sábado, 13 de julho de 2013

MAIOR PRÉDIO DO MUNDO

China inaugura maior prédio do mundo, com praia e sol artificiais

PUBLICIDADE
 
MARCELO NINIO
DE PEQUIM
A China acrescentou mais um feito a sua coleção de superlativos.
Inaugurado no mês passado na megalópole de Chengdu, sudoeste do país, o New Century Global Center ganhou o título de maior prédio do mundo, desbancando o aeroporto de Dubai, que detinha o recorde.
Wang Xiaobo/EFE
Vista panorâmica do edificio New Century Global Center, considerado o maior edifício do mundo
Vista panorâmica do edificio New Century Global Center, considerado o maior edifício do mundo
O novo colosso chinês tem uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, onde caberiam dez Maracanãs.
Mas não é só o tamanho que impressiona na estrutura ondulada de aço e vidro.
O complexo foi projetado para abrigar várias atrações, incluindo uma praia com capacidade para 6.000 banhistas, que poderão se esbaldar nas maiores ondas já produzidas artificialmente.
A espessa cortina de névoa e poluição que costuma cobrir Chengdu não será problema, afirmam os autores do projeto. O prédio terá um sol artificial que brilhará 24 horas por dia, graças a uma tecnologia de iluminação importada do Japão.
"Esta é uma cidade oceânica construída pelo homem", disse o guia Liu Xun ao jornal australiano "Sydney Morning Herald". "Haverá mil quartos de hotel, todos com vista para o mar".
Para garantir o clima praiano, um dispositivo reproduzirá o sopro da brisa marinha. Não faltará pôr do sol, que será projetado num painel de alta definição de 150 metros, o mais longo do planeta.
Além dos dois hotéis cinco estrelas, o megaprojeto abriga um dos maiores shopping centers do país, escritórios, um rinque de patinação e cinema com 14 salas.
Para não fugir à bizarra mania chinesa de copiar atrações turísticas de outros países, o complexo conta ainda com um bazar árabe e uma vila mediterrânea.
Situado no centro financeiro de Chengdu, o New Century Global Centre é um dos vários projetos arquitetônicos traçados pela província de Sichuan para transformar sua capital em um polo turístico internacional.
Do outro lado da rua será erguido o Centro de Arte Contemporânea de Chengdu, projeto com a assinatura da premiada arquiteta britânica-iraquiana Zaha Hadid, que terá teatro, casa de ópera e um museu.
Conhecida por abrigar a maior reserva de pandas do mundo e pelo terremoto que deixou quase 90 mil mortos em 2008, a província de Sichuan teve a reputação recentemente abalada por ruidosos casos de corrupção.
Segundo a revista de economia "Caixin", Deng Hong, dono da empreiteira por trás do maior prédio do mundo, está detido há três meses por suspeita de envolvimento em negócios ilícitos.

Nenhum comentário: