sexta-feira, 3 de julho de 2009

Se o capitalismo é selvagem, que rótulo deveria ter o sistema socialista?

Vocês já notaram, um esquerdista nunca perde a oportunidade de combater os supostos mal que faz o capitalismo. Aproveitam qualquer oportunidade para rotular o sistema capitalista como isso e aquilo, o amigo, Claudinei Dias, como um bom petista que é criticou numa curta fala na última terça-feira na Tribuna o "Capitalismo Selvagem". Pensei na hora, qual será o rótulo que a gente deve colocar no Sistema Socialista?
As vítimas do Sistema Socialista
Veja (Com agência France-Presse:)
A situação alimentar é crítica na Coreia do Norte, particularmente para as crianças, pois a ajuda internacional ao regime comunista diminuiu desde o teste nuclear norte-coreano de maio, adverte o Programa Mundial de Alimentos (PMA). Além da redução da ajuda, Pyongyang ordenou a diminuição das operações da agência da ONU, sem uma razão oficial particular, afirmou à imprensa chinesa Torben Due, representante do PMA na Coreia do Norte.
Crianças famintas em orfanato na Coreia do Norte

"Isso representa um grave problema para a população, que não tem o que comer. O PMA, que a princípio planejava ajudar 6,2 milhões de pessoas, teve que reduzir o número a 2,27 milhões", disse o porta-voz da entidade. "Um adulto pode permitir-se viver com cereais e verduras durante alguns meses, mas a situação é crítica para as crianças. Vemos um número cada vez maior que deve ser hospitalizada por desnutrição grave", completou.
A ajuda acabou depois do teste nuclear da Coreia do Norte de 25 de maio, o segundo realizado pelo país desde outubro de 2006. Em meados da década de 90, uma grave escassez de alimentos teria deixado dois milhões de mortos na Coreia do Norte, segundo organizações humanitárias. Desde então, o país depende da ajuda alimentar externa. Mesmo com a necessidade de receber comida dos outros países, o ditador Kim não recua em suas disputas externas.

2 comentários:

Anônimo disse...

É Leo. Mas o capitalismo continua selvagem.A medida que cria uma minoria muita rica, e deixa alguns povos a morrer de fome.Este exemplo que voce citou nao é válido. O que a esquerda defende no Brasil é o socialismo democrático. Hoje temos o primeiro governo na história do país que tem projetos para diminuir as diferenças sociais.O acesso aos bens de consumo, como eletrodoméstico e principalmemte boa alimentaçao nunca tiveram em patamares tão altos.O ideal é que o mundo caminhe em direçao a um sistema de direitos e chances iguais para todos, não é verdade?

Anônimo disse...

Léo me desculpe, mas citar Veja como fonte é podre... Você é muito mais do que um mero repetidor de considerações de uma revista alheia a situação como um todo, uma revista que por anos a fio só defende seus próprios interesses. Vamos lá Léo, alguém que detem um senso crítico tão apurado como o seu, tem que ir muito além de Veja.