domingo, 1 de agosto de 2010

DISQUE-ELEITOR: NÚMERO ABAIXO - DÚVIDAS

(data original da postagem 1 de Setembro de 2010)
Mais de 13 mil já ligaram para tirar dúvidas sobre eleição em Minas
O tema ‘segunda via do título’ é a maior dúvida dos eleitores.
Não é mais possível solicitar o cadastramento para votar em trânsito.
Do G1 MG


O Disque-Eleitor no mês de agosto, em Minas Gerais, recebeu mais de 13 mil ligações com dúvidas sobre as eleições 2010. A pergunta mais frequente deste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), é se será preciso levar a segunda via em caso de perda do título de leitor. O tema recebeu 6.564 chamadas de eleitores. Em segundo lugar, ficou o voto em trânsito com 1.183 ligações.

Para votar neste ano, será necessário apresentar ao mesário o título de eleitor e um documento com foto. Em caso de perda do título, o eleitor vai ter que tirar a segunda via do documento. Também não é mais possível solicitar o cadastramento para votar em trânsito. O prazo se encerrou no dia 15 de agosto. Quem estiver fora do seu estado de votação vai ter que justificar o voto.

No dia da votação, o eleitor vai escolher seis candidatos na urna eletrônica. Deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. No caso dos senadores, não é permitido votar duas vezes no mesmo candidato. Se isso acontecer, a urna mostra um aviso informando que este segundo voto será anulado se a pessoa confirmar.

O prazo para requerer a segunda via do título termina no dia 23 de setembro. O número do Disque-Eleitor é 3291.0004

Nenhum comentário: