terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sobre Caio Dutra, Blog, Participação dos Leitores, Autorias das Ideias e...

(publicada originalmente: segunda-feira, 16 de novembro de 2009, às 18:58)
Telefonei para mandar um abraço para o vereador Caio Dutra (PMDB) que estava no programa do João Carlos e fui supreendido com o fato de ele estar magoado comigo porque publiquei um comentário do contador Aluisio Barbosa. Ele disse que já tinha dito o mesmo há quatro meses, como seu eu estivesse requentando coisas no blog. Assim, segundo me acusou, por questões "partidárias" eu não tinha lhe dado o devido crédito. Aprofundemos a questão.

Caio Dutra tratou no dia 30 de junho de 2009 do imblóglio do fornecimento de alimentação pelo HNSG ao Hospital Municipal na Tribuna da Câmara. Entre os argumentos que ulitizou tem coisas em comum como o que comentou Aluisio Barbosa leitor como ele, deste blog. Então é verdade que Caio já tinha dito o que Aluisio comentou agora? Sim. A questão 1 é, Aluisio tem o direito de dizer o mesmo? A questão 2 é, eu tenho o direito de publicar a opinião de meu leitor se ele dizer o mesmo que o Caio disse? Questão 3, eu tenho que sempre ressaltar, olha "o Dr. vereador Caio Dutra foi o primeiro a dizer isso viu, gente"? Vejamos se é assim que as coisas devem se dar. Em frente.

Contextualizando: O vereador Caio Dutra foi quem me chamou a atenção para a conclusão do relatório feito pela Câmara na semana passada. E havia me passado desapercebido. Mas ele como leitor atento e interessado que o assunto fosse tratado aqui, me telefonou para alertar sobre o relatório conclusivo que acabara de ser publicado pela Câmara.

Bem, aí está a ironia e muito mais como se verá. Acompanhe. O vereador foi quem denunciou o problema do fornecimento de alimentação e tem lutado para por fim a irregularidade confirmada pela Comissão Especial. Ou seja, ele está liderando a questão. É uma luta louvável, mas ele não tem o direito de exigir o domínio - a patente - de argumentos porque foi o primeiro a dizê-los. Vejam acolhi e acolherei sempre a participação do cidadão que eu julgar pertinente ao interesse público, seja ele quem for. No caso o cidadão Aluisio Barbosa, que é contador encaminhou ao blog um comentário que coonestava com as apurações de irregularidades feita pela Comissão Especial de Fiscalização, bem como reforçava com a muito legítima e desejável participação cidadã, o bom trabalho de fiscalização do legislativo. E aí começa a ironia: tal contribuição acolhida pelo blog é positiva para quem??? O vereador Caio que está com... ciúmes bestas.

O vereador Caio Dutra que tenta patentiar argumentos como seu e ignora que eles já se tornaram da sociedade. Pior, ele atacou o blog no programa da Rádio Cultura ao denotar que eu estaria requentando coisas que ele já tinha tratado há quatros meses. Faz tal acusação quando foi ele próprio quem me alertou para o fato novo, a publicação pela Câmara do relatório conclusivo sobre o assunto. Santo Deus! Quanta leviandade.

Mas vamos ao cerne do que o deixou injustamente ainda mais amuado com o blog que foi eu não tê-lo citado como quem disse primeiro, o que o leitor Aluisio comentou no blog. Observação: nem sei se o contador verificou as irregularidades depois que o vereador as trouxe a público ou se já compreendia o erro antes. Não importa, porque mesmo supondo que ele tenha constatado isso a partir do que o vereador revelou para a sociedade, já teria passado a ser de conhecimento público e sem direito de ser patentiado. Mais: o engraçado é que o vereador ao invés de se rebelar contra isso deveria é estar muito safisfeito com a idéia inicial sua ter se propagado. Mas demonstrando pouca maturidade e liderança, ele revela publicamente que está inciumado, carente de ter a sua autoria o tempo todo resaltada.

Se for desse jeito eu também quero algumas dezenas de patentes, por idéias originais, coisas que foram ditas primeiro aqui e agora ouço muita gente citá-las, até porque já ouviram-as de outras pessoas quem nem são leitores. Aliás, uma das forças deste blog está no fato de além de ter grande número de leitores, ter leitores formadores de opinião. Não gosto do termo, mas, vá lá, "quem importa, lê este blog". Volto ao Caio Dutra.

O vereador que reclama que não teve autoria do que disse anotada, foi muito injusto pelo tratamento que recebe aqui. E mais, também pode ser cobrado por que não revelou em alguns momentos; outros sim - exatamente como faz todo mundo - que o blog foi fonte para muitas de suas falas na Tribuna da Câmara. E entre elas está a que o subsidiou no ponta-pé inicial, exatamente, na questão do fornecimento de alimentação para o Hospital Municipal pelo HNSG, ou seja, este post: Hospital Nossa Senhora das Graças seu negócio é alimentação ou saúde? E Prefeitura onde foi parar o seu planejamento?

Quem ler este post publicado aos 11 minutos (00:11) da terça-feira do dia 30 de junho, e assistir a gravação da fala do Caio Dutra (PMDB), na Câmara feita 15 horas depois verá argumentos idênticos, e isso não uma mera concidência. E ele não citou a fonte: "deve ser questão partidária."

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Leonardo,

Sou leitora assídua do seu blog, que assesso no mínimo duas vezes por dia.
Quer concordemos com o seu ponto de vista ou não, é preciso admitir que seus posts se tornaram uma das melhores (senão a melhor) forma de nós, cidadãos setelagoanos ficarmos sabendo o que realmente acontece na cidade, sem a habitual cortina de fumaça que tenta camuflar, maquiar ou até mesmo esconder a realidade.
Me desculpe por fazer um comentário anônimo, mas quero acreditar que chegará um tempo em que toda a forma de expressão será respeitada e que poderemos nos manifestar sem qualquer tipo de receio.

Parabéns pela coragem!