segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Eleição Senado 2010 em Minas Gerais

DATAFOLHA 23/09/2010: ITAMAR AUMENTA VANTAGEM SOBRE PIMENTEL - ITAMAR variou de 40% para 43%. Ele agora tem 11 pontos de vantagem sobre Pimentel, que manteve os 32% da pesquisa anterior.

POR EVANDRO SPINELLI, NA FOLHA:

O ex-presidente Itamar Franco (PPS) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) na disputa pela segunda vaga de senador em Minas. Aécio Neves (PSDB) continua liderando com folga, aponta pesquisa Datafolha.

Datafolha passa a divulgar índice dos votos válidos para senador

Na semana em que Aécio apresentou um depoimento do candidato a presidente de seu partido, José Serra, no horário eleitoral, ele passou de 71% para 67%, uma variação no limite da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Já Itamar, que mostrou Aécio em seu programa eleitoral, variou de 40% para 43%. Ele agora tem 11 pontos de vantagem sobre Pimentel, que manteve os 32% da pesquisa anterior.


Zito Vieira (PC do B) tem 3%. Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) têm 2% cada um. Com 1% estão José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).

Os indecisos para uma são 24% e 13% não sabem em quem votar para as duas vagas de senador.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31.369/2010. Foram ouvidos 1.974 eleitores em 88 cidades mineiras na terça e quarta-feira desta semana.


DATATEMPO 17/11/2010: FERNANDO PIMENTEL APROXIMA-SE DE ITAMAR: AÉCIO, 71,50%. ITAMAR 40,20%. E PIMENTEL, 34,40%.

POR CARLA KREEFFT, NO O TEMPO:
A última pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro sobre as intenções de voto para o Senado em Minas Gerais, mostra o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) na liderança. Ambos seriam eleitos para representar o Estado se o pleito fosse hoje.

Aécio é a primeira opção de voto de 66,89% dos pesquisados e a segunda possibilidade de voto de 4,58%. Somando as duas opções, Aécio é o escolhido de 71,50% dos eleitores mineiros.
O ex-presidente Itamar, aliado de Aécio Neves, aparece na segunda colocação no levantamento. Ele é a primeira opção de 5,50 % dos pesquisados e a segunda de 34,70%. Somando as duas preferências do eleitorado, o ex-presidente e ex-governador é o predileto de 40,20% dos interrogados.

Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) aparece como primeira opção de voto de 12,36%. Ele é a segunda alternativa de 22,01% dos pesquisados. No total das opções, Pimentel é escolhido por 34,40% dos entrevistados.

Bem atrás. Já Zito Vieira, candidato pelo PCdoB e aliado de Pimentel, aparece como a primeira opção de voto para 0,05% dos entrevistados. Ele é a segunda possibilidade de voto de 1,98% dos entrevistados no Estado. Na soma das duas opções, Zito aparece na terceira colocação com 2% das intenções de voto.

Nenhum dos outros candidatos ao Senado por Minas Gerais alcançou 1% das intenções de voto na primeira e segunda opções e nem na soma delas.



PESQUISA IBOPE SENADO 13/09/10:
O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) continua com boa dianteira na disputa por uma vaga ao Senado. O tucano registra 67% das intenções de voto. Seu companheiro de chapa, o ex-presidente Itamar Franco (PPS), registra 41% e Fernando Pimentel (PT) aparece em 3º, com 28%. Os demais candidatos aparecem com, no máximo, 2% das intenções de voto. 19% citaram apenas um candidato, 26% estão indecisos e 11% pretendem votar em branco ou nulo.


DATAFOLHA SENADO MINAS 11/09/10: AÉCIO TEM 67%. ITAMAR 42%. E PIMENTEL 29%.
Do G1 MG


INTENÇÃO DE VOTO PARA O SENADO EM MINAS GERAIS %
Resposta estimulada e múltipla
Aécio Neves (PSDB) 67%
Itamar Franco (PPS) 42%
Pimentel (PT) 29%
Marilda Ribeiro (PSOL) 3%
Zito Vieira (PCdoB) 3%
Rafael Pimenta (PCB) 3%
José João da Silva (PSTU) 1%
Miguel Martini (PHS) 1%
Betão (PCO) 1%
Efraim Moura (PSTU) 1%
Mineirinho (PSOL) 1%
Alfredo (PRB)* 1%
Em branco/nulo/nenhum 13%
Não sabe 35%
(*) Candidatura indeferida pelo TRE.
Fonte: Datafolha

Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PSB) lideram a disputa pelas duas vagas ao Senado por Minas Gerais segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (16).

O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) lidera com 67% das intenções de voto. O ex-presidente da República Itamar vem em segundo, com 42% das preferências. Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, aparece em terceiro lugar, com 29% das intenções de voto.

Na pesquisa anterior, Aécio tinha 64% e Itamar 44%. Fernando Pimentel aparecia com 30%.

Marilda Ribeiro (PSOL), Zito Vieira (PCdoB) e Rafael Pimenta (PCB), vêm em seguida, com 3% das intenções de voto cada.

José João da SIlva (PSTU), Miguel Martini (PHS), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL) têm 1% cada. Alfredo (PRB) teve a candidatura indeferida pelo TRE, mas ainda aparece na pesquisa Datafolha e teve 1% das intenções de voto.

Outros 13% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. O percentual dos eleitores que não sabem em quem votar para o Senado atingiu 35%. O Datafolha consultou 1.685 eleitores de 8 a 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal regional Eleitoral com o número 69732/2010.


DATAFOHA SENADO 3 SETEMBRO DE 2010 - PIMENTEL CRESCE E CHEGA A 30%. AÉCIO CAI E FICA 64%. ITAMAR MANTÉM OS 44%.



Na disputa pelas duas vagas ao Senado por Minas, Aécio caiu de 70% das intenções de voto para 64%. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) mantém os mesmos 44% da pesquisa anterior.

Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, continua crescendo desde o início do horário eleitoral e passou de 25% para 30%.

A seguir aparecem José João da Silva (PSTU), com 3%, e Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS), com 2% cada um.

Alfredo (PRB), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% das intenções de voto cada um.
PESQUISA IBOPE 3 DE SETEMBRO DE 2010:
O Ibope perguntou ainda aos entrevistados as intenções de voto para o Senado. Dois candidatos serão eleitos em Minas Gerais. Aécio Neves (PSDB) caiu um ponto em relação à outra pesquisa do órgão e apresenta 67% dos votos. Itamar Franco (PPS) aparecia com 44% e tem 41%. Fernando Pimentel (PT), que tinha 21% passou para 23%. Os votos brancos ou nulos somavam 8% e agora permanecem com os mesmos 8%.Os pesquisados que ainda não sabem em quem votar eram 31% e passaram para 33%.Com 1% cada, aparecem Marilda Ribeiro (PSOL), Betão (PCO), Miguel Martini (PHS), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B). Rafael Pimenta (PCB) e José João da Silva (PSTU) não atingiram 1% das intenções de voto.









NOVA PESQUISA SENADO MG (30/08/10)


Aécio e Itamar mantêm larga vantagem para o Senado, diz EM Data

Ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel aparece em 3º

Por Isabella Souto - Estado de Minas:

O ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) seriam os novos senadores de Minas Gerais se as eleições fossem hoje. Pesquisa realizada pelo Instituto EM Data apresenta uma larga vantagem dos dois candidatos sobre os demais 10 postulantes às cadeiras no Senado. Aécio Neves é o preferido de 76% dos mineiros, e seu companheiro de chapa, Itamar Franco, tem o voto de 41%. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), aparece na terceira colocação, com 24% das intenções de voto. Todos os outros candidatos somam 5% das intenções de voto.

pesquisa foi feita com 1,1 mil eleitores de 51 municípios entre a quinta-feira e o domingo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada a lista com os nomes dos candidatos, Aécio Neves continua na liderança, mas com 38% das intenções de voto – metade do índice apresentado na pesquisa estimulada. Desta vez, Itamar e Pimentel aparecem empatados tecnicamente, com 15% e 13% respectivamente. Os outros candidatos não atingiram pelo menos 0,5%. Os votos brancoS e nulos somaram 129% – como são dois votos para senador, a soma é 200%.

Na pesquisa estimulada também foi grande o número de eleitores que disseram não votar em ninguém, nulo, branco ou indeciso: 54% dos entrevistados. O número reflete o ainda grande desinteresse dos mineiros pelas eleições. Apenas 8% se disseram muito interessados na disputa, enquanto 26% estão interessados; 38%, mais ou menos, e 26%, desinteressados. Além disso, muitos ainda não sabem que terão que escolher dois candidatos este ano – que substituirão Eduardo Azeredo (PSDB) e Hélio Costa (PMDB), licenciado do cargo para disputar o governo de Minas Gerais.

“É provável que o quadro se altere mais radicalmente faltando 15 ou 20 dias para as eleições. Muitos eleitores nem sabem que terão que votar em dois candidatos”, explica Adriano Cerqueira, cientista político e diretor do EM Data. Outra questão é que a maioria das pessoas não acompanha o trabalho do Senado – e, muitas vezes, nem sabe qual é o papel de um senador. A crise vivida pela Casa no ano passado também pode contribuir para o desinteresse do eleitorado para o pleito deste ano.

Por região

A pesquisa analisou ainda o potencial de votos dos candidatos nas seis mesorregiões de Minas Gerais. O ex-governador Aécio Neves lidera a corrida em todas elas – com percentuais que variam de 64% no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste a 86% na Região Central, Vertentes e Oeste. O ex-presidente Itamar Franco aparece na segunda colocação em cinco delas, com índices que vão de 39% no Norte, Jequitinhonha e Mucuri a 55% na Região Central, Vertentes e Oeste. Itamar Franco perde a segunda colocação apenas na Região Metropolitana, onde Fernando Pimentel, que já comandou a Prefeitura de Belo Horizonte por dois mandatos, aparece com 35% das intenções de voto. Na região, Itamar é o preferido de 28% dos entrevistados.

A menor votação do ex-prefeito de BH é na Região Sul, onde 9% dos eleitores o escolheram para ocupar uma das cadeiras no Senado. E é nos municípios com mais de 100 mil eleitores que Pimentel consegue mais votos e, mais uma vez, ultrapassar, ainda que ligeiramente, a preferência de Itamar: 33% a 32%. Nos demais grupos de habitantes – até 10 mil eleitores, de 10.001 a 30 mil eleitores e de 30.001 a 100 mil eleitores –, Itamar Franco aparece à sua frente, na segunda colocação. Aécio Neves lidera em todos eles, com índices que variam de 74% a 79% da preferência



NOVOS NÚMEROS DO IBOPE (28/08/10) aponta Aécio com 68% das intenções de voto ao Senado em MG. Itamar Franco (PPS) aparece com 44% e Pimentel (PT), com 21%.
Do G1:
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta o ex-governador Aécio Neves com 68% das intenções de voto na disputa pelo Senado em Minas Gerais. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 44%. Veja os resultados da pesquisa:


INTENÇÃO DE VOTO PARA SENADOR
CANDIDATO %
Aécio Neves (PSDB) 68%
Itamar Franco (PPS) 44%
Pimentel (PT) 21%
Betão (PCO) 1%
Marilda Ribeiro (PSOL) 1%
Miguel Martini (PHS) 1%
Rafael Pimenta (PCB) 1%
Zito Vieira (PC do B) 1%
Efraim Moura (PSTU) * 0%
José João da Silva (PSTU) * 0%
Mineirinho (PSOL) * 0%
Brancos e nulos 8%
Indecisos 31%
* não atingiu 1%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Foram realizadas 1.806 entrevistas entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A soma dos resultados para o Senado é maior que 100% porque o eleitor pode escolher dois candidatos nas eleições deste ano.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número 65090/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 26113/2010.


Datafolha (TAMBÉM DE 28/08/10) confirma Aécio e Itamar na liderança pelo Senado em MG - Aécio tem 70%, Itamar Franco 44% e Pimentel cresce e chega a 25%

Da Folha:
Aécio Neves (PSDB) é o candidato mais bem votado entre todos pesquisados pelo Datafolha e agora lidera a disputa por uma das vagas ao Senado de Minas Gerais com 70% das intenções de voto (ele tinha 68% no levantamento anterior).

Segundo Pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, em segundo lugar está Itamar Franco (PPS), com 44% (tinha 47%). Fernando Pimentel (PT) subiu cinco pontos e agora tem 25%.

Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% das citações, Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) tem 2% cada um. Têm 1% das intenções de voto Mineirinho (PSOL), José João da Silva (PSTU), Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B), Betão (PCO) e Efraim Moura (PSTU).

Entre os eleitores mineiros, 10% afirmam votar em branco ou anular o voto para uma das vagas, e 5% para as duas. Estão indecisos sobre uma das vagas 22%, e para as duas, 10%.

Foram ouvidos 1.261 eleitores em 52 municípios de Minas Gerais. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.452/2010.



NOVA PESQUISA IBOPE PARA O SENADO, 23 DE AGOSTO DE 2010:
  • AÉCIO DE 70% PARA 69%.
  • ITAMAR DE 39% PARA 43%.
  • PIMENTEL DE 18% PARA 19%.
  • Marilda Ribeiro (PSOL) CONTINUA COM 2%.
  • BRANCOS E NULOS ERAM 11% PARA 8%.
  • NÃO SABEM EM QUEM VOTAR ERAM 29% AGORA SÃO 30%.
  • Miguel Martini (PHS) Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), e Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B)têm 1% cada um.
  • Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU), José João da Silva (PSTU) não atingiram um por cento da intenção de voto.
  • Margem de erro 2%.


PESQUISA DATATEMPO, PUBLICADA NESTE SABADO, 21 DE AGOSTO DE 2010:




PESQUISA PUBLICADA 21 DE AGOSTO DE 2010, ÚLTIMA PESQUISA:




JOÃO GUALBERTO JR., NO O TEMPO:
Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam como favoritos na disputa pelo Senado em Minas. É o que revela a nova pesquisa DataTempo/CP2. No levantamento em que a primeira e a segunda opções dos entrevistados são somadas, o ex-governador é líder absoluto, com 75,50% da preferência do eleitor. Já o ex-presidente aparece com 43,20% na soma das intenções. Na terceira colocação está o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), citado por 24,40% no cenário acumulado. Como neste ano serão escolhidos dois novos senadores, o DataTempo/CP2 questionou quais serão o primeiro e o segundo escolhidos.

A diferença de 18,8 pontos percentuais de Itamar para o petista e a liderança absoluta do tucano parecem revelar que o quadro sucessório está consolidado. Porém, muitos eleitores estão em dúvida, e, enquanto as intenções do ex-presidente demonstram queda nos últimos meses, a curva de Pimentel sobe. Em maio, a distância entre os dois era de 39,6 pontos. Em junho, quando foi divulgada a pesquisa mais recente, a margem sofreu uma queda brusca, indo para 23,3 pontos. Agora, em agosto, a diferença aparece 4,5 pontos menor.

Quadros. No cenário de primeira opção, que revela o nome preferido do eleitor, Aécio mantém grande folga. Ele está na frente, mencionado por 68,76% dos entrevistados. O segundo lugar é o ex-presidente, mas distante, com 9,88% da preferência. Já Pimentel, ainda em terceiro, tem 5,79%.

Já o quadro que traz a segunda alternativa revela a indecisão do eleitorado mineiro. Das pessoas ouvidas na sondagem, 28,11% responderam não saber em quem vão votar para o Senado. O índice é próximo ao obtido pelo primeiro colocado, Itamar, citado por 33,32%. Pimentel vem em segundo, com 14,66 pontos a menos, e Aécio tem 6,70%.




DA FOLHA (PESQUISA 16 DE AGOSTO DE 2010, DATAFOLHA)
O ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) amplia sua vantagem na disputa por uma das duas vagas ao Senado por Minas Gerais e tem o melhor desempenho entre os candidatos pesquisados pelo Datafolha.

Segundo pesquisa feita de 9 a 12 de agosto, Aécio tem 68% das intenções de voto, seis pontos a mais do que no levantamento anterior, de 20 a 23 de julho. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 47% (41% em julho).

Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, caiu de 23% para 20%, mas continua em terceiro.

Os demais candidatos em Minas estão bem atrás. Miguel Martini (PHS) e Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% cada um. Rafael Pimenta (PCB), Betão (PCO), José João da Silva (PSTU) e Alfredo (PRB) têm 2% cada um. Mineirinho (PSOL), Efraim Moura (PSTU) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% cada um.

Brancos e nulos somam 15%, e 35% estão indecisos.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.264 eleitores de 51 cidades mineiras. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 22754/2010. Os contratantes são a Folha e a Rede Globo.


PESQUISA PARA O SENADO 13 DE AGOSTO 2010:
Mais uma vez o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS) aparecem na frente na disputa para as duas vagas ao Senado Federal. Aécio tem 71% e Itamar 42%. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) é terceiro com 23%.

Pequisa Ibope para o Senado 30 de Julho de 2010:
Na corrida para o Senado, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) lidera a pesquisa com 70% das intenções de voto. seguido de Itamar Franco (PPS) com 39%, Pimentel (PT) com 18% e Marilda Ribeiro (PSOL) com 2%. Alfredo (PRB), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU), José João da Silva (PSTU), Miguel Martini (PHS), Mineirinho (PSOL) e Rafael Pimenta (PCB) tem 1%. O candidato Zito Vieira (PC do B) não teve nenhum voto. Os votos brancos e nulos representam 11%. Estão indecisos 29% dos eleitores.

Matérias Relacionadas:

  1. VÍDEO MOSTRA GROSSERIA DO ASSESSOR DO CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL E VEREADOR DE BH LUIS TIBÉ
  2. HÉLIO COSTA E O GOVERNO LULA ACABARAM COM A BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DOS CORREIOS, O POVO VAI DEIXAR QUE COMPLENTEM O SERVIÇO COM A DONA DILMA? E HÉLIO COSTA VENHA FAZER O MESMO NO GOVERNO DE MINAS?
  3. SOB COMANDO DO PT CORREIOS PROTEGE EX-DEPUTADO PETISTA E PROCESSA EMPRESÁRIO VÍTIMA DE CALOTE DELE
  4. PT ERROU AO NÃO LANÇAR CANDIDATO EM MINAS E DILMA PODE LEVAR UMA SURRA NO ESTADO
  5. O EQUIVOCO DA COLIGAÇÃO "SOMOS MINAS GERAIS", QUE PODE CUSTAR A ELEIÇÃO E MUITO MAIS...
  6. DILMA AINDA NÃO GANHOU E PODE PERDER, SABIA?

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi registrada no TRE/MG sob protocolo nº 54379/2010 e no TSE sob o nº 20792/2010. Foram entrevistadas 1.806 pessoas, entre 26 a 29 de julho.






Pesquisa Senado em Minas, 26 de julho de 2010 DATAFOLHA: Fernando Pimentel (PT), tem 23% e está em terceiro lugar, atrás do ex-governador tucano Aécio Neves (62%) e de Itamar (41%).







NOVA PESQUISA SENADO 18/07/2010: Aécio Neves lidera com 68,2 % das intenções para o primeiro voto. Itamar Franco (PPS) tem 10,3% e Fernando Pimentel 6,8 %. Para o segundo voto, Itamar tem 34,3%, Pimentel 15,2% e Aécio 6,6%.

Thiago Ventura - Portal Uai

Uma pesquisa eleitoral divulgada neste domingo apresenta o senador Hélio Costa (PMDB), candidato da coligação "Todos juntos por Minas", como líder nas intenções de votos no estado. O relatório indica que o peemedebista tem 43,3% contra 21,5% do candidato à reeleição, o governador Antônio Anastasia (PSDB), da coligação "Somos Minas Gerais".

A pesquisa foi feita pelo Instituto Sensus e encomenda pelo PR. Os dados foram divulgados pelo presidente estadual da legenda, Clésio Andrade. Em terceiro lugar na disputa para o Palácio da Liberdade, aparecem empatados José Fernando (PV) e Vanessa Portugal (PSTU), ambos com 2,3%.

No mesmo levantamento, 28,1% dos eleitores estão no grupo dos votos indecisos, brancos ou nulos. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e as perguntas foram feitas em voto estimulado.

Num eventual segundo turno, de acordo com a pesquisa, Hélio Costa venceria com 50,7% dos votos, contra 25,7% de Antônio Anastasia. Brancos, nulos e indecisos somam 23,5% dos votos.

Esta pesquisa gerou mais um embate entre os dois candidatos ao governo de Minas. O PSDB acusou o PR de ter manipulado as perguntas para beneficiar Hélio Costa.

Na votação espontânea, Hélio Costa aparece com 17,9%, Anastasia com 11% e o grupo indecisos, brancos e nulos sobe para 63,7%. Cinco por cento dos eleitores citaram nomes de políticos que não concorrem para governador.

Se no embate para o Palácio da Liberdade o PMDB aparece na frente, nas eleições para senador, quem lidera é o PSDB. O ex-governador tucano Aécio Neves apresenta 68,2 % das intenções para o primeiro voto. Itamar Franco (PPS) tem 10,3% e Fernando Pimentel 6,8 %. Para o segundo voto, Itamar tem 34,3%, Pimentel 15,2% e Aécio 6,6%.

O senador tem mandato de oito anos e neste ano haverá duas vagas para cada estado. Dessa forma, o eleitor terá dois votos. Segundo o Instituto Sensus, considerando a média ponderada dos dois votos, Aécio lidera com 37,4% seguido de Itamar com 22,3% e Pimentel com 11%.

Presidente

José Serra tem 35,5 %, Dilma 34% e Marina 9,2%. Indecisos, brancos e nulos chegam a 19,7%. No segundo turno, o tucano vence com 41% e a petista tem 40,8%.

Os questionários foram aplicados entre os dias 8 e 11 de julho em 53 cidades mineiras. Ao todo foram 1,5 mil entrevistas em 12 regiões do estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 48.064/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob registro 19.485/2010.


Aécio e Itamar são favoritos na disputa pelo Senado em Minas Pesquisa 25 de maio de 2010
Tucano está isolado na frente enquanto ex-presidente vence como 2ª opção

Matérira Relacionada: DILMA AINDA NÃO GANHOU E PODE PERDER, SABIA?

João Gualberto Jr.
Não é à toa que o Senado é tido como uma instituição composta por ex-governadores. Os únicos nessa condição em Minas e que já lançaram seus nomes para disputar, em outubro, as duas vagas da Casa são os favoritos a conquistá-las. É o que aponta pesquisa DataTempo/CP2.

Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) ocupam, nessa ordem, os dois primeiros lugares em todos os cenários analisados. No quesito estimulado - em que os pré-candidatos são apresentados -, foi perguntado aos eleitores quais são a primeira e a segunda opções para senador, já que os Estados vão substituir dois parlamentares. Depois, os dois rankings são somados.

Pelo levantamento, a eleição mais tranquila seria a de Aécio, que vence como a primeira opção nos três cenários. Já Itamar lidera como segunda alternativa em todos os quadros.

No primeiro cenário, os ex-governadores enfrentam o atual senador e pré-candidato ao governo Hélio Costa (PMDB) e o hoje suplente Clésio Andrade (PR). O tucano é a primeira opção de 61,77% dos entrevistados e o ex-presidente da República, a segunda escolha, mencionado por 32,35%. Hélio Costa fica na vice-liderança tanto como primeira quanto para segunda opção. Na soma, Aécio tem 72,88% contra 45,47% de Itamar, 44,45% do peemedebista e 6,41% de Clésio. Portanto, há um empate técnico entre o ex-presidente e Costa.

No segundo cenário, Costa é substituído pelo ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), também pré-candidato da base do presidente Lula ao governo. Aécio é primeira opção de 68,23% e Itamar, a segunda, de 41,70%. O petista fica mais bem colocado como segunda alternativa, escolhido por 14,05% do eleitorado. No acumulado, o tucano recebe 77,68%, o ex-presidente fica com 57,41% e Pimentel, com 17,77%. Nesse quadro, Clésio somou 8,52% das intenções.

No terceiro cenário, o ex-ministro Patrus Ananias (PT) está no lugar de Pimentel. A distribuição é similar. Aécio e Itamar vencem como primeira e segunda opção, com 67,35% e 43,71% respectivamente. O melhor desempenho de Patrus é como segundo candidato, ficando atrás do ex-presidente com 10,43%. Na soma, o tucano lidera com 77,09%, seguido por Itamar, com 59,76%, Patrus, com 14,30%, e Clésio, com 9,10%.

Eleitor ainda não conhece os pré-candidatos
A pesquisa DataTempo/CP2 para o Senado em Minas também foi realizada no quesito espontâneo. Nesse cenário, os nomes dos pré-candidatos não são apresentados. E o resultado revela o desconhecimento do eleitor sobre os possíveis nomes.
Também foi questionado quais são a primeira e a segunda opções do eleitor. Em ambos os casos, a maioria - 38,91% e 44,10%% - disse não saber em quem vai votar ou estar indecisa sobre a disputa. Em seguida, nos dois quadros, disseram não conhecer os candidatos 38,72%, no primeiro, e 42,73%, no segundo.
O ex-governador Aécio Neves (PSDB) é o nome de maior destaque como primeira opção, mencionado por 14,88% das pessoas. Em seguida, são mencionados, com índices mais modestos, Hélio Costa (PMDB), Itamar Franco (PPS) e Fernando Pimentel (PT).
Como segunda opção, lidera a pesquisa o senador Hélio Costa, com 3,92%, seguido de perto por Itamar, citado por 3,77%.
Na soma dos dois cenários, Aécio está na frente, com 16,30% das intenções, contra 6,40% de Costa e 5,20% de Itamar. (JGJ)







Por Rafael Gomes, no O Tempo:
Não é somente a eleição para o governo do Estado que agita os bastidores da política em Minas Gerais. Em 2010, estarão em jogo duas vagas do Estado para o Senado. E a disputa promete ser uma das mais acirradas desde o processo de redemocratização do país, na década de 80. Podemos ter ministros, ex-governadores e até um ex-presidente da República concorrendo entre si. Acrescentando ainda componentes como o apoio do presidente Lula e a escolha do candidato tucano à Presidência, qualquer que seja a lista final de candidatos, pouco pode se prever de como será a disputa.

O PT já se definiu em lançar ao Senado o nome daquele que não conseguir a indicação como candidato ao Palácio da Liberdade. O partido deverá ter o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. Tanto o governo quanto o Senado seriam conquistas inéditas para o PT de Minas Gerais.

Já o PMDB ainda depende de uma decisão do ministro das Comunicações, Hélio Costa - que reforça o seu nome para o governo do Estado. No entanto, a candidatura dele depende de um acerto das direções nacionais de PT e PMDB. Caso o presidente Lula insista na ideia de ter somente um candidato da base em cada Estado - e se em Minas o PT encabeçar a chapa -, o ministro pode tentar mais um mandato ao Senado.

"O projeto nacional se sobrepõe ao projeto estadual. Ele está acima de cidades e Estados no Brasil", disse Patrus Ananias após um recente debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nomes fortes. A definição do candidato do PSDB também passa pela montagem da chapa nacional, mas o partido terá candidatos de peso, qualquer que seja a possibilidade. Caso o governador Aécio Neves não consiga ser o candidato tucano à Presidência, deverá concorrer ao Senado. Nessa hipótese, a eleição dele para uma das vagas é considerada certa, até para os adversários.

Caso Aécio seja o candidato tucano ao Planalto, o senador Eduardo Azeredo deve tentar a reeleição pelo partido. Com Aécio Neves na disputa, restaria a Azeredo uma eleição de deputado, já que o candidato do PSDB ao governo, até agora, é o vice-governador Antonio Augusto Anastasia. Apesar de não ser uma unanimidade no partido, o senador está bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto, o que pode contar a favor.

Outra personalidade que deve acirrar ainda mais a disputa pelas vagas mineiras ao Senado é o ex-presidente Itamar Franco, recém-filiado ao PPS. Ele ainda não se posicionou oficialmente, mas o presidente nacional da legenda, deputado Roberto Freire, vê como certa a candidatura de Itamar. "Ele pode ser candidato a senador, governador e até a presidente da República", afirmou Freire, em visita recente à capital mineira.
Postar um comentário