segunda-feira, 6 de julho de 2009

Itamar assina hoje ficha no PPS, Aécio marca presença


Resultado das prévias tucanas será fundamental na definição de rumos

Por Guilherme Ibraim, Especial para O Tempo:
A pouco mais de um ano das eleições de 2010, o ex-presidente da República e ex-governador de Minas Itamar Franco está de volta ao palco da política nacional. Ele se filia hoje ao Partido Popular Socialista (PPS), mas de olho nas prévias internas do PSDB, que vão escolher o governador mineiro Aécio Neves ou o paulista José Serra como candidato do partido à Presidência da República no ano que vem. O resultado, especialmente no caso de uma vitória de Aécio, poderá levar Itamar a uma candidatura ao Senado.
O presidente estadual do PPS, Juarez Amorim, garante que Itamar e Aécio estarão juntos em 2010, mas evita apontar um destino certo para o ex-presidente.
"As posições não estão maduras ainda. Primeiro temos o processo interno do PSDB. Esse quadro nacional tem de se definir. Porque se o candidato a presidente for José Serra é um cenário, se for o governador Aécio, é outro. Cada candidatura tem uma implicação na nossa posição", disse.
Nas eleições do ano que vem, Minas terá direito a duas vagas para o Senado. Uma vitória do governador José Serra (PSDB) abriria a possibilidade de Itamar ser vice na chapa encabeçada pelo paulista, por indicação de Aécio. Assim, uma das vagas ao Senado poderia ser do governador de Minas e a outra poderia contemplar o Democratas (DEM), partido aliado dos tucanos no grupo de oposição ao governo federal do PT. Com este cenário, o PSDB manteria a candidatura do atual vice-governador, Antônio Anastasia, ao governo do Estado.
No caso de Aécio sair vencedor das prévias tucanas, Itamar teria uma vaga garantida para a disputa ao Senado e os aliados do governador brigariam pela outra.
Em consonância com o discurso de Juarez Amorim, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, também já afirmou que a posição do partido só será tomada após as definições internas do PSDB. Amorim garante que a situação permanece a mesma.
"O Roberto (Freire) tem uma postura muito clara de que Itamar é uma figura nacional do partido. Essa definição de como nós vamos participar em 2010 vai ser feita pelo partido em conversas com o governador Aécio Neves", afirmou.
A filiação de Itamar Franco ao PPS acontece hoje à tarde na Assembleia Legislativa. Já confirmaram presenças no evento o governador Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e o deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP), além de vereadores e deputados estaduais da legenda.

Nenhum comentário: