quinta-feira, 15 de abril de 2010

VEREADOR PÃOZINHO DE BETIM SOFREU ATENTADO

Por Landercy Hemerson - Estado de Minas:

O vereador José Afonso de Oliveira (PV), de 40 anos, o Pãozinho, de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi alvo de um atentado no começo da noite de quarta-feira, quando seguia por uma estrada vicinal em Vianópolis, numa área rural da cidade. O veículo Astra que ele dirigia, carro oficial do legislativo municipal, foi atingido por pelo menos cinco tiros. Uma das balas estilhaçou o vidro traseiro. Oliveira estava sozinho e escapou ileso.

Muito assustado, José Afonso seguiu para a área central da cidade e ligou para colegas da câmara. Acompanhado de outros vereadores, foi à 174 Companhia da Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência. “Ele estava bastante abalado e não conseguiu dar detalhes do atentado. Contou que seguia pela estrada próxima à Fazenda Vale Verde, depois de uma visita em Vianópolis, que é sua base política. Então percebeu a aproximação de uma moto e em seguida os tiros. Sequer deu para ver quantas pessoas estavam na motocicleta”, explicou o vereador Daniel Costa (PT).

Na quarta-feira mesmo o carro usado pelo vereador José Afonso foi periciado e o caso encaminhado ao plantão da 8ª Delegacia Seccional de Betim para apuração. “O Pãozinho é uma pessoa muito querida, um cidadão pacato. Não dá para imaginar o que motivou o atentado”, disse Daniel.

No entanto, o político atravessa um momento turbulento em seu mandato, com denúncias de aumento de patrimônio e recebimento ilegal de salários, acusações que vinham sendo rebatidas por ele.

Em agosto de 1997, a história política da cidade foi manchada por um outro atentado. O então prefeito Jesús Lima (PT) participava de um evento público quando foi metralhado. Bastante ferido, ele ficou por longo período internado e reassumiu o cargo meses depois. (colaboraram Thobias Almeida e Carolina Mansur)

Nenhum comentário: