quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A IVECO E SETE LAGOAS; E ONDE ESTÁ SETE LAGOAS E A IVECO?

Cheguei a planejar uma matéria para falar da corporação IVECO, com o melhor pensar vi que era mais pertinente tratar da relação da empresa com a cidade, ou como está no título da cidade com a empresa e vice versa. A diferença de enfoque aí está na sutil, mas importante atenção que uma tem da para com outra neste convívio inseparável entre empresa-cidade; cidade-empresa. E, neste texto, mais que tentar dar respostas que não tenho sobre como vai esta relação vou procurar sinais que ajudem a compreender este convívio. Adiante.

E como vai a relação? A montadora tem se esforçado para estreitar seus laços com a cidade, são ações de responsabilidade social que vão do apoio comunidades carentes próxima a fábrica à ações de promoção da cultura como o projeto "O Sempre Um Papo" que trouxe para Sete Lagoas e proporciona o encontro entre audiência e escritores. Mais: nos eventos que faz pelo país a montadora sempre leva a imprensa local, também, a prestigia com anúncios. São ações claramente de boa vontade para com a comunidade de Sete Lagoas.

Mas como Sete Lagoas tem respondido a esses gestos da empresa? Não enxergo um reconhecimento da cidade em relação a IVECO, um sentimento de que ela pertence a Sete Lagoas. Assim diferente do ela já expressou ter "todos os motivos do mundo para sermos setelagoanos", que reconheço que tem, ela ainda é não é percebida como tal.

A cidade ainda não internalizou a empresa como parte de sua comunidade econômica, não compreende direito o seu significado, a não ser como um ganho oportunista. “Vou pedir isso e aquilo para empresa.” Falta a real noção do seu valor. E somente no momento em que a cidade se der conta deste valor é que vai alterar a sua atitude em relação a empresa. E qual é este valor?

Para descobrir o seu valor para a cidade é preciso saber qual é o negócio da IVECO. E qual é o seu negócio? Montar, fabricar, caminhões. Será? NÃO! O negócio da empresa é muito maior que isso, seu negócio é transporte (soluções em transporte). E essa atividade gigantesca num país continental, bem como, o próprio continente lati-americano que ela atende faz de Sete Lagoas um dos mais importantes casas do segmento transportador, ao ter no município uma das mais dinâmicas empresas do setor. Ou seja, a cidade também esta no segmento do transporte e isto é que precisa ser entendido pela comunidade setelagoana. E mais do que qualquer outra empresa considerando o tamanho e a atividade, a IVECO leva através dos seus produtos e ações por todo continente o nome de Sete Lagoas. La fora a empresa se confunde com a cidade e torna-se a principal embaixadora da marca Sete Lagoas.

E isso é muito bom, porque a IVECO é reconhecida como uma empresa de ponta, inovadora e sólida. Então, goste-se ou não hoje a visão lá fora está cada vez mais identificada com a empresa.

Bem, o que eu queria começar a tratar aqui era exatamente desta relação IVECO-Sete Lagoas que precisa ser também no Sentido Sete Lagoas-IVECO. Estamos começando esse debate.

3 comentários:

FERNANDO CABRERA disse...

Amigo Leonardo de Barros muito bom e oportuno esse seu post.
Realmente a cidade não estar nem ai para a IVECO, os mandatários da cidade só vêem a IVECO como venha nós.
A maior prova da verdade do que estou falando é o fato da Corrida IVECO que era realizada todo ano, e em 2008 a prefeitura se comprometeu com a liberação de uma verba para o evento e não cumpriu com sua parte, sem se importa se estaria sujando o nome da cidade, da IVECO e dos promotores.
E o que é pior além de sujar os nomes dos 3 ainda sepultou um único evento esportivo de expressão que existia na cidade.
Parabéns
Fernando Cabrera

jose carlos da silva disse...

falta infra estrutura basica (agua,esgoto,escola formadora de mao de obrasuficiente,saude inexistente,rua em estado razoavel onde o sgoto passe dentro dos canos vide planalto,relacionamento inter social empresa municipio,so pra imaginar uns percents de cerca de 100 veiculos por dia no caixa da prefeitura ,ja imaginou quanto esta faturando de receita.na europa uns percents bem acentuado de transporte rodoviario e iveco portanto o veiculo e de primeira linha,sete lagoas cresceu muito com a chegada desta empresa so nao aprendeu ate hoje a escolher seus dirigentes

Anônimo disse...

Leonardo, a situação da prefeitura necessita ser revista, venho acompanhando o seu Blog Há algum tempo e fico cada vez mais sem ânimo, na saúde aberração, na garagem municipal um escândalo Uma terceirizada comanda tudo por lá, voluntário dá ordens, Isso pode?!.... Obras??!!! Quem está na posição de frente, quem responde ???!!!! Na Educação muitos chefes, muitos mandatários e merenda com problema sendo estocada em local indevido, algumas diretoras de escola estão atentas, mas as novatas, serão devidamente instruídas? Muita coisa recolhida das escolas que são consideradas inservíveis e na verdade podem ser reformadas, são recolhidas e estocadas em local de fácil acesso aos ladróes, que presente! Funcionários fazendo bico no horário de atendimento às escolas, inclusive na casa de colegas de trabalho e recebendo normalmente, como fica aqueles que realmente cumprem seu horário?!.... Vale lembrar que os almoxarifados devem ser policiados, eles guardam segredos de desperdício público. Quem irá ser responsabilizado? Agora verdades devem ser ditas, uma área que vai de vento em polpa e merece Parabéns é a área da educação que promove capacitação para as professoras, em breve descobrirei o nome do diretor ou diretora do mesmo. Temos que citar também melhores que poderão acontecer na Justica ou Promoção Social, afinal quem assumiu é de extrema competência.