quinta-feira, 11 de julho de 2013

NORTE DE MINAS GERIAS VAI GANHAR MONTADORA DE AUTOMÓVEIS - FÁBRICA DE VEÍCULOS? NÃO, POR ENQUANTO SEDIARÁ O MAIOR CAMPO DE PROVAS DA AMÉRICA LATINA.

Governo de Minas assegura implantação de polo automobilístico na região Norte

Estado sediará o maior campo de provas privado de automobilismo da América Latina; fase inicial do projeto vai gerar quase 700 empregos diretos e indiretos
Laura Lara/SEDE
Presidente do Indi, Mônica Cordeiro; secretários Gil Pereira e Dorothea Werneck; e Luís Maurício Jacyntho e Fabiana Soares Montalvão Jacyntho, da Partner
Presidente do Indi, Mônica Cordeiro; secretários Gil Pereira e Dorothea Werneck; e Luís Maurício Jacyntho e Fabiana Soares Montalvão Jacyntho, da Partner
Um novo projeto promete transformar o Norte de Minas Gerais no mais novo polo de desenvolvimento de veículos do país. Lagoa dos Patos, município incluído na área mineira da Sudene, sediará o maior campo de provas privado da América Latina com cerca de três milhões de metros quadrados com pistas de 50 a 70 quilômetros de extensão de diversos tipos para simulações: retas, curvas, serras e rampas com graus de elevação definidos, de terra, asfalto ou calçadas com paralelepípedos.
O projeto é da Partner Parcerias Industriais e Automotivas Ltda. que acaba de assinar protocolo de intenções com Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
O investimento inicial será de R$ 16 milhões para a primeira fase do projeto, que prevê ainda a instalação de um centro de formação técnica de mão de obra, em parceria com universidades, que promete atender às demandas sociais de uma das regiões mais carentes do Estado. Em uma segunda etapa, com novos investimentos ainda indefinidos, está prevista a criação de um centro de desenvolvimento de tecnologia veicular e, posteriormente, laboratórios de ensaios e análises veiculares.
Durante a assinatura do protocolo, o presidente da Partner, Luís Maurício Jacyntho, explicou à secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck e ao secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, que a empresa com sede em São Paulo, e duas filiais em Minas Gerais (Patrocínio e Pirapora), irá construir um campo de provas para desenvolver testes veiculares para montadoras de automóveis.
“O campo de provas é um conjunto de pistas para validação e testes de todos os tipos de veículos, de motos, carros de passeio a caminhões e ônibus. Escolhemos a região, porque o Norte de Minas já é um local utilizado pela indústria automobilística nacional para a realização de testes por sua posição geográfica, clima e por possuir vários tipos de estradas”, explicou.
Importância dos testes
Atualmente as montadoras sofrem com a carência de estrutura correta para testes e por isso são obrigadas a testar seus carros também no exterior. Além de detectar possíveis problemas que um veículo poderá apresentar em série, os testes possibilitam o aperfeiçoamento e a inserção de novas tecnologias.
Segundo Luís Maurício Jacyntho, “são testados de 200 a 300 protótipos de cada modelo. Inicialmente realizaremos apenas os testes, mas nossa meta é oferecer, além das pistas especiais e circuitos diferenciados, equipamentos, máquinas e laboratórios modernos para que os resultados dos testes também sejam fornecidos pela Partner”. “Hoje o Brasil ocupa uma posição importante no cenário mundial do setor automobilístico, principalmente em relação aos Países Europeus, onde o mercado está saturado. Por isso, o nosso país, tem sido cada vez mais analisado como uma opção para novos investimentos”, completou.
Diversificação da economia
A secretária Dorothea Werneck lembrou a importância do projeto, não só porque será implantado no Norte de Minas, mas porque se encaixa em uma das prioridades do Governo de Minas de buscar diversificação da economia. “O objetivo do governador Antonio Anastasia é de atrair investimentos para todas as regiões do Estado, com a geração de novos empregos qualificados e em setores que possibilitem aos mineiros, alternativas econômicas. Com a participação do INDI já estamos preparados para orientar a Partner em sua expansão”, destacou.
Já o secretário Gil Pereira enfatizou que “a meta é alterar o quadro atual de desenvolvimento abaixo da média estadual, que afeta o Norte e Nordeste de Minas Gerais, por meio de políticas públicas e mecanismos de investimento e inclusão produtiva”.
Também assinaram o protocolo a presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Mônica Cordeiro e o prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandy Durães da Fonseca. Durante a primeira fase do projeto, que deverá ser concluído até o final de 2014, serão gerados 160 empregos diretos e 510 empregos indiretos – totalizando quase 700 novos postos de trabalho.
A Partner é uma empresa nacional, que está no mercado há dez anos prestando serviços de testes de durabilidade e avaliações veiculares. Possui certificado ISO 9001 em testes de durabilidade de veículos e peças. Os principais clientes são Mercedes Benz, Volkswagen, FEV, BMW, Fiat, Iveco e Mitsubishi.

Nenhum comentário: