sábado, 26 de setembro de 2009

Hélio Costa em Sete Lagoas

Do O Tempo. Leiam mais tarde farei um post sobre a vinda do ministro a Sete Lagoas.
O ministro das Comunicações e pré-candidato ao governo de Minas pelo PMDB, Hélio Costa, oficializa hoje seu apoio à candidatura do deputado federal Antônio Andrade à presidência do partido. O anúncio será feito durante um encontro da legenda em Sete Lagoas.

Nos bastidores, a informação é que esse apoio seria uma forma de “manter aberto o diálogo com o governador Aécio Neves”, uma vez que Antônio Andrade é ligado ao PSDB e ao ex-presidente Itamar Franco (PPS).

Segundo uma fonte que não quis ser identificada, a decisão do ministro surpreende porque até agora ele vinha costurando a possibilidade de uma aliança com o PT de Minas para as eleições de 2010, principalmente com o grupo ligado ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

“Talvez ele (Hélio Costa) imagine que o Aécio sendo presidente poderia apoiá-lo para governador porque, se isso acontecer, o Aécio vai ter que fazer uma ampla aliança em Minas”, disse a fonte.

Já segundo o próprio Antônio Andrade, sua candidatura foi um pedido do ministro, cujo entendimento seria de que “o presidente do partido precisa ser alguém que tem contato com a cúpula da legenda em Brasília”. Andrade lembra ainda que, tradicionalmente, o presidente do PMDB de Minas é deputado federal.

Entendimento. Antônio Andrade disputa a presidência do PMDB mineiro com o deputado estadual Adalclever Lopes, que tem apoio do ex-governador Newton Cardoso e defende a aliança com o PT. Ontem a bancada do PMDB entrou no bloco de oposição a Aécio Neves.

Segundo o deputado federal, “foi feito de tudo em busca de um acordo para as eleições internas”. Andrade diz que a intenção era formar uma chapa única, mas, como “esse entendimento não foi possível, a disputa transcorrerá da melhor maneira”.

Para outra fonte que também não quis ser identificada, “é muito cedo para Hélio Costa tomar partido”, uma vez que ambos os candidatos à presidência do PMDB já declararam apoio à candidatura dele.

Nenhum comentário: