quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A IVECO E SETE LAGOAS; E ONDE ESTÁ SETE LAGOAS E A IVECO?

Cheguei a planejar uma matéria para falar da corporação IVECO, com o melhor pensar vi que era mais pertinente tratar da relação da empresa com a cidade, ou como está no título da cidade com a empresa e vice versa. A diferença de enfoque aí está na sutil, mas importante atenção que uma tem da para com outra neste convívio inseparável entre empresa-cidade; cidade-empresa. E, neste texto, mais que tentar dar respostas que não tenho sobre como vai esta relação vou procurar sinais que ajudem a compreender este convívio. Adiante.

E como vai a relação? A montadora tem se esforçado para estreitar seus laços com a cidade, são ações de responsabilidade social que vão do apoio comunidades carentes próxima a fábrica à ações de promoção da cultura como o projeto "O Sempre Um Papo" que trouxe para Sete Lagoas e proporciona o encontro entre audiência e escritores. Mais: nos eventos que faz pelo país a montadora sempre leva a imprensa local, também, a prestigia com anúncios. São ações claramente de boa vontade para com a comunidade de Sete Lagoas.

Mas como Sete Lagoas tem respondido a esses gestos da empresa? Não enxergo um reconhecimento da cidade em relação a IVECO, um sentimento de que ela pertence a Sete Lagoas. Assim diferente do ela já expressou ter "todos os motivos do mundo para sermos setelagoanos", que reconheço que tem, ela ainda é não é percebida como tal.

A cidade ainda não internalizou a empresa como parte de sua comunidade econômica, não compreende direito o seu significado, a não ser como um ganho oportunista. “Vou pedir isso e aquilo para empresa.” Falta a real noção do seu valor. E somente no momento em que a cidade se der conta deste valor é que vai alterar a sua atitude em relação a empresa. E qual é este valor?

Para descobrir o seu valor para a cidade é preciso saber qual é o negócio da IVECO. E qual é o seu negócio? Montar, fabricar, caminhões. Será? NÃO! O negócio da empresa é muito maior que isso, seu negócio é transporte (soluções em transporte). E essa atividade gigantesca num país continental, bem como, o próprio continente lati-americano que ela atende faz de Sete Lagoas um dos mais importantes casas do segmento transportador, ao ter no município uma das mais dinâmicas empresas do setor. Ou seja, a cidade também esta no segmento do transporte e isto é que precisa ser entendido pela comunidade setelagoana. E mais do que qualquer outra empresa considerando o tamanho e a atividade, a IVECO leva através dos seus produtos e ações por todo continente o nome de Sete Lagoas. La fora a empresa se confunde com a cidade e torna-se a principal embaixadora da marca Sete Lagoas.

E isso é muito bom, porque a IVECO é reconhecida como uma empresa de ponta, inovadora e sólida. Então, goste-se ou não hoje a visão lá fora está cada vez mais identificada com a empresa.

Bem, o que eu queria começar a tratar aqui era exatamente desta relação IVECO-Sete Lagoas que precisa ser também no Sentido Sete Lagoas-IVECO. Estamos começando esse debate.
Postar um comentário