quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EXCLUSIVO - Diretor do SAAE diz que controle da qualidade da água é feito "no olho" e admite que água suja cai no sistema de distribuição da cidade

Entrevistei, em campo - na casa de maquina do SAAE próximo ao PA Central- um dos principais executivos da instituição, o Diretor do SAAE, Sr. Diomedes, e ele contou e mostrou, na prática, como é o processo de manipulação da água que chega as nossas casas pela Autarquia sete-lagoana. É assombroso saber oficialmente o que eu já tinha quase certeza: água que todos em Sete Lagoas consumimos não tem controle científico, mas "NO OLHO". Santo Deus!, será que agora sabendo oficialmente disso a cidade vai continuar tolerando isso??? Com tudo se acostuma?


Eu ia perguntar quantas pessoas que não tendo dinheiro para comprar água mineral são obrigadas a consumir essa água, mas a verdade é que mesmo aquelas pessoas que fazem até comida com água mineral, consomem de alguma foma essa água suja. Afinal para tudo precisamos de água. A falta mais grave que a própria escassez do bem é a sua falta potabilidade - falta de qualidade -, senhores e senhoras. Chega, é preciso dar um basta nisso.
Deve haver uma intervenção humanitária em Sete Lagoas. Se as autoridades aqui não fazem nada, sejam os vereadores, prefeito é preciso como me disse o próprio promotor de justiça buscar outras instâncias. Temos que agir, não é possível tolerar mais isso. É uma vida precária. Onde alguns tem o privilegio de receber água de melhor qualidade, como os vereadores que tem para si 15 copinhos semanalmente da água especial do SAAE, aquela que é envasada e tratada especialmente com pode ver descrito no texto em vermelho. Para nós essa água controlada "no olho". Leiam a descrição e depois assistam e leiam a entrevista do diretor do SAAE:
A água, após ser bombeada passa por várias etapas, com filtros, inclusive barreira ultravioleta com lâmpada específica para matar germes e bactérias, dando ótima qualidade à água. “A água produzida e nesse sistema de abastecimento bateu em qualidade e sabor uma água mineral que é comercializada em Sete Lagoas, provando mais uma vez que a água fornecida pelo SAAE é de ótima qualidade”


Diretor do SAAE - Á água começou a ficar turva, o zelador fica e, ele viu que água começou a mudar a cor.
Blog Leonardo Barros - É ele observa pelo no olho?

Diretor do SAAE - NO OLHO.
Blog Leonardo Barros - Ele já conhece.

Diretor do SAAE - Ele joga água fora. Desvia água do sistema. Existem poços que sujam.

Blog Leonardo Barros - Quando eu cheguei aqui ele tava dentro do negócio COMO ELE SABERIA DISSO – ele [zelador] tava dentro do quartinho.

Diretor do SAAE - É... Onde água cai, ela vem pelo um tubo. VOCÊ TEM QUE VER ÁGUA ANTES DELA ENTRAR NO SISTEMA.
Blog Leonardo Barros - Como eu faço para ver á água antes dela entrar nos sistema, tem como você me mostrar?

Diretor do SAAE – Tem como.

Diretor do SAAE - Aquela não entrou no sistema, ta saindo do poço.

Blog Leonardo Barros – Certo, aquela água ta saindo do poço.

Diretor do SAAE - Então o zelador tem que constantemente vir aqui

Blog Leonardo Barros - Quer dizer o zelador...

Diretor do SAAE - Olha a cor daquela água

Blog Leonardo Barros - Olhar a cor daquela. Se ele estiver turva, ai o que ele faz?

Diretor do SAAE - Desvia aquela água. Ela não cai no sistema. Joga aquela água fora.


Blog Leonardo Barros - E A QUE JÁ CAIU???


Diretor do SAAE - É... O POQUINHO QUE JÁ CAIU ENTRA.


Blog Leonardo Barros - A que já caiu entra. O pouquinho que já caiu entra.

Diretor do SAAE - Mas ele constantemente. Ela não suja assim duma hora para outra, começa dar sinal que vai. Então o zelador vem já vira o registro e já tira ela do sistema.

Blog Leonardo Barros - Interessante quando eu cheguei, o William, só curiosidade, ele tava dentro do quartinho ele não tinha como ver, mas deve ser um descuido dele naquele momento.

Diretor do SAAE
- Não constante ele vem aqui e olha...

Blog Leonardo Barros - A tá, entendi.

Diretor do SAAE - Não é comum sujar.

Blog Leonardo Barros - Tá

Diretor do SAAE - Não é comum.

Blog Leonardo Barros - Mas de vez em quando acontece.

Diretor do SAAE - É! Existe, Existe. Principalmente período chuvoso.

Blog Leonardo Barros - Principalmente período chuvoso, interessante?

Diretor do SAAE - Período seco assim...

Blog Leonardo Barros - Quer dizer, que o processo é a olho nu, se ele percebe que água ta turva ele desvia pra outro lugar.

Blog Leonardo Barros - Olha que curioso gente, interessante: água é observada a olho nu, em caso ela estando cristalina como aquele ali segundo, o Diomendes, ela é mantida no sistema, se caso ela ficar turva o operador desvia a água para outro lugar. É isso mesmo?
Diretor do SAAE - Joga ela fora.

Blog Leonardo Barros - E é feito a olho nu?.

Diretor do SAAE - É isso é feito a olho nu.

Blog Leonardo Barros - É FEITO... A OLHO... É FEITO A OLHO NÚ. REPETE PARA AS PESSOAS OUVIREM. BEM ALTO.
Diretor do SAAE - É FEITO A OLHO NÚ!

2 comentários:

Paulão disse...

è leo vc não é facil não, é isso mesmo temos que mostrar o lado podre desta administração, acabar com este bando de incompetentes.....parabens e que vc não se venda tambem....

ams disse...

gostaria muito que voce leonardo barros filmasse o que está acontessendo com o esgoto que cai na elevatoria do iporanga 2 que está sem sua bomba . O esgoto está caindo perto de uma nascente de agua que está numa area de preservação hambiental e as pessoas do bairro está pegando essa para beber .

obrigado