domingo, 28 de julho de 2013

DESCONTO EM MEDICAMENTOS PARA SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CARTÃO DO IPSEMG - REDE DE FARMÁRCIAS - FARMÁCIAS CREDENCIADAS, REDE, LISTA DE MEDICAMENTOS, LOCAIS, CARTÃO MEDICAMENTO

 Benefício criado pelo Governo de Minas com foco na humanização dos serviços de saúde, o Cartão Medicamento do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) garante aos servidores e pensionistas segurança e praticidade na aquisição de remédios, mesmo diante da impossibilidade de quitar o valor no momento da compra. O serviço de assistência farmacêutica conta com o suporte de uma ampla rede de farmácias credenciadas e a cessão de descontos de até 60% na compra dos medicamentos, benefícios concedidos por meio de convênio com a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma).
Sem juros, tarifas ou anuidades, o cartão é totalmente gratuito para o servidor público estadual. Após efetuar a compra dos remédios com o cartão, a quitação será feita na folha de pagamento em até 65 dias, dependendo da data da transação. A margem de compras é pré-definida de acordo com a faixa salarial do servidor.
“Antes, os remédios só podiam ser adquiridos em uma farmácia da capital. Com o cartão, a iniciativa foi descentralizada e ampliada para todas as regiões do Estado. A ação facilita o acesso aos medicamentos, sobretudo às pessoas que sofrem de doenças crônicas”, enfatiza a chefe do Departamento de Arrecadação do Ipsemg, Patrícia Fonseca Valério Ribeiro.

Até o momento, 2.700 farmácias credenciadas, sendo 340 em Belo Horizonte, atendem 497 municípios mineiros – há três anos eram apenas 70.  A meta é chegar a todas as cidades do Estado até dezembro deste ano. Desde 2010, quando a iniciativa foi lançada, cerca de 40 mil cartões ativos efetuaram a compra de mais de um milhão de medicamentos, com média de 30 mil transações por mês.
“Faço uso mensal do cartão para comprar todos os remédios, que são muito caros. Ele ajuda muito, já que preciso de medicamentos para tratar das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, do meu pai. Mesmo não tendo dinheiro com o cartão consigo comprar os remédios na hora que preciso”, destaca Renata Rodrigues Ottoni, filha do escrivão aposentado do Tribunal de Justiça, Tarciso Rodrigues de Oliveira.
Programa de benefícios em medicamentos
De posse do cartão, o servidor tem direito de usufruir do Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM), que cede descontos de 8% a 60% em uma lista de, aproximadamente, quatro mil remédios de marca e genéricos. A lista atual cobre cerca de 80% dos tratamentos a nível ambulatorial.
Atualmente, das 2.700 farmácias participantes, 700 já aderiram ao PBM. “O desconto é diferenciado de acordo com a farmácia. Mas, nem todas tem condições de oferecê-lo. Muitas não participam por questões de limitação técnica. O importante é que, a cada mês, registramos aumento no número de conveniadas”, enfatiza o gestor da contratada da ABCFarma para gerir o sistema que administra o cartão, Emilio Ferraz.
O modelo de BPM é uma alternativa de gestão da assistência farmacêutica que gera economia para o Estado e menor custo para o servidor. “Toda vez que o paciente não segure o tratamento indicado e agenda uma nova consulta, isso acarreta mais despesas. Com o PBM a chance de o paciente manter o tratamento sem interrupção é maior”, esclarece Emílio.
Para ter direito aos benefícios, o servidor deve apresentar ao Ipsemg Carteira de Identidade ou outro documento que conste foto, data de nascimento, filiação e naturalidade. Após a solicitação, todos os servidores e pensionistas receberão um cartão de identificação que lhes permitirá adquirir medicamentos na rede de farmácias e drogarias credenciadas pelo convênio.
Clique aqui para consultar a lista de farmácias participantesPara consultar a lista de medicamentos com descontos, clique aquiSe desejar entrar em contato, fale conosco através da Central de Atendimento exclusiva: 0800.728.5800

Nenhum comentário: