segunda-feira, 15 de março de 2010

PSDB tenta diálogo com PMDB


Por Humberto Santos, no O Tempo:
O PSDB de Minas mantém a esperança de contar com o PMDB na eleição deste ano. Pelo menos é o que acredita o presidente estadual do PSDB e deputado federal Nárcio Rodrigues. Hoje, ele e o presidente do PMDB, o colega Antônio Andrade, almoçam juntos para discutir a sucessão estadual.

Para o tucano, o encontro é para "deixar os canais abertos" entre as duas legendas. Nárcio acredita "ser possível caminhar com o PMDB". E Antônio Andrade diz que o PMDB não tem dificuldade de conversar com nenhum partido. "Já conversamos com PT, PR, PCdoB e vamos conversar com o PSDB", declara.

Questionado sobre a difícil possibilidade do PMDB e o PSDB caminharem juntos, já que as duas legendas estão em campos opostos - os tucanos fazem oposição ao presidente Lula e os peemedebistas são opositores do governo Aécio -, Andrade respondeu que "é difícil, mas não impossível". Um acordo entre as legendas mudaria o cenário da sucessão estadual e até o nacional. Recentemente, o ministro e pré-candidato em Minas Hélio Costa (PMDB) criticou a gestão de Aécio no Estado.

Apoio. Independentemente das conversas, a executiva estadual do PSDB reúne-se hoje para referendar seus candidatos: Antonio Anastasia ao governo do Estado, Aécio Neves para o Senado e o governador paulista, José Serra, à Presidência.

De acordo com Nárcio Rodrigues, a legenda também vai discutir ações para apresentar o pré-candidato Antonio Anastasia. "Precisamos dizer quem é, mostrar suas propostas. Isso é tarefa do partido", explicou.

Questionado se as viagens de Anastasia com o governador Aécio Neves ajudariam nessa apresentação, Nárcio afirmou que é isso é uma "consequência natural do êxito do governo".
Outro assunto na pauta dos tucanos é a cogitada chapa "Dilmasia" - campanha no Estado para Dilma à Presidência e Anastasia para governador. Nárcio classifica a possibilidade como um "oportunismo" e que o PSDB tem projeto nacional e fará a campanha casada: Serra e Anastasia.

Nenhum comentário: