quarta-feira, 31 de julho de 2013

PSDB PODERÁ FAZER PRÉVIAS PARA ESCOLHA DO CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O QUE É MAIS DO QUE JUSTO, É DEMOCRÁTICO - SERRA OU AÉCIO, QUEM SERÁ O CANDIDATO DO PSDB NA ELEIÇÃO 2014?

Prévias no PSDB voltam a assombrar Aécio

Cenário é discutido por paulistas após fusão do PPS com PMN, saída para Serra, naufragar; mineiro fará agendas no Estado

31 de julho de 2013 | 2h 04

PEDRO VENCESLAU , RICARDO CHAPOLA - O Estado de S.Paulo
A implosão do projeto de fusão entre o PPS e o PMN, que abriria uma janela de migração partidária e era a principal alternativa de José Serra para disputar a Presidência em 2014, reacendeu em setores do PSDB o debate sobre a realização de prévias para definir o nome da legenda que estará na urna eletrônica.
A candidatura do senador mineiro Aécio Neves, tratada como fato consumado até as manifestações de junho, deixou de ser unanimidade. O cenário de prévias tem sido cogitado reservadamente por tucanos de São Paulo, Estado que registra o principal foco de resistência ao projeto de Aécio. Atento a esse movimento, o mineiro vai concentrar sua agenda em São Paulo a partir de agosto.
"Se tivermos mais de um pré-candidato à Presidência, existirão dois caminhos: esperar a convenção de junho de 2014 ou fazer prévias e antecipar, o que seria mais conveniente", afirma o ex-governador Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB.
"Sou a favor de qualquer consulta de base. Sou contra decisões tomadas pela cúpula. Prévia é saudável porque o partido está morrendo", diz o deputado estadual Pedro Tobias, ex-presidente do PSDB paulista. Ele pondera, porém, que a disputa interna não significaria um racha dentro do partido. "Isso mostraria que o PSDB está sintonizado com a voz das ruas e sabe escutar a base." Veja matéria completa do Estadão aqui

GOVERNADOR ANASTASIA RECEBE TIME DO ATLÉTICO - GALO - NO PALÁCIO TIRADENTES, CIDADE ADMINISTRATIVA - CAMPEÃO DA LIBERTADORES - FOTOS

Por conquista da Libertadores, Atlético é homenageado por governador Anastasia, que pede o Mundial

Atleticano de coração, o governador de Minas fez um breve discurso parabenizando o Alvinegro e manifestou a torcida para que o Galo consiga também o título Mundial

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM 30/07/13 - 11h48
Mais novo campeão da Copa Libertadores, o Atlético foi recebido com festa pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e por pouco mais de mil torcedores, nesta terça-feira, na Cidade Administrativa. A cerimônia realizada exclusivamente para homenagear o clube mineiro pela conquista continental contou com a presença da cúpula do governo do Estado, além da comissão técnica, dirigentes e, claro, jogadores do Galo.

“Queria dizer a todos que vocês foram mais do que heróis. Vocês levaram o nome de Minas para o mundo, a um patamar fundamental. E tenho certeza que a nossa vontade, meu caro Kalil, que é a sua, e a do conselho do Atlético, com o nosso presidente Emir Cadar, é de trazer, da belíssima Marrakech, da exótica Marrocos, o título de campeão do mundo”, parabenizou Anastasia.
Atleticano de coração, o governador ganhou uma medalha de campeão da Libertadores das mãos do capitão Réver e deixou claro que acompanhou passo a passo a sofrida caminhada do Atlético no torneio internacional.
“Como todos sabem sou atleticano e fiquei muito feliz. Vou guardar com carinho essa medalha, essa conquista tão histórica. A gente sofre, mas o sofrimento é bom. Fico feliz de ter acompanhado essa Libertadores de 2013, que como dizem, é o ‘Dois mil e Galo’”, comemorou o governador.
Em cima da sacada, ao lado da rampa do prédio Tiradentes, Antonio Anastasia e a delegação atleticana mostraram o troféu da Libertadores aos entusiasmados torcedores.  O capitão Réver foi um dos protagonistas da festa e o goleiro Victor foi chamado pelo próprio governador para levantar a taça de campeão.
“Acho que os grandes campeões estão aqui atrás. Eles que vão virar estátua na nossa mente, na nossa cabeça. Eles, essa comissão técnica e a diretoria que nos ajudou tanto. Esses caras foram muito bacanas conosco, nos deram essa alegria. A gente rege, tenta reger. É só virar para a torcida quando acaba o espetáculo para saber se o serviço foi bem feito”, finalizou.
 
Atualizada às 13h20

 

O que achou deste artigo?
2
4
6
8

COMENTÁRIOS (5)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CURSO GRÁTIS DE INGLÊS, ESPANHOL... IDIOMAS

101 links para aprender qualquer idioma de graça

19/07/2012
Quer aprender a falar uma língua estrangeira, mas não tem dinheiro? Confira nossa lista com 101 links para aprender qualquer idioma de graça. Há inglês, espanhol, francês, alemão, chinês...


(Crédito: Shutterstock.com)
(Crédito: Shutterstock.com)
Os links contêm conteúdos até para iniciantes, aproveite!

Se você quer aprender uma língua estrangeira, mas não tem dinheiro para o curso, agora é hora de parar com desculpas. Separamos uma lista com 101 links para aprender qualquer idioma. Os links contêm conteúdos para iniciantes, canais de vídeos no YouTube com aulas, podcastslivros, ferramentas para correção e tradução, comunidades com pessoas que também estão aprendendo e podem ajudar você, aplicativos para celular e muito mais. Fique atento, pois alguns cursos exigem que você já tenha conhecimentos da língua inglesa. Confira:





101 links para aprender qualquer idioma de graça:


Cursos para iniciantes:

1. » BBC Languages 
Se você já fala inglês e deseja aprender outro idioma, como grego, francês, italiano, mandarim ou alemão o site BBC Language pode te ajudar. Ele oferece jogos, exercícios, vídeos, áudios e outros materiais em um curso de idiomas online gratuito.
2. » Espacios publicos
Em um curso introdutório de 20 horas você terá acesso sem custos para aprender os fundamentos do idioma espanhol.
3. » Beginners’ Chinese
Esse curso, em inglês, é feito para quem nunca teve contato com o idioma mandarim chinês. Em um total de 6 horas ele apresenta, além do idioma, algumas informações sobre a cultura e sociedade chinesa.
4. » French 101
Um total de 15 aulas introdutórias de francês estão disponíveis online gratuitamente. O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para completar as lições.
5. » Englishtown
Se você não fala inglês, mas deseja aprender, confira os materiais oferecidos pela Englishtown. O site promete que, com cinco minutos de prática por dia, você pode aprender o idioma facilmente.
6. » Alemão no Busuu
Crie uma conta grátis no Busuu e aprenda alemão nos cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol.
7. » Otaku Project
No Otaku Project você pode aprender a falar japonês online e de graça. Para facilitar a vida dos alunos o site disponibiliza um roteiro de estudos com introduções sobre o idioma, o alfabeto e aspectos da gramática, além de oferecer um espaço para dúvidas, sessão de livros e downloads.
8. » Libras básico
Para aprender a linguagem dos sinais da língua brasileira em uma plataforma online e gratuita confira o curso de libras básico da Prime Cursos.
9. » Latim
Se você já fala inglês e deseja aprender latim, confira um curso de introdução ao idioma com 10 horas de duração.
10. » BabelMundo Espanhol
No site você terá acesso gratuito a exercícios, lições e testes que podem ajudá-lo a aprender espanhol.
11. » Russo em Português
O blog Russo em Português procura auxiliar pessoas que querem aprender russo e oferece diversos recursos online como guia para autodidatas, notícias sobre a Rússia, dicionários e mais.
12. » Persa básico
Se você pensa que a língua persa é coisa do passado, está muito enganado. Atualmente ela é falada no Irã, no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein. Se você deseja saber o básico do idioma, como, por exemplo, algumas expressões do cotidiano, confira o dicionário de viagem grátis no site Aprender Línguas.
13. » Aprenda inglês online
No site Learn English Online você pode conferir de graça mais de 56 lições do nível iniciante ao intermediário e dicas de pronúncia. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso no fórum oferecido pelo site.
14. » Italiano na web
No site você tem acesso sem custos a lições de gramática, verbos, falsos cognatos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano.
15. » Hebraico
O idioma hebraico é falado por mais de 8 milhões de pessoas ao redor do mundo e é uma das línguas mais antigas do mundo. Confira o curso online gratuito oferecido pela Livemocha, faça seu cadastro e comece a aprender.
16. » Libras em inglês
Se você já é fluente em inglês e deseja aprender a linguagem dos sinais no idioma, confira o curso gratuito no site Lifeprint.com.
17. » Chinês pelo MIT
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) oferece um curso de chinês básico, em inglês, por meio de seu site OpenCourseWare.
18. » Esperanto, a língua universal
Criado no fim da década de 1970 por Ludwig Lazarus Zamenhof, o Esperanto foi feito com o objetivo ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro, que pudesse transcender as divisões nacionais e promover a paz e a compreensão entre as pessoas com diferentes línguas regionais e/ou nacionais. Junte-se ao grupo de 2 milhões de pessoas que falam o idioma e aprenda o Esperanto de graça no site Livemocha.
19. » Holandês 
O blog Brasileiros na Holanda oferece aulas, lições, dicas, exercícios e outros materiais online completamente gratuitos.
20. » Híndi
O híndi é um dos idiomas mais falados em todo mundo. Aprenda o idioma online e de graça no Livemocha.
21. » Nórdico antigo
Se você gosta de vikings e cultura nórdica, aprenda a falar o idioma nórdico antigo no site Old Norse for Beginners. É necessário falar inglês, pois o curso é feito nesse idioma.

Canais de vídeos:

22. » UrgentEnglish
O canal UrgentEnglish é feito para quem quer aprender inglês de maneira rápida e prática. Ele promete prepara o aluno em um período de quatro a seis meses.
23. » OMGmeiyu
Em vídeos curtos de, em média, dois a três minutos, expressões e gírias em inglês são traduzidas para o mandarim chinês de maneira divertida e rápida.
24. » Swahili Lessons
Swahili Lessons oferece uma introdução ao idioma suaíli em lições curtas feitas em inglês.
25. » Let’s Speak Korean
O canal ruthnp75 oferece 60 vídeos com tutoriais para quem quer falar coreano.
26. » Curso de latim
O canal Curso de Latim Online oferece atualmente uma introdução ao idioma com informações sobre a língua e a cultura latina.
27. » Learn Italian - Curso Italiano
O canal oferece mais de 124 vídeos para quem deseja aprender italiano online e de graça.
28. » Curso de idiomas
O canal Curso de idiomas oferece mais de 146 vídeos com aulas em alemão, inglês, espanhol, tártaro, russo e mais.

Podcasts:

29. » Podcast Inglês como segunda língua
O podcast English as a Second Language oferece lições de inglês para pessoas de todo mundo com temas como viagens, relacionamento, entretenimento, negócios, etc.
30. » Podcasts Peace Corps
O programa de voluntariado norte-americano Peace Corps oferece diversos podcasts com lições de idiomas como árabe na Jordânia, russo no Cazaquistão, francês em Mali e mandarim na China.
31. » Fale chinês
O site Fale chinês oferece podcasts com diversas lições para que você tenha acesso a uma introdução ao idioma.
32. » GermanPod101
Faça o cadastro no site, crie sua conta e aproveita as milhares de lições de alemão disponíveis no site. É necessário falar inglês.
33. » Learn Romanian Magazine
Se você deseja aprender a falar romeno os arquivos do site Learn Romanian Magazine podem ajudá-lo. Confira os podcasts disponíveis e pratique o idioma.
34. » Chinês para iniciantes
Se você já fala inglês e deseja aprender o mandarim, confira mais de 45 lições em áudio completamente gratuitas feitas pela Open University.
35.» FrancêsZero
O site FrancêsZero oferece aulas de francês por meio de podcasts e exercícios para quem deseja aprender o idioma.
36. » Esperanto no Lernu! 
O portal Lernu! oferece diversas ferramentas e cursos para quem quer aprender o idioma mundial online e de graça.
37. » Learn Italian
Confira aulas de italiano no podcast Learn Italian ItalianPod101.com.
38. » Finlandês no Special Finnish
Traduza a página e aproveite os podcasts oferecidos pelo site para treinar o idioma finlandês.
39. » JapanesePod101.com
Da mesma série dos podcasts em italiano e alemão, confira a lista com mais de 25 lições para aprender japonês.
40. » Learn Hindi
Se você já fala inglês e deseja aprender híndi confira os arquivos em áudio com cerca de 20 lições do idioma.
41. » Cody’s Cuentos
No site você pode aprender inglês e espanhol com podcasts de contos clássicos como chapeuzinho vermelho.
42. » Dicas de português
O jornal Folha Online disponibiliza podcasts de gramática da língua portuguesa em seu site com dicas de Thaís Nicoleti de Camargo.
43. » Hebrew Podcasts
Confira 10 lições de hebraico no podcast com áudios sobre temas variados como energia solar, eleições em Israel e impostos
44. » One Minute Catalan
Se sua desculpa não é dinheiro, mas sim tempo, o podcast One Minute Catalan é a solução. Ele oferece lições curtas de um minuto de espanhol.
45.» Le Journal en Francais Facile
Seja qual for o seu nível de proficiência no frânces, iniciante ou avançado, não deixe de conferir esse podcast com as notícias apresentadas de maneira acessível para os estudantes do idioma.
46.» ArabicPod
Confira 30 lições gratuitos de árabe no podcast ArabicPod.
47.» Podcast Russo para Brasileiros
O blog Russo para Brasileiros oferece aulas do idioma em formato podcast totalmente gratuito.
48.» Notícias em espanhol
Para praticar o idioma, escute o podcast de notícias da BBC em espanhol.
49.» Japancast
Mais de 80 arquivos estão disponíveis gratuitamente para que você aprenda japonês por meio de exemplos de conversas do cotidiano e anime.

Livros online:

50.» Universia Livros
Na Universia Livros você pode fazer o download de mais de 600 livros grátis em vários idiomas como espanhol e inglês
51.» Scottish Gaelic
A página no Wikibooks é em inglês, mas se você já fala o idioma pode conferir diversos recursos em gaélico escocês como gramática, pronúncia, frases e mais.
52.» Coreano
A página contém um conteúdo que formam um curso de coreano, do nível básico ao intermediário, com materiais como exercícios, lições, alfabeto e história.
53.» Japonês
Com conteúdo inteiramente em português, você pode fazer um curso de japonês por meio do Wikilivros.
54.» Língua polonesa
A página do Wikilivros oferece um curso em nível básico do idioma e dispõe diversos conteúdos.
55.» Dinamarquês 
A página dispõe 11 lições sobre a língua com ensinamentos sobre nomes, verbos, pronomes, pronúncia e muito mais.
56.» Afrikaans
O curso do idioma Afrikaans oferecido pelo Wikilivros oferece uma introdução e lições que vão do nível básico ao intermediário.
57.» Catalão
A página exclusiva do idioma oferece livro lições com sobre o alfabeto, verbos, pronomes, vocabulário e mais.
58.» Textkit 
O contéudo de mais de 180 livros está em inglês e oferece lições gratuitas de latim e grego antigo.
59.» Iídiche
A língua ídiche ou iídiche é falada principalmente em comunidades judaicas em países como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, França, Argentina, Brasil, Rússia e outros. Ela se desenvolveu a partir de vários outros idiomas, como alemão, polonês, eslavo, hebraico e aramaico. Sua escrita utiliza os caracteres do idioma hebraico. Se você já fala inglês e deseja descobrir mais sobre esse idioma, confira a página do Wikibooks para essa língua.
60.» Francês
A página do Wikilivros de francês contém seis lições para que você aprenda o básico do idioma sem sair de casa e de graça.
61.»Alemão
Se você já fala alemão e deseja praticar o idioma confira os livros disponíveis no site Virtual Books com obras que vão de Shakespeare a Edgar Allan Poe.
62.» Italiano
O site acima também oferece diversos livros em italiano para que você treine sua prática na leitura em italiano.
63.» Espanhol
Confira o curso de espanhol do Wikilivros e aprenda o idioma.
64.» Árabe
O curso do Wikilivros vai do básico ao avançado e disponibiliza também informações sobre a cultura.
65.» Grego moderno
O curso do Wikilivros de grego moderno está em desenvolvimento, mas você já pode conferir diversos conteúdos sobre vocabulário, gramática, fonologia e alfabeto.
66.» Línguas do Sudão
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as 142 línguas usadas ou faladas no Sudão não perca a página exclusiva do wikilivros para elas.

Ferramentas para tradução:

67.» Free Translator
A ferramenta funciona como um tradutor online, mas funciona com um limite de 140 caracteres.
68.» Xanadu
O site foi desenvolvido para viagens e além do tradutor possui um conversor de moedas, glossários e outras materiais de referência para seis idiomas diferentes.
69.» Google Tradutor
É rápido e muito fácil de ser usado, na maioria dos idiomas também oferece uma ferramenta de áudio para que você saiba a pronúncia das palavras traduzidas.
70.» Freelang 
Um dos tradutores com mais opções de idiomas, o Freelang oferece 265 dicionários bilíngües para que você traduza suas dúvidas.
71.» Tradutor Bing
O antigo tradutor Babbel Fish é a ferramenta da Microsoft para tradução online de textos e páginas da web.

Comunidades e grupos:

72.» Livemocha
Já demos as dicas do site para aprender diversos idiomas, mas, além disso, você também pode aproveitar o espaço da comunidade dos usuários no site para corrigir seus exercícios, tirar dúvidas e praticar a conversação com pessoas de todo mundo.
73.» italki
No italki, você pode receber respostas sobre suas dúvidas, ter a sua escrita e exercícios corrigidos e se comunicar com diversas pessoas que, como você, também desejam aprender outro idioma.
74.» Lingopass
Nesse site é possível participar de discussões de grupos em fóruns ou conversas com apenas uma pessoa em uma sala de bate papo.
75.» UniLang
Os fóruns disponíveis no UniLang são um ótimo local para praticar o novo idioma que você está aprendendo. O lema do site é “unindo os amantes dos idiomas”.
76.» My Language Exchange
Junte-se a mais de 1 milhão de usuários em uma comunidade que reúne pessoas de mais de 130 países ao redor do mundo e pratique a língua aprendida com nativos do país de origem do idioma.
77.» Palabea
Conhecido como o “Facebook dos idiomas”, o Palabea permite que você coloque vídeos e áudios, grave, traduza e, claro, converse com outras pessoas.
78.» Comunidade de aprendizagem de idiomas do Skype
A plataforma de comunicação online possui uma área exclusiva para que os usuários perguntem e respondam dúvidas e façam contato por meio de conversas com pessoas de todo mundo.
79.» The Mixxer
O site é parecido com o My Language Exchange, porém é uma plataforma do Dickinson College, nos Estados Unidos, em que os estudantes de idiomas podem ser tanto alunos quanto professores.
80.» My Happy Planet
No site é possível criar suas próprias lições para outras pessoas ou apenas se comunicar com elas em uma comunidade normal.

Ferramentas:

81.» Babbel
No Babbel é possível aprender inglês, espanhol, francês, italiano, sueco, português brasileiro e alemão. Possui mais de um milhão de usuários e um método de ensino e aprendizado diferenciados.
82.» Rikai
Não se assuste ao abrir o site. Basta passar o mouse sobre qualquer palavra em japonês para descobrir seu significado. Ele funciona com qualquer endereço eletrônico e pode ser usado em diversos navegadores.
83.» Skype para Ipad
Aproveite todas as facilidades e serviços do Skype diretamente do seu tablet da Apple.
84.» Byki
O Byki oferece opções gratuitas e pagas e com ele é possível aprender com um método de ensino baseado em palavras do vocabulário em cartões com informações sobre as palavras.
85.» Lingro
Como o Rikai, o Lingro funciona como um tradutor de palavras em endereços eletrônicos para mais de 12 idiomas diferentes.
86.» ProVoc
O ProVoc permite que você crie seus próprios cartões de palavras com graus de dificuldade diferentes.
87.» One World Dictionary
A plataforma funciona em computadores da Apple e oferece mais de 100 mil traduções em espanhol, francês, italiano e alemão.

Aplicativos:

88.» Turco com Babbel
O aplicativo da Babbel para celular ajuda você a aprender turco, inglês, espanhol, alemão e mais.
89.» Alemão com o Busuu
Além do alemão, o Busuu oferece versões do aplicativo para celular em inglês, francês, italiano e espanhol.
90.» Ho-Chunk
O idioma Hoocak é nativo dos povos norte-americanos e com esse aplicativo é possível aprender um pouco mais sobre a língua.
91.» 50 idiomas
Pode acreditar, os desenvolvedores desse aplicativo querem ajudar você a aprender 50 línguas diferentes pelo celular.
92.» Mindsnacks
Além do frânces, o aplicativo de aprendizagem de idiomas ajuda você a aprender italiano, alemão, espanhol, inglês e mandarim por meio de jogos.
93.» Hello-Hello Spanish
Se você já fala inglês e deseja aprender espanhol ou praticar o que já sabe, confira esse aplicativo para iPad.
94.» Cuebrain!
O aplicativo é baseado em jogos e permite que você treine mais de 20 idiomas diferentes pelo celular.
95.» myLanguage Free Translator
Traduza mais de 60 idiomas usando esse tradutor para celular.
96.» Conjugate Spanish Verbs
Conjugue verbos em espanhol e francês pelo celular.
97.» Vocre
O Vocre usa tecnologia de reconhecimento de voz para que você traduza o que outras pessoas falam.
98.» eTeacher Hebrew Lessons
Neste aplicativo você pode aprender o básico do hebraico com a professora Shira Cohen Regev.
99.» Hiragana Lite
Aprenda os caracteres Hiragana do japonês com esse aplicativo.
100.» Pronunciation Checker
Confira sua pronúncia em inglês americano, espanhol, francês, alemão, italiano e inglês britânico.
Fotografe objetivos do seu dia a dia e descubra a definição em inglês.

Aula de idiomas pode ser mais eficaz pela internet

29/07/2013 - 03h14
|
REBECA DE MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Educação a distânciaUm executivo fica parado mais de uma hora no táxi até chegar ao aeroporto para uma viagem a trabalho. Ele liga para o professor de inglês e usa o tempo para uma aula de conversação.
Quem atende a essas ligações é José Moreira da Silva 54. Morador da zona Sul de São Paulo, ele dá aulas via Skype há sete anos.
Assim como ele, muitos dos professores particulares que costumavam se deslocar para as aulas agora usam programas de conversação gratuitos na internet em suas aulas, o que anula o tempo de deslocamento.
Silva conta que começou as classes virtuais por achar que o método pode ser mais eficaz que aulas presenciais.
"Em vez de passar meia hora descrevendo uma palavra, posso enviar o link de uma imagem e o aluno logo entende", diz Silva, que tem alunos morando em São Paulo, Miami e Cairo.
Entre os educadores autônomos, os professores de idiomas estão entre os que mais têm tirado proveito da educação a distância.
Na Cia de Idiomas, empresa de recrutamento de professores, cerca de 30% dos cursos vendidos para empresas são realizados dessa forma.
"É um método que dá bons resultados porque permite o fundamental para o ensino, a interação e a comunicação entre aluno e professor", diz Rosangela Souza, sócia-diretora da empresa.
Mas um bom professor que usa esse sistema deve ter perfil de liderança, aponta a empresária. "O profissional tem de estar em comunicação constante com o aluno, falar sempre, direcionar, ou o curso não acontece."
Leticia Moreira/ Folhapress
José da Silva tem alunos no Brasil, nos EUA e no Egito
José da Silva tem alunos no Brasil, nos EUA e no Egito
Nesse mercado, é fundamental estar disponível para negociar o curso com o aluno, aproveitando as ferramentas on-line para ultrapassar as barreiras que há numa escola. Manter contato fora do horário da aula, mandando mensagens ou e-mails, fazem com que o professor ganhe pontos.
Em uma cidade com o trânsito de São Paulo, um docente que troca a aula presencial pelo Skype pode economizar o tempo e o dinheiro gastos no deslocamento, e ganhar a mesma coisa do que se estivesse cara a cara com o aluno.
Entre os professores ouvidos pela Folha, a média cobrada é de R$ 60 por aula.
Jediel Gonçalves, 32, mora em Marselha, na França, e dá aulas para brasileiros que estão no Brasil, na Inglaterra, nos EUA e no Marrocos.
"Consegui manter aqui o mesmo trabalho que eu tinha no Brasil, e fazer isso gastando pouco tempo do meu dia", conta o professor, que cursa um doutorado em língua e literatura francesa.

ATUALIZADO 06/06/2017

Olá Leonardo bom dia ! J

Eu sou francês e eu estava procurando informações sobre aprendizagem do francês online quando eu vi o seu artigo super interessante:

Gostei muito dos 101 links para aprender idiomas de graça e do site em geral.

O engraçado é que, na verdade, eu tenho um site para ensinar francês online de graça.
Seria legal se você pudesse menciona-lo no artigo.
Acho que vai ajudar bastante os seus leitores.

Continuem assim ! Ótimo trabalho ! 
  
Abraços,
Quentin (professor de língua francesa para portugueses e brasileiros)