quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUADRO ELEITORAL PARA PRESIDENTE EM MINAS E BELO HORIZONTE - EM BH SERRA TEM QUEDA MENOR

Elaine Resende - Portal Uai:
Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) têm desempenhos opostos entre os eleitores mineiros ouvidos pelo Datafolha. Segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, enquanto a petista cresceu sete pontos percentuais, passando de 41% para 48%, o tucano teve queda na intenção de votos, perdendo 5 pontos no estado. Serra tinha 34% na pesquisa feita no início do mês e agora tem a preferência de 29%. Já a candidata Marina Silva (PV) ganhou dois pontos no intervalo das entrevistas ao passar de 8% para 10%.

Aécio grava depoimento de apoio a Serra em São Paulo A análise do voto em Minas aponta para a mesma tendência observada nos outros seis estados pesquisados, além do Distrito Federal. Em todos eles a petista conquistou mais votos comparando os dois períodos avaliados. Na Bahia, onde Dilma divide palanque com os dois principais candidatos ao governo, o governador Jaques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB), a arrancada foi maior, já que ela cresceu 12 pontos. Na capital federal, a petista conseguiu somar mais 4 pontos, o pior desempenho entre os locais avaliados.

A situação de José Serra, por outro lado, faz ascender a luz vermelha entre os aliados. O tucano perdeu eleitores em todos os locais, mesmo em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde ele ainda vencia a adversária. Pela pesquisa atual, o ex-governador de SP caiu 7 pontos em seu estado ( de 41% para 36%) e outros 4 pontos no RS (43% para 39%) . A maior queda se deu no Paraná, estado em que ele deixou escapar 7 pontos percentuais.

Belo Horizonte

Na capital mineira, onde Dilma participou no início do mês de um grande comício junto com o presidente Lula e os candidatos ao governo mineiro da base aliada, a afilhada política do presidente tem 34% dos votos contra 30% de José Serra. Se comparado os dois períodos, Dilma cresceu três pontos e o tucano caiu 2 pontos. Entre as sete capitais pesquisadas pelo Datafolha, Marina Silva tem o melhor desempenho entre os eleitores belo-horizontinos e curitibanos, onde alcançou 15% em cada uma das capitais. Em BH, Marina subiu dois pontos.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 23 e 24 deste mês com 10.948 eleitores. Em Minas foram consultados 1.261 eleitores, sendo 410 na capital. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 25.473/2010.

Nenhum comentário: