quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Passeata da APAE leva diversão e emoção às ruas de Sete Lagoas"

Por Tiago Reis, UAI:

O centro de Sete Lagoas amanheceu diferente nesta quarta – feira (25): balões, fitas, cartazes e faixas ornamentavam os estabelecimentos e davam cor ao dia setelagoano. Lojas, escolas e residências prontas para receberem a tradicional passeata da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sete Lagoas (APAE – SL).

E como de costume a APAE não economizou na animação e energia de sua passeata. Ao som de sua fanfarra alunos, funcionários, voluntários e famílias partiram da Praça da Estação passando pela Rua Lassance Cunha, Av. Emilio de Vasconcelos Costa, Praça do CAT e Rua Monsenhor Messias com destino a Praça Tiradentes. A cada passo era visível a alegria e emoção nos rostos de todos que acompanhavam ou simplesmente assistiam a caminhada.

A passeata é uma das ações da Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 23 e 27 de agosto, e tem como objetivo criar uma mobilização em torno das pessoas com deficiência, buscando uma maior sensibilização e conscientização da população e dos governos em favor dos direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

Em Sete Lagoas os eventos acontecem desde segunda – feira (23), quando foi realizada a abertura oficial da Semana. Na ocasião estiveram presentes pessoas que ajudaram a construir a história da APAE – SL e representando os 40 anos de atuação da instituição foram homenageados 40 nomes, entre pessoas, famílias e entidades. Diversas autoridades marcaram presença no evento.

O encerramento acontece nesta sexta - feira (27), com a presença do Presidente da Federação Nacional das Apaes, Dr. Eduardo Barbosa, quando ministra uma palestra, sobre o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: “Autogestão e Autodefensores: Conquistando Caminhos para ser e conviver”. Nesse mesmo dia acontece o tradicional Encontro com as Famílias, ambos nas dependências da APAE – SL.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla busca nortear reflexões e debates sobre a inserção efetiva das pessoas com deficiência na sociedade. Discussões estas que não devem ser realizadas apenas durante esta semana, e sim ao longo de todo o ano.

Nenhum comentário: