sábado, 1 de maio de 2010

LULA POPULISTA E EGOCÊNTRICO

Introdução Marilza:
Em sua coluna da Revista VEJA, publicada neste sábado, Maílson da Nóbrega, reportando-se a importantes líderes e fatos históricos, que marcaram a transformação no mundo e no Brasil, expõe de forma clara, alguns "equívocos", ou melhor, "trapaças" nos discursos populistas do Lula que quer ser o centro de todas as transformações...
A seguir, leia o artigo:
*
Quem descobriu o Brasil? Lula ou Cabral?
"A história reconhecerá Lula pelas corajosas decisões de preservar a política econômica – que condenava – e de não buscar o terceiro mandato"
Os menos avisados que escutam Lula podem pensar que fomos descobertos em 2003, e não em 1500. Seus discursos buscam deslustrar seus antecessores e propagandear o que entende como seus feitos. Não exagera a ponto de reivindicar a glória do descobrimento, mas chega perto. Diz que mudou o Brasil.
Lula se gaba de ser o autor das boas transformações do país. É o que disse na Bahia, em março passado: "Este país começou a mudar, e isso incomoda muita gente". Bajuladores não faltam, como o que lhe atribuiu o epíteto de "nosso guia".
No lançamento do PAC 2, Jaques Wagner, governador da Bahia, disse que "Lula está refundando o Brasil". Para a então ministra Dilma Rousseff, "este é o Brasil que o senhor, presidente Lula, recuperou para nós e que os brasileiros não deixarão escapar de suas mãos". Adulado e popular, Lula se imagina o marco zero.
Mudanças como essas não acontecem em curto prazo. A Europa começou a emergir no século XV – suplantando a China e o mundo islâmico, até então centros de inovação e poder –, mas o processo de sua ascensão se iniciara muito antes, com destaque para a Carta Magna inglesa (1215) e para o Renascimento, que começou no fim do século XIII.
Antes, mudanças ocorreram em áreas cruciais: cultura, sociedade, economia, política e religião. Copérnico, Vesálio e Galileu criaram a ciência moderna, abrindo caminho para o avanço tecnológico. Gutenberg revolucionou a imprensa. Depois, a reforma protestante de Lutero (século XVI) e a Revolução Gloriosa inglesa (1688) se tornaram fonte do moderno sistema capitalista e do predomínio econômico e militar do Ocidente.
Indivíduos à frente de seu tempo contribuíram para mudanças ciclópicas. Entre 1776 e 1787, os pais fundadores da nação americana – os que participaram da Declaração de Independência, da Revolução ou da elaboração da Constituição – moldaram os princípios formadores dos alicerces sobre os quais se erigiria seu grande futuro.
Felipe González, o governante socialista espanhol (1982-1996), abandonou velhas ideias e conduziu reformas estruturais, incluindo ampla privatização. Preparou seu país para a integração europeia e para longo ciclo de crescimento. Margaret Thatcher reverteu a trajetória de declínio da Inglaterra. Ronald Reagan renovou o capitalismo americano.
O Brasil tem seus líderes transformadores. Entre outros, José Bonifácio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. No período militar, sobressaem Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, este em grande parte responsável pelo fim pacífico do autoritarismo.
Ao proclamar-se o início de tudo, o presidente presta um mau serviço à história e aos brasileiros que gostam de ouvi-lo. Despreza o papel de Tancredo Neves na transição para a democracia, sem a qual não teria chegado ao poder. Obscurece a participação de Fernando Henrique Cardoso na construção da plataforma de lançamento da qual decolou.
Lula gostaria de ser lembrado como um Getúlio ou um Juscelino, mas creio que a história – a quem cabe apontar o lugar dos atores políticos – o reconhecerá pelas corajosas decisões de preservar a política econômica – que condenava – e de não buscar o terceiro mandato. Evitou, assim, o retorno da inflação e o abalo das instituições políticas, que precisam de tempo para se consolidar.
... leia mais aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

DESCULPE NÃO COMENTAR A MATERIA, POIS OUTRO FATO SE FAZ PRESENTE NO MOMENTO. SEXTA 30/04 EM UM ATO PUBLICO ORDEIRO, JUSTO E LEGÍTIMO, OS SERVIDORES PUBLICOS DE SETE LAGOAS, FORAM SURPREENDIDOS COM A CONVOCAÇÃO DA POLICIA MILITAR, MAIS DE 05 CAMBURÕES, FORAM CHAMADOS PARA OS SERVIDORES. CERTAMENTE TAL ATITUDE FOI TOMADA PELO SECRETARIO DO MAROCA E CECE, SR "BETO CHACRINHA", ESTE SUJEITO QUE HOJE RECEBE SEU SÁRIO PAGO PELO POVO INDEVIDAMENTE POIS É APOSTILADO COMO SECRETÁRIO MUNICIPAL,"TOALMENTE ILEGAL". O PIOR QUE ESTA ATITUDE ELE TAMBEM TOMOU QUANDO ERA SECRETÁRIO NA GESTÃO DE CECE. FAÇO UM APELO A TODOS OS POLÍTICOS QUE PRETENDEM OCUPAR UM CARGO PÚBLICO QUE SE MANIFESTE PUBLICAMENTE CONTRA A VOLTA DO CORONELISMO EM SETE LAGOAS. A POLITICA EM SETE LAGOAS TEM QUE SER REPENSADA EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A NOSSA CIDADE , QUE DEVE COMEÇAR PELA VALORIZAÇÃO DO VERDADEIRO SERVIDOR PÚBLICO. QUEM PODE MAIS A PM OU O MP ???
FORA CECE E SEUS DICÍPULOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. PROVIDENCIAS JÁ! REPASSE ESSE ESTADO DE COISA AO SEU CANDITADO AO GOVERNO DE MINAS "ANASTACIA".

Anônimo disse...

Dia 30/04 foram 5 camburões para os funcionários que manifestavam e manifestação justa, afinal os servidores públicos municipais estão ganhando 465,00 menos que o salário do governo, hoje dia 03/05 a polícia militar fora chamada para atender ao ilustre prefeito como se ele estivesse sendo ameaçado por bandidos de alta periculosidade, pois os policiais estvam de coletes à prova de bala e pasmem senhores:ESCOPETA, isso mesmo, ESCOPETA EM PUNHO, amanhã dia 04/05 nova reinvindicação será feita e do modo como as coisas andam espera-se no mínimo FUZIL AR15 E HELICÓPTEROS COM METRALHADORAS para os funcionários.

Anônimo disse...

Então; eu estive na câmara no dia 04, fiquei decepcionada com a atitude dos vereadores com relação aos servidores.
Apenas 04 falaram em favor dos servidores, o restante entrou mudo e saiu calado.
A camara estava lotada de servidores. Nesses meus mtos anos de prefeitura nunca vi os servidores tão revoltados com a adm. Também pudera, nada acontece,nem para o servidor nem para o povo. As ruas estão esburacadas as praças parecem mais uma plantação de braquiara, alem da sujeira claro, fora o resto, que nem compensa repetir.
To achando que essa revolta não vai acabar bem não. Os servidores irão até as ultimas consequencias.
Cuidado prefeito, voce esta colhendo o que plantou, o feitiço esta se voltando contra vc.

ass. A Rainha mãe

Anônimo disse...

PARABENS RAINHA MAE PELO SEU COMENTARIO FORAM SO QUATRO MESMO MAS O DR CAIO DUTRA FOI MESMO O QUE MAIS SE DEDICOU AO FUNCIONALISMO, MAS AQUELE MARCELO DA COPERSELTA SO FICA EM CIMA DO MURO VOCE NAO ACHA ?????///// FUNCIONARIO ATENTO>