sexta-feira, 2 de outubro de 2009

17 mil milhões de brasileiros admitem ter vendido voto

Da Folha de São Paulo (originalmente publicado 04/10/09):
Ao mesmo tempo, 94% dizem condenar a prática, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha feita em todo o país mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado seu voto por dinheiro, emprego ou presente. Esse percentual corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos em um universo de 132 milhões de eleitores.
Ao mesmo tempo, 94% dos entrevistados veem como condenável a venda do voto, percentual idêntico ao dos que dizem ser errado pagar propina; 79% creem que os eleitores vendem votos, e 12% se dizem dispostos a aceitar dinheiro para mudar sua opção eleitoral.
A pesquisa mostra que 83% admitem pelo menos uma prática ilegítima. Dos mais ricos, 97% assumem ter cometido infrações, proporção que cai para 76% entre os mais pobres. Apesar disso, 74% dizem que sempre respeitam as leis, mesmo se perderem chances.
Para especialistas, os brasileiros pensam corretamente sobre ética, mas podem não agir de acordo. “Ou vivemos na Escandinávia e não sabíamos, ou o que fazemos na prática corresponde pouco ao que dizemos que fazemos”, avalia a antropóloga Lívia Barbosa. Mais para assinante aqui

Nenhum comentário: