrio e o nepotismo. Isso resvala na marginalidade. O MDB foi a encarnação do bem no combate à ditadura. Ganhou um P e virou a encarnação do mal na democracia”. Apesar disso (pois seria cinicamente impensável escrever “por causa disso”), o partido é alvo de cobiça. Está no governo Lula assim como esteve em todos os governos nos últimos 24 anos. Se nenhuma turbulência ocorrer, já se prepara para participar do futuro governo a ser eleito em 2010. Por quê? Porque, pelas cinco características a ser expostas aqui, é quase impossível chegar ao Planalto sem o concurso do PMDB.

Para saber mais, clique aqui

Um comentário:

l disse...

Até hoje me sinto culpado pelo meu voto em Hélio Costa que escolheu esse CARMA de CABELUDO para nos representar no Senado. Este Canalha do Espirito ops Santo.Nunca mais Hélio , nunca mais.