quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VAI, LULA, SENTIR O CHEIRO FRESCO DO CADÁVER!




Por Reinaldo Azevedo:
Lula viajou a Cuba. No dia da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, que estava em greve de fome desde 3 de dezembro. O presidente brasileiro pode sentir o cheiro fresco do cadáver.

A Anistia Internacional conseguiu comprovar a existência de 67 prisioneiros de consciência em Cuba — isto é, gente que está na cadeia só por discordar do regime. Os que combatem a tirania dos irmãos Castro dizem que passam de 200.

Tamayo, que lutava por direitos humanos, foi detido em março de 2003, durante a chamada Primavera Negra, quando Fidel Castro ordenou a prisão de 75 dissidentes — 27 jornalistas entre eles. As condenações variavam de 14 a 27 anos. Tamayo foi tendo ampliada a sua pena, que já passava de 30 anos.

Seu crime? Nenhum! Em outubro de 2009, ele foi espancado por policiais na prisão de Holguín. Teve de se submeter a uma cirurgia na cabeça em decorrência dos ferimentos. No dia 3 de dezembro, deu início à greve de fome e foi transferido para uma prisão ainda mais rigorosa.

Os dissidentes cubanos afirmam que o major Filiberto Hernández Luis lhe negou mesmo a água durante dias seguidos, o que levou seus rins ao colapso. Só foi enviado ao hospital em meados de janeiro, e dali para outro hospital, só que este no presídio Combinado del Este, em Havana, sem a menor condição técnica de tratamento. Morreu. Não! Foi assassinado.

Dissidentes cubanos chegaram a enviar mensagens a Lula, pedindo que intercedesse em favor de Tamayo. Tudo em vão. No Congresso do PT, Dilma Rousseff fez uma conferencia fechada a esquerdistas de varias ditaduras — cubanos entre eles. No mesmo congresso, fez uma homenagem a pessoas que, a exemplo dela, participaram de movimentos terroristas no Brasil. Disse que lutavam pela… democracia!!!

Tamayo, sim, lutava pela democracia! Está morto. Lula e Marco Aurélio Top Top Garcia abraçam seus assassinos.

2 comentários:

Geraldo Donizete disse...

Caro Leonardo:

Ainda ontem estava lendo o Blog do Ênio Eduardo o relato sobre as torturas sofridas por Frei Tito nos porões da ditadura Militar Brasileira. O excerto publicado pelo Ênio foi retirado do livro de Frei Beto, “Batismo de Sangue”, que eu já li, mas que pelo grau de atrocidades sofridas pelo religioso, ainda me causa repugnância.

No post a seguir, no mesmo Blog, vi uma defesa apaixonada do Ênio sobre PNDH-3 – Plano Nacional de Direitos Humanos que o PT quer ver implantado no Brasil, que prevê, entre outras coisas, a possibilidade jurídica de punir os torturadores, de antão.

Hoje, assisto e leio estarrecido, em seu blog e em toda a imprensa brasileira a atitude passiva e conivente do Presidente Lula sobre a morte do dissidente cubano Orlando Zapata, defensor dos direitos humanos, operário como Lula o foi, após 85 dias em greve de fome.

Em vista disto, fico a pensar o quão relativo é o conceito de democracia do Presidente Lula.

Se for ditadura de esquerda, não deve importar ao Lula que pessoas sejam presas e mortas por crime de opinião.

Ora, ditaduras são ditaduras. Seja de esquerda ou de direita. Ambas são inaceitáveis, maléficas e intoleráveis.

Ver a foto do Presidente na Folha, servilmente postado ao lado de Raúl Castro, no momento que o ditador, cinicamente “lamentava” a morte de Zapata é preocupante e nos faz pensar como mais acuidade, o que se pode esperar de um governante ou de um partido político, que admite que pessoas sejam mortas por crime de opinião.

O Povo brasileiro devia refletir sobre isso!

Um abraço.

Geraldo Donizete

Geraldo Donizete disse...

Leo:

Só uma correção no meu comentário.

A foto a que me referi, saiu foi no Estadão.

Um abraço.

Geraldo Donizete