segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ronaldo Canabrava não pode ser candidato

Fernando Collor de Melo teve que ficar oito anos sem poder disputar eleição, porque Ronaldo Canabrava que foi cassado como ele pelo poder Legislativo seria diferente? Não é. Ele perdeu seus direitos políticos por 8 anos. Isso é a lei quem diz. Ah, ele foi cassado pela Câmara Municipal, então, seria diferente. Nada disso. Ele era prefeito e não presidente da Republica por isso era o poder Legislativo municipal quem tinha a prerrogativa de cassá-lo. E ele e seus advogados sabem bem do que estou falando. O que estão fazendo é onda.

Ah, e se não ficar provado nada contra ele na justiça? Não muda nada. Fernando Collor foi inocentado e mesmo assim teve que esperar 8 anos para ser candidato. Lembram-se que ele tentou se candidatar antes do fim da penalidade a prefeito de São Paulo e teve a candidatura impugnada pela justiça Eleitoral. O mesmo aconteceria se Ronaldo tentar ser candidato no ano que vem. E ele tanto sabe disso que já trabalha com uma alternativa que chama de "regra 3". Sim, a estratégia é claríssima ele ocupa a cena política agora e na hora H poe um substituto no lugar. Vai conseguir se sair bem em sua estratégia? Acho que Sete Lagoas já deve ter amadurecido politicamente o suficiente para não ser vítima desse jogo.

Qual seria a sua salvação? A nova Lei que foi aprovada na Câmara que daria ao candidato até o fim da campanha para ele reverter a sua situação jurídica. Entretanto o Senado colocou uma barreira ao avanço dessa lei. Vejam a resistência dos senadores no trecho matéria da Folha que está abaixo:

No entendimento dos senadores, é um retrocesso o fim do prazo para apresentação da declaração de que o candidato é ficha-limpa --hoje, o candidato tem que provar até o início da campanha. Com a mudança aprovada pela Câmara, essa data limite deixa de existir e o candidato tem todo o período de campanha para tentar reverter a sua situação.

E continua a matéria:
Lei eleitoral enfrenta resistência no Senado e não deve ser votada a tempo de valer para 2010.

Voltei
É por isso, que as chances de Ronaldo Canabrava ser candidato são iguais a zero. Isso no entanto não vai empedir que ele faça muita marola até lá. Ele encontrou uma nova causa para brigar. E com apoio da imprensa que adora especulação vai sustentando as mais variadas teses. Mas tarde falo do seu "não rancor", que na "hora certa" pretende dar "nomes aos bois" de quem foi responsável por sua cassação. Eita homem bozinho só.

3 comentários:

João B Drummond disse...

Olá Leonardo. Tenho a mesma opinião sobre a situação eleitoral do Sr Ronaldo Canabrava.
Apesar dele afirmar que já recuperou seu direitos politicos seus processos ainda correm em segredo de justiça.
Seu afastamento pela camara de vereadores foi considerado legal e normal por turma de desembargadores do TRE-MG. Mesmo assim acho que vai enganar muita gente com este papo furado. Sete Lagoas não merece isto.

Anônimo disse...

Acho desnecessário falar cobre o otimo governo de Ronaldo Canabrava. O melhor prefeito de Sete Lagoas. Ele tem que ser candidatom sim. Merece uma chance de se explicar. Ele vai contar quando e como quiser sobre os que trairam sua administração.

Anônimo disse...

Será que a população de Sete Lagoas vai acordar de seu sono político algum dia? Não duvido que Ronaldo Canabrava que até no nome é "cachaceiro", vai ter votos do povo de Sete Lagoas... O cara ganhava R$12.000,00 como prefeito e tem um patrimônio bloqueado pela justiça estadual de aproximadamente cinco milhões de reais... será de onde veio tanto dinheiro? fica ai as indagações para quem tem o mínimo de inteligência poder refletir...