segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EXCLUSIVO: OBRA EMPACADA NO BAIRRO VERDE VALE TEM FORTE CHEIRO DE CORRUPÇÃO




Amigos, a matéria deste post creio trazer elementos suficientes para iniciar uma investigação formal sobre a aplicação dos recursos do PAC em Sete Lagoas. Composta de informação de e-mail oficial do deputado Márcio Reinaldo, gravações em vídeo de um encarregado da empresa Prefissan Engenharia, denúncia pública na Câmara Municipal de Sete Lagoas, feita por uma moradora do Bairro Verde Vale no ano passado ainda, relatando prejuízos com dinheiro público e o transtorno sofridos com a paralisação da obra, bem como, a denuncia de outra moradora do bairro, essa, aliás, que motivou uma resposta em velocidade anormal do deputado federal, que traz a explicação oficial da prefeitura de Sete Lagoas, através do "DR. GUARACI".

Os elementos aqui apresentados podem revelar graves indícios de danos aos cofres públicos, ou, no mínimo, a prova contundente da péssima administração das obras do PAC em Sete Lagoas. E Deus queira não ser este caso a ponta de um iceberg de um grande esquema de corrupção montado em Sete Lagoas. O mal cheiro é forte, os indícios são sérios, como vocês verão. Bem, o resultado do trabalho que lhes apresento exigiu na semana passada até certa do ausência minha aqui no blog e o esforço material e humano para apuração. Bem, acho que valeu a pena não pelos indícios de desvios apurados, que se provarem concretos pela justiça podem levar a desestabilização política no município, mas sim pela busca dos avanços sociais que sempre moveu este cidadão. A seguir os fatos:

ATENÇÃO! LEIA COM MUITO ZELO A INFORMAÇÃO DO DEPUTADO FEDERAL MÁRCIO REINALDO (PP), DADA NA QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2010, ONDE TRANSMITE UMA MENSAGEM OFICIAL DO "DR. GUARACI" DA PREFEITURA DE SETE LAGOAS E DEPOIS COMPAREM COM O QUE DIZ A MIM O ENCARREGADO DA PREFISAN ENGENHARIA, A EMPRESA QUE ABRIU A REDE DE ESGOTO DO BAIRRO VERDE VALE (SE QUISER ASSISTAM O VÍDEO É O PRIMEIRO NA SEQUÊNCIA: VEJAM A SUA CONVICÇÃO E TRANQUILIDADE AFIRMAR MUITAS VEZES QUE A REDE FOI ESTOURADA POR SUA EMPRESA, DIFERENTE DA INFORMAÇÃO QUE TROUXE O DEPUTADO MÁRCIO REINALDO DO CHEFE DO PAC EM SL, O SR. GERALDO GUARACI - COMPAREM AS RESPOSTAS E VEJAM A CONTRADIÇÃO. REPAREM QUE NA MENSAGEM DO HOMEM DE CONFIANÇA DO IRMÃO DO PREFEITO MAROCA, O SR. PAULO ROGÉRIO, O "DR GUARACI" INFORMA ATRAVÉZ DO DEPUTADO "QUE ISSO NECESSITA DE UMA CORREÇÃO POR PARTE DO SAAE", OU SEJA, A EMPRESA DANIFICA A REDE E A RESPONSABILIDADE É DO SAAE??? - DO COFRE PÚBLICO? NO VÍDEO ENTRA PRIMEIRO SR. JÉSUS, FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, QUE TAMBÉM FORNECE BOAS INFORMAÇÕES E DEPOIS O SR. EDUARDO SOARES, ENCARREGADO DA PREFISAN:

A EXPLICAÇÃO DA PREFEITURA TRAZIDA PELO DEPUTADO MÁRCIO REINALDO (PP):
“SOBRE O CASO PRESENTE EU ME REPORTEI AO DR. GUARACY QUE ME INFORMOU A RESPEITO DESTA OBRA DIZ RESPEITO UNICAMENTE AO ESGOTO PLUVIAL, MAS QUE AO ABRIR A RUA DEPAROU-SE COM REDE DE ESGOTO ANTIGA, QUE NÃO POSSUI AS CONDIÇÕES MÍNIMAS EXIGIDAS E QUE ISSO NECESSITA DE UMA CORREÇÃO POR PARTE DO SAAE, QUE ALEGA NÃO TER CONDIÇÕES DE EXECUTÁ-LA, TODAVIA O DR. GUARACY ME INFORMOU ESTAR CONSCIENTE DESTA NECESSIDADE E QUE IRÁ ALOCAR UMA VERBA ESPECÍFICA DO PAC, PARA CORRIGIR ESTE PROBLEMA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.”

AGORA COMPAREM ESTA INFORMAÇÃO COM AS AFIRMAÇÕES DO SR. EDUARDO SOARES, ENCARREGADO DA CONSTRUTORA PREFISAN, QUE ABRIU A RUA. A ENTREVISTA FOI SÁBADO, 20 FEVEREIRO DE 2010, QUANDO ESTAVAM RETOMANDO A OBRA AS PRESSAS:

EU, LEONARDO DE BARROS - É a sua empresa também que vai isso?
ENCARREGADO - Não era. Devido as consequências [terem arrebentado a rede]agora vai ser.
EU, LEONARDO DE BARROS - E vocês vão refazer todo o saneamento do bairro todo saneamento do bairro, todo o esgotamento sanitário do bairro?
ENCARREGADO - Aonde que está prejudicado sim.
EU, LEONARDO DE BARROS - Aonde tá prejudicado.
ENCARREGADO - Aonde foi estourado. Agora vai retomar refazer nova rede de esgoto.
EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer, que ela foi estourada porque passou, por que aqui vocês usavam o quê?
ENCARREGADO
- [Para]Fazer a rede pluvial.
EU, LEONARDO DE BARROS - A rede, por causa disso que ela foi estourada?
EU, LEONARDO DE BARROS - OLHA! Como é que você chama?
ENCARREGADO - Eduardo.
EU, LEONARDO DE BARROS - Eu recebendo uma informação aqui importantíssima. O Eduardo está nos esclarecendo uma informação clara para a população de Sete Lagoas, deixando claro que foi por causa da rede pluvial que a outra rede foi...
ENCARREGADO - ESTOURADA.
EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer que se não tivesse isso, ela não teria sido estourada, é isso ?
ENCARREGADO
- É isso, também não tinha estourado não dava pra fazer a melhoria no bairro, asfaltado, fazer...
EU, LEONARDO DE BARROS - Entendo, entendo...

(A FALA DO ENCARREGADO É A SEGUNDA, COMEÇA A PARTIR DE 1min e 50 segundos, é possível ir direto nela)

ACRESCENTEI AGORA: O MESMO VÍDEO PELO YOU TUBE


SENTIRAM O MAL CHEIRO? QUE NÃO É DE ESGOTO. ATENÇÃO PARA ISSO O "DR. GUARACI" "INFORMOU" ao deputado a rede de esgoto é antiga, "não possui as condições mínimas exigidas" necessita de uma correção e vai liberar uma verba do PAC. E aí vem um encarregado da empresa que abriu a rua e desmonta por completo o argumento de "rede de esgoto antiga que não possui a mínima condição" e afirma que foi a sua empresa que prejudicou, estourou a rede. Quem está mentindo o "Dr. Guaraci" ou o Encarregado da empresa que abriu a rua? Vamos adiante.

O que me estranha neste caso além GRAVE contradição exposta até aqui é:

1) Por que o senhor Guaraci decidiu pagar por algo que é um dano causando pela empresa como ela assume?

2) Por que a explicação pública que foi dada pelo "Dr. Guaraci" através do deputado Márcio Reinaldo é totalmente diversa do testemunho do encarregado que repetiu diversas vezes no vídeo abaixo que a causa do problema na rede de esgoto foi ação da sua empresa;

3) Falar em rede "velha" em um bairro novo como o Verde Vale é uma grande falácia, não?

4) O que justificativa essa empresa, a Prefisan Engenharia não ter finalizado esse grande trecho de obra e largando pelo meio do caminho um trabalho que provoca enorme transtorno a população do bairro e prejuízo do dinheiro público como denunciou a moradora na Câmara de Sete e Lagoas em outubro de 2009 ainda (2º vídeo abaixo)?

5) Se a empresa como disse o Encarregado vai refazer a rede que estourou por que o Guaraci quer "ALOCAR UMA VERBA ESPECÍFICA DO PAC, PARA CORRIGIR ESTE PROBLEMA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL"?

6) Sete Lagoas (o SAAE) e o PAC têm que pagar por um erro dessa empresa? Mais: se ela não calculou a questão do dano CERTO a rede de esgoto é prova irrefutável de sua incompetência para lidar com saneamento, se o fez alocar uma verga "específica" é roubo, não tem outra palavra.
7) E esse recurso com essa entrevista gravada ainda vai ser "alocado" como COMUNICA O DEPUTADO FEDERAL MÁRCIO REINALDO QUE O "DR. GUARACY ME INFORMOU ESTAR CONSCIENTE DESTA NECESSIDADE?

8) OS VEREADORES DE SETE LAGOAS VÃO "TREMER NAS BASES" PORQUE O DEPUTADO FEDERAL MÁRCIO REINALDO É O ELO DO PAC COM SETE LAGOAS...? EU VOU AONDE FOR PRECISO ESCLARECER ESSES GRAVES INDÍCIOS.

CONCLUSÕES

Essa demora em prosseguir a obra não seria uma forma de dar um jeito do SAAE assumir o serviço da empreiteira, como informou o "DR. GUARACI" (ATENÇÃO! INFORMOU ANTES DESSAS REVELAÇÕES DO ENCARREGADO DE OBRAS, QUE PEGO POR MIM DE SURPRESA, O FUNCIONÁRIO DE CAMPO DEIXA EVIDENTE QUE A SUA EMPRESA É A RESPONSÁVEL)
: "QUE ISSO NECESSITA DE UMA CORREÇÃO POR PARTE DO SAAE, QUE ALEGA NÃO TER CONDIÇÕES DE EXECUTÁ-LA." Importante: atenção!, o encarregado revelou a mim com todas as palavras que a sua empresa não iria fazer "e agora vai". Assim, resta claro que a cobrança pública da "moradora indignada" exigiu uma mudança nos planos , não é mesmo? A "moradora indignada" atrapalhou um pouco os negócios, não? E o encarregado Eduardo declarou que "Não era" a sua empresa que iria fazer a obra que começou e sim como informou o "DR. GUARACI" o SAAE, a pergunta chave é: para onde iriam os recursos dessa despesa QUE NÃO SERIA REALIZADA PELA PREFISAN, que como diz o encarregado "devido as CONSEQUÊNCIAS AGORA VAI SER"??? ELA, PREFISAN ENGENHARIA VAI FAZER AGORA O QUE, ESTÁ CLARO, JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO. E começo a compreender o sentido literal desse "devido as consequências" vai fazer, quer dizer não é por ter estourado a rede, MAS POR TER ESTOURADO NA OPINIÃO PÚBLICA.

ACHO QUE MATEI A CHARADA!!!

ENCERRO AQUI, O RESTO SÃO COMPLEMENTOS!!!

Este é o vídeo da moradora falando na Câmara

A SEGUIR APENAS OS COMPLEMENTOS:

a)OS DIÁLOGOS COMPLETOS E NA SEQUÊNCIA, PRIMEIRO O SR. JÉSUS E DEPOIS O ENCARREGADO DA EMPRESA:

b) E-MAIL DEPUTADO MÁRCIO REINALDO (PP)

c) E-MAIL DA MORADORA INDIGNADA DO VERDE VALE

a)

Eu, LEONARDO DE BARROS - O senhor Jésus ta me contando aqui que as caixas ficaram paradas.

Sr. Jésus - Elas ficaram paradas um pouco, então agora nós vamos terminado elas.

Eu, LEONARDO DE BARROS - E na verdade tá recomeçando hoje esse trabalho.
Sr. Jésus - É...
EU, LEONARDO DE BARROS - Ficou para assim uns quanto tempo, o Sr. lembra mais ou menos – uns meses mais ou menos -?

Sr. Jésus - Ah, agora não to lembrando

EU, LEONARDO DE BARROS - Mas tem bastante tempo...

Sr. Jésus - Não, não tem não

EU, LEONARDO DE BARROS - E por que a população... As caixas são essas que sendo feitas aí. Na verdade o serviço foi andando pra frente

Sr. Jésus - Foi andando deixamos e agora voltamos, ?

Eu, LEONARDO DE BARROS - Andou, deixou as caixas e agora tá voltando

Sr. Jésus - E agora lá vamos resolvendo elas (ouça sorizinho entre o envergonhado e irônico denunciando o descaso da empresa que ele, o Sr. Jésus trabalha)...

EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer , que pessoal tá retomando aqui num sábado, hoje é dia 20, o pessoal ta retomando a feitura das caixas. (...) As denúncias dos blogs funcionou e eles estão retomando um trabalho que tinha ficado parado e estava prejudicando a população inteira aqui do bairro Verde Vale. Como vocês podem ver aqui nós estamos numa avenida, eu me esqueci o nome nesse momento mas coloco lá no blog (Dr. Milton Moreira de Avelar) e trabalho ta sendo retomado hoje – aqui está avenida e aqui está o pessoal trabalhando, como você podem ver.

ENCARREGADO

ENCARREGADO, Eduardo Soares - A rede de esgoto depois com saneamento das manilhas já colocada rede pluvial fazendo nova rede de esgoto no bairro.

EU, LEONARDO DE BARROS - Ai vai fazer nova rede de esgoto? Não é a sua empresa que vai fazer isso não é?

ENCARREGADO – É

EU, LEONARDO DE BARROS - É a sua empresa também que vai isso?

ENCARREGADO - Não era. Devido as conseqüências agora vai ser.

EU, LEONARDO DE BARROS - Agora vai ser a empresa de vocês. Uai, que [coisa engraçada]. Como é que chama a sua empresa?

ENCARREGADO - Prefisan Engenharia.

EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer que a Prefisan Engenharia não iria fazer, agora ela vai retomar essas obras

ENCARREGADO - Isso.

EU, LEONARDO DE BARROS - E vocês vão refazer todo o saneamento do bairro todo saneamento do bairro, todo o esgotamento sanitário do bairro?

ENCARREGADO - Aonde que tão prejudicado sim.

EU, LEONARDO DE BARROS - Aonde tá prejudicado.

ENCARREGADO - Aonde foi estourado. Agora vai retomar refazer nova rede de esgoto.

EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer, que ela foi estourada porque passou, por que aqui vocês usavam o quê?

ENCARREGADO - Fazer a rede pluvial.

EU, LEONARDO DE BARROS - A rede, por causa disso que ela foi estourada?
EU, LEONARDO DE BARROS - OLHA! Como é que você chama?

ENCARREGADO - Eduardo.

EU, LEONARDO DE BARROS - Eu recebendo uma informação aqui importantíssima. O Eduardo está nos esclarecendo uma informação clara para a população de Sete Lagoas, deixando claro que foi por causa da rede pluvial que a outra rede foi...

ENCARREGADO - ESTOURADA.

EU, LEONARDO DE BARROS - Quer dizer que se não tivesse isso, ela não teria sido estourada, é isso ?

ENCARREGADO - É isso, também não tinha estourado não dava pra fazer a melhoria no bairro, asfaltado, fazer...

EU, LEONARDO DE BARROS - Entendo, entendo...
EU, LEONARDO DE BARROS - Mas aí vocês estavam tocando as obras pra frente. E vocês estão retomando aqui hoje?

ENCARREGADO - Isso. Isso.

EU, LEONARDO DE BARROS - Ok! É qual é a sua função na empresa?

ENCARREGADO - Encarregado.

EU, LEONARDO DE BARROS - Ele é encarregado da empresa, seu nome todo qual é?

ENCARREGADO - Eduardo Soares.

EU, LEONARDO DE BARROS - Eduardo Soares da Prefisan, e eles estão retomando um trabalho que tinha ficado parado por que vocês estavam andando pra frente, fazendo outras obras. Aonde vocês estavam fazendo?

ENCARREGADO - Aqui no bairro mesmo.

EU, LEONARDO DE BARROS - Agora vocês estão retomando.
EU, LEONARDO DE BARROS - Tá aí a denúncia funcionou, estamos vendo aqui o pessoal trabalhando, retomando a obra. Isso é importante, sim, para Sete Lagoas agora eu me pergunto sempre por que não fizeram o serviço da primeira vez e deixaram a população dessa forma. É uma pergunta que não só a gente faz, mas o próprio encarregado que não é o “decisor”, que não tem a decisão final, não é mesmo encarregado?
EU, LEONARDO DE BARROS - É o que a gente pergunta. É uma administração que tem uma gestão da obra da qualidade que o Maroca é. Ou seja, falta ação nesse prefeito de Sete Lagoas, o prefeito, o Sr. Mário Márcio Campolina Paiva, ele deixa que esse tipo de coisa e só age quando há denúncia. E nós precisamos mostrar pra essa socie[dade]cidade que é preciso reagir: chega de falta de infraestrutura.

b)

E-MAIL RECEBIDO DO DEPUTADO FEDERAL MÁRCIO REINALDO
Prezado Amigo Fernando Cabrera,


Tenho lido os seus e-mails e quero parabenizá-lo pelas observações, critícas e muitas vezes bastante procedentes. O que me chamou mais atenção de forma especial foi o e-mail da "moradora indignada" do Bairro Verde Vale não nominalmente identificada.
Creio que as critícas dessa "moradora" aos problemas do esgoto a céu aberto merecem todo respeito e devem ser corrigidas pelas autoridades competentes imediatamente. Quero destacar que o meu trabalho fundamental como Deputado Federal foi garantir que cerca de 30 milhões de reais para Desfavelização das Cidades, chegasse até a nossa terra e que uma parte desse montante junto com outra verba de esgoto pluvial fossem processadas não só na construção de casas mas no esgoto pluvial no Bairro Verde Vale.

A gestão desta obra cabe à Prefeitura Municipal em convênio com a Caixa Econômica Federal, que representa o Governo Federal. Sobre o caso presente eu me reportei ao Dr. Guaracy que me informou a respeito desta obra diz respeito unicamente ao Esgoto Pluvial, mas que ao abrir a rua deparou-se com uma rede de esgoto antiga, que não possui as condições minímas exigidas e que por isso, necessita de uma correção por parte do SAAE, que alega não ter condições de executa-la, todavia o Dr. Guaracy me informou estar consciente desta necessidade e que irá alocar uma verba especifica do PAC, para corrigir este problema o mais rápido possível.

Estaremos atentos para que de fato venha acontecer o quanto antes e espero que este desabafo dessa "Moradora indignada" e com a acolhida que você lhe proporcionou possa gerar uma solução imediata.

Atenciosamente,
Márcio Reinaldo Moreira
Deputado Federal

E-MAIL DE UMA MORADORA INDIGNADA DO BAIRRO VERDE VALE.....
Olá Fernando Cabrera


Cuidado !!!
As imagens que você ira ver são muito triste, porém infelizmente reais!
É vergonhoso, veja como estar umas das ruas principais que dá acesso ao bairro, a escola e a creche, você tem que ver quando chove, ai sim fica terrível !!!
Por favor, divulgue essa vergonha no seu blog, só você pode ajudar os moradores do Verde Vale.
A obra é gerenciada por um senhor de nome Guaracy, e são obras com recurso da PAC, pelo menos é o que falam aqui no bairro.
Será que essa vergonha realmente tem administração? Creio que não !!!
Nós Setelagoanos estamos cada dia que passa mais indignados, estamos sentindo vergonha do que estar acontecendo em nossa cidade, e estamos perdendo a dignidade, infelizmente já sinto vergonha de ser Setelagoana.
O bairro Verde Vale é essa vergonha que você pode ver pelas fotos, veja é esgoto a céu aberto, animal morto e crianças brincando perigosamente nos buracos que a empreiteira abriu. Será que o prefeito e o secretário de saúde estão mesmos preocupados com a epidemia da dengue? Afirmo que não !!!
Você viu que linda a nossa fonte, ela ainda não é luminosa, e quem sabe um dia o nosso digníssimo prefeito Mario Marcio Campolina Paiva manda colocar iluminação nela, apesar de que acho muito difícil disso acontecer, pois moramos num bairro pobre, e pelo visto ele não é muito chegado a pobre, prova maior é o que ele estar fazendo como nós moradores do bairro Verde Vale.
Estamos passando também por sérios problemas com o transporte coletivo, pois o mesmo não tem como transitar pelas ruas do bairro. Agora adoraria saber por onde andam os nossos digníssimos Vereadores ??? Os secretários ??? Cadê os deputados Márcio Reinaldo e Dr. Ronaldo João ???

Todos eles só se lembram do bairro Verde Vale e que nele residem pessoas em época de eleição, nesse período eles aparecem no bairro para pedir votos e depois, somem, desaparecem e esquecem que existe o bairro Verde Vale e seus moradores, ISSO É VERGONHOSO !!!

Quero só ver qual vai ser o cara de pau que vai ter coragem de vir aqui pedir votos na próxima eleição, dos atuais políticos Setelagoanos o que vier aqui no bairro para pedir votos é porque não tem o mínimo de vergonha na cara !!!
Hoje por causa dessa vergonha que o prefeito Maroca vem fazendo com o bairro Verde Vale e com seus moradores, estamos privados de segurança pública e não temos direito nem de adoecer, pois nem a policia militar e nem o SAMU tem como transitar pelas ruas do bairro, e assim não tem como fazer seu atendimento se solicitado. Realmente nós moradores do bairro Verde Vale estamos jogados a própria sorte, só Deus para nós ajudar, porque dos políticos Setelagoanos não podemos esperar nada além de descaso e desrespeito.
Veja bem as fotos a principal rua do bairro a Rua Milton Moreira de Avelar se encontra completamente intransitável.
Essa obra começou em outubro/2009 e já temos 5 meses de obra e a única coisa que conseguiram fazer foi transformarem as vidas dos moradores do Verde Vale num verdadeiro sofrimento.
Fernando me responda essas perguntas.
Por que não furam os buracos para colocar as manilhas e vem outra equipe tampando?
Será que é para sobrar mais dinheiro pra a empreiteira?
Essa empreiteira de quem será?
Tem uma entrevista do Sr. Guaracy no site www.setelagoas.com.br onde ele pede paciência e mais paciência para nos moradores, queria ver se ele morasse aqui, se ele iria ter paciência, e assim como sofrimento, a paciência também tem limite!
Fernando Cabrera
Por favor, divulgue esse e-mail e essas fotos no seu blog, nós moradores do bairro Verde Vale contamos agora somente com você para nós ajudar, pois fomos abandonados pelos políticos de Setelagoanos, quero te pedir também que não divulgue o meu nome, não quero sofre também com perseguição do prefeito e de seus assessores, já basta o que venho sofrendo por morar no bairro Verde Vale.

Obrigado pela ajuda
Moradora Indignada do bairro Verde Vale

Nenhum comentário: