terça-feira, 30 de junho de 2009

O Vereador Reginaldo Tristeza Pode Sofrer Representação Por Quebra de Decoro Parlamentar


Vejam inicialmente como têm se comportado o vereador Reginaldo Tristeza e a secretária Maria Lisboa, por esses procedimentos a seguir. A secretária em entrevista ao jornalista João Carlos de Oliveira da Rádio Cultura o vereador na Tribuna da Câmara:

Maria Lisboa: “ELE É UM VEREADOR DA ÁREA DE EDUCAÇÃO; TEM UMA PREOCUPAÇÃO QUE EU LOUVO — EU GOSTO DO VEREADOR REGINALDO, DO ESTILO BATALHADOR E DE LUTA.”

Reginaldo Tristeza: “FORA LISBOA!”

Comento
Sem saber que dessa fala da professora eu escrevi “Mas, suponho, ela [Maria Lisboa] deve ter melhores princípios para conceder-lhe [Reginaldo Tristeza] o respeito que ele não lhe dá. A fala dele eu já conhecia.

Elegemos parlamentares para desrespeitarem, humilharem e chutarem a ética? Creio que não, não é verdade? Mas essa tem sido a repetida atitude do vereador Reginaldo Tristeza em relação a nossa secretária de educação Maria Lisboa. Enquanto a secretária trata o vereador com grande deferência. “Ele é um vereador da área de Educação; tem uma preocupação que eu louvo — eu gosto do vereador Reginaldo, do estilo batalhador e de luta”, diz ela. Assistimos a ele lhe chutá-la, numa tentativa de esmagá-la, destruí-la e humilhá-la, como ficou claro em um recente pronunciamento seu na Câmara, ao dizer: “Fora Lisboa”.

Muito pior do que isso, muito. Não faz tanto tempo assim assistimos a um fragrante de sua falta de decoro parlamentar ao expor na Tribuna da Câmara um diálogo telefônico que ele teve com a secretária de Educação. Revelou a conversa: “Ela chamou os professores da Escola Municipal Helena Branco de mafiosos.” E mais: Ele ainda confessou: “Eu ainda repeti o que ela falou ao telefone comigo para que todos do meu gabinete pudessem ouvir. Ela os chamou de mafiosos”.

Bem, tudo isso vem acontecendo dentro da Casa do povo. E como a secretária é uma mulher que não se verga fácil. Há um absurdo silêncio na Instituição diante da violência e falta de decoro parlamentar. O incomodo que começa a aparecer vem da sociedade. Começa-se a questionar se esse é comportamento também outros vereadores, como me perguntou um funcionário de uma rádio local. Bem, estamos diante uma fragrante falta de decoro parlamentar e agressividade absurda desse senhor Reginaldo Tristeza e pelo que fui informado hoje ele poderá sofrer uma representação por quebra de decoro parlamentar. A Câmara Municipal de Sete Lagoas vai continuar assistindo a secretária ser pisoteada para ele apareça? Não, a instituição não pode aceitar o desrespeito e a violência sob pena de se transformar com o silêncio cúmplice no espaço da tirania que esmaga.

Questão: esse comportamento do vereador Reginaldo Tristeza representa o padrão de comportamento dos vereadores de Sete Lagoas? Eu ainda acho que não.

PS.: A professora Maria Lisboa teve a humildade para reconhecer que deveria ter empregado outros termos e até se desculpar. Eu pergunto o vereador tem humildade para admitir que errou? Sinceramente, eu duvido. É bom ficar claro: um erro não justifica o outro.

PS2.: Estou pegando no pé de Reginaldo Tristeza? Não, estou expondo uma violência que vem acontecendo. "Os fatos são fato não são fetos" inclusive acabei de rever a gravação da fala do vereador na Tribuna da Câmara no dia 03 de fevereiro é uma contunde falta de decoro do parlamentar. Bem, pensem o que quiser, os fatos estão aí expostos.. Maria Lisboa tenha os erros que tiver afinal somos mesmos seres imperfeitos, não se pode aceitar que ela sofra tamanha e reiterada agressão sem que se faça nada. E QUEM É PERSEGUE QUEM MESMO? nA PERGUNTA DO JORNALISTA JOÃO CARLOS FICA CLARO, REPAREM: "SERIA UMA CAMPANHA DO VEREADOR REGINALDO TRISTEZA, PARA AFASTÁ-LA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO". QUER DIZER, TÁ TODO MUNDO ENXERGANDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO!

A seguir a entrevista da secretária ao Jornalista João Carlos de Oliveira no Jornal Centro de Minas, com intervenções minhas em azul.

*
O embate entre o vereador Reginaldo Tristeza e a secretária Municipal de Educação, Maria Lisboa, tem ganhado muita repercussão na imprensa local e no meio da comunidade. Ao participar do programa Sem Censura da Rádio Cultura, Maria Lisboa se mostrou muito tranquila e equilibrada em suas falas. Muitos esperavam que a secretária se exasperasse e desse alfinetadas no vereador, mas foi uma entrevista de alto nível, como condiz a uma pessoa culta e que ocupa um cargo tão importante na área da Educação.
Maria Lisboa avaliou que o que existe não se trata de um confronto e sim um conflito entre seu modo de ser e agir com a Câmara de Vereadores e com palavras que mais pareciam um tapa de luva disse que gosta do estilo batalhador do vereador Reginaldo Tristeza e que ambos têm temperamentos fortes e visam melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal; No entanto, a secretária disse que o que gera descontentamento é o não atendimento a pedidos de vereadores e que esta prática não condiz com o projeto de democratização do ensino proposto pelo prefeito Maroca.

JC: A imprensa local, recentemente, estampou uma manchete: “Fora, Maria Lisboa”; seria uma campanha do vereador Reginaldo Tristeza, para afastá-la da Secretaria de Educação. Como você assimilou este fato?
Lisboa: Há vários ângulos para nós analisarmos. Primeiro é a questão de uma política que estamos desenvolvendo em que temos definido critérios, normas para o atendimento geral da população, porque os nossos processos, conforme o programa do prefeito Maroca, visam a democratização e democratizar, para mim, significa atuar conforme critérios, normas tipo o que um pode todos podem. Antes sempre havia um grupo que conseguia chegar à Prefeitura, à Secretaria e manter muitos privilégios, muitos atendimentos personalizados e uma comunidade que ficava distante e silenciosa não era atendida porque sempre estes privilégios alcançavam algumas pessoas. Quando você define critérios e normas, enfrenta problemas sérios. Em relação ao vereador Reginaldo, acho que existe o problema do próprio temperamento dele — ele é um vereador da área de Educação; tem uma preocupação que eu louvo — eu gosto do vereador Reginaldo, do estilo batalhador e de luta. O Reginaldo vê as mazelas todas da área de Educação. A escola pública pode ser de muito melhor qualidade e ele é um batalhador por estas condições, mas, às vezes atropela.”

JC: Esta ‘trombada’ entre você e o vereador Reginaldo Tristeza tem que tipo de conotação, na sua visão?
Lisboa: Não sei se por ter urgência, não sei se do ponto de vista em querer que se faça de uma determinada forma e talvez pelos nossos temperamentos muito próximos tenhamos ‘trombado’ em alguns momentos. Mas, acho que o Reginaldo vai perceber, com o tempo, que estamos do mesmo lado, lutando pela melhoria da Educação — eu com o nível de responsabilidade como secretária, como Executivo e ele com outro nível de Legislativo — então, às vezes, estas funções que são muito diferentes podem trombar. Mas, não vejo, em momento nenhum, que o vereador Reginaldo se torna um desafeto. Pelo contrário, é um batalhador.”

Tenho muita dúvida professora se algum dia se esse senhor vai admitir o valor do seu serviço para a Sete Lagoas. Para reconhecer a grandiosidade da sua contribuição tem que honestidade intelectual e enxergar longe.

JC: Este confronto público desgasta seu ânimo de trabalho ou sua imagem junto ao governo municipal?
Lisboa: Não acredito. Acho que realmente tenho a confiança do prefeito Maroca
— o tempo todo ele tem demonstrado e fala sobre isto — na verdade cumpro um programa, um compromisso que ele assumiu durante a campanha. Então, tenho a certeza que o prefeito tem uma confiança muito grande no meu trabalho. Em relação ao desgaste público, digamos assim, administrar é uma missão muito ingrata — quando .a gente administra tem a certeza de que sempre vai agradar uns e desagradar a outros — o que a gente tem que equilibrar aí é agradar a muitos e desagradar a poucos — este é o equilíbrio, mas, sempre haverá aqueles insatisfeitos. Esta oposição acaba congregando os insatisfeitos e os insatisfeitos se manifestam mais — eles gritam e colocam suas questões até como forma de pressão, e os satisfeitos costumam ficar em silêncio.”
Aqui o entrevistador sente que a violência pode acabar com o animo da educadora.

JC: Os insatisfeitos, como você mesmo disse, põem a boca no trombone. Mas, você sente aceitação ao seu trabalho?
Lisboa: Temos visto, dentro da rede municipal, diretores, professores, na própria Secretaria funcionários que estão considerando que viemos para uma mudança e uma mudança muito salutar, para uma mudança dentro de uma organização, de formulação de critérios. Temos os insatisfeitos que têm o direito de reclamar, de dizer que as coisas não caminham da forma como gostariam. Mas, o que mais me assusta nesta questão é que normalmente a denúncia ou a crítica recai muito sobre o meu modo de atuar — o Reginaldo disse que sou até sem educação. Não é bem isto. Meu modo de atuar é veemente, enfático, incisivo e acho que este modo assusta. Se não gostei digo que não gostei; se é para dizer que não pode, digo e não douro muito a pílula. Então, esta denúncia sobre meu modo de ser me deixa com uma interrogação muito grande. E só isto? Será que o modo de ser tem que ser prioridade em cima da ação, das realizações, da forma como as coisas estão sendo conduzidas?

O chefe de gabinete do prefeito me disse que sexta-feira teve um grupo que preocupado em garantir que a secretária permaneça fazendo o trabalho foi ao gabinete levar o seu apoio a secretária.

JC: Você sente que o confronto é entre Maria Lisboa x Reginaldo Tristeza ou Secretaria de Municipal Educação x Câmara Municipal?
Lisboa: Na verdade o confronto entre Executivo e Legislativo, ou seja Secretaria e Câmara existiu também no passado com outros vereadores, em função um pouco desta questão de quando você define critérios e normas e você não pode atender a determinados pedidos. Toda vez que alguém não é atendido fica insatisfeito e, sobretudo, aí vem a questão da forma, quer dizer, não atender com uma certa veemência fica ainda mais difícil das pessoas aceitarem. Esta dificuldade seria mais conflito e não confronto; acho que é mais conflito de atribuição, de formas de conduzir a questão educacional — os vereadores têm direito de pensar a Educação e de desejar uma Educação de melhor qualidade — mas, eles pensam isto dentro de uma determinada forma: Este conflito está presente, mas não há confronto com a Câmara. Até porque sou, por princípio, absolutamente democrática; o eixo norteador da minha atuação é a democratização da sociedade como um todo e acho que o Legislativo é peça fundamental no processo democrático.

A secretária está certa, a reclamação em relação a sua forma está em boa medida ligada ao não atendimento de interesses.

JC: Eleição de diretor e vice foi uma promessa de campanha do prefeito e algo há muito aguardado por toda a área de Educação. Em que pé está este assunto?

Lisboa: Está indo bem. Agora está na Câmara de Vereadores, para regulamentar— o processo está bem exatamente porque as próprias normas da eleição foram muito discutidas por comissões, com os sindicatos, SindUte, UNSP, com os próprios diretores. Não será um processo imposto pela Secretaria de Educação ou pelo prefeito, mas sim um processo construído junto com a categoria e com a comunidade que desejam muito esta eleição. A liderança de um diretor de escola é muito importante. E não é só a liderança; aquele diretor que se dispõe a participar de uma eleição está dizendo do compromisso que está assumindo com aquela comunidade e escola. E aqueles que expressam sua confiança, através do voto, na figura do diretor que será eleito também modifica a relação entre os que confiam numa pessoa e a pessoa que vai chefiar. Isto para a escola é muito importante dentro do nosso projeto chamado Democratização da Escola e de busca de uma maior autonomia da escola.

Estou cancelando a proposta de serviços aos vereadores

Na correspondência que vai a seguir fiz uma oferta de serviços a alguns de nossos parlamentares, porém estou cancelando definitivamente a proposta. Sim, em nada esse trabalho iria comprometer a minha independência, porque como já devem ter percebido separo bem as coisas. E mais: como disse antes aqui seria um Informe Especial (Publicitário, com custos para fazê-lo) e ainda assim eu manteria a postura crítica, mas enfocando apenas o melhor que cada um tem no sentido entender e revelar com sinceridade as qualidades próprias. Algo parecido com o que o Grupo Abril faz em seus Informes Publicitários sobre uma área empresarial e outra. Mas, tomei a decisão de cancelar. Agradeço a receptividade dos vereadores, mas não executarei esse trabalho. A seguir a correspondência:

Sete Lagoas, 22 de junho de 2009

Gabinete do vereador ___________________________

Prezado ______________________________

Seja Bem-Vindo! Parabéns por incluir-se no Especial A Câmara e os Seus Parlamentares

O que você tem de melhor? É isso que o Especial pretende descobrir e revelar para a cidade. Será que você não tem alguns tesouros escondidos? É o que vamos garimpar. Porque imagem não se inventa revela-se. E para revelar é preciso descobri-la

Essa será uma tarefa deste Especial que além de ser um trabalho que vai fortalecer a sua imagem e credibilidade ele, acredite, vai ajudar você a se conhecer mais, fortalecendo suas potencialidades. Isso parece muito ambicioso? Mas é o que esse trabalho tem de especial é isso: ir além e surpreender. Se fosse apenas para fazer uma matéria simpática alguns dados serviriam. Mas isso não dá credibilidade e nem marca porque é superficial. Ah, claro: tem que ser um esforço conjunto parlamentar e produtor. E certamente será, porquê você quer fazer a diferença, não é mesmo?

O esforço conjunto será para sair do lugar comum e contar uma pequena parte da sua história que faça cidade se orgulhar de você e perceber ainda mais o seu valor como seu representante.

A seguir a seqüência do trabalho.

Etapas do Trabalho:
1- Reunir para acordar a programação;
2- Entrevistar o parlamentar;
3- Ouvir as pessoas que o vereador indicar, fazer visitas de campo para conhecer ações específicas, parceiros e etc. etc.;
4- Coletar o seu material: fotos, filmes, artigos, enfim aquilo que for relevante;
5- Elaboração do Especial e publicação no Blog.
6- Benefícios adicionais: Filmes seu no blog – internet, seu nome aparecerá nos primeiros lugares de pesquisa do Google - provavelmente será o primeiro, haverá links com projetos e Leis de sua autoria nos Sites da Prefeitura e Câmara, envio por e-mail, você poderá reproduzir a matéria em jornais seu ou não.

É isso amigo, será um prazer serví-lo!

Hospital Nossa Senhora das Graças seu negócio é alimentação ou saúde? E Prefeitura onde foi parar o seu planejamento?


Leitores me pedem que eu fale a respeito do fornecimento de alimentação do Hospital Nossa Senhora das Graças ao Hospital Municipal. Vamos lá, como negar-lhes? Há algumas questões a analisar aí: 1) fez-se um convênio sem licitação porque segundo me disse Admilson Moura, administrador do hospital, sendo uma instituição filantrópica o HNSG não carecia fazer licitação pública para ser o fornecedor; 2) há uma enorme chiadeira por parte das pessoas que recebem a alimentação, que não gostaram da troca dizendo que a qualidade piorou...; 3) apesar de ser do interesse do HSNG a parceria ela significou uma enorme dor de cabeça para diretoria do HSNG: suspeições, despediu de tempo e energia para lidar com problemas alegados por quem recebe a comida, supostas sabotagens e ainda tem que responder a imaginária ou real, não sei, possibilidade transmissão de infecção hospitalar de hospital para hospital.

Há muito coisa aí, não é mesmo? Mas a primeira questão é: o negócio do Hospital Nossa Senhora das Graças é fornecer alimentação? Não é. Ter essa atividade então não desfoca do negócio principal que é fazer saúde. Também não retiraria energia ainda que não houvesse nenhum dos problemas que estão cotidianamente amolando? Para mim a resposta é um óbvia. O que vejo é um perfeito conflito de interesse com a atividade fim do Nossa Senhoras Graças.

E vejam essa parceria está sim provocando uma imensa depreciação na imagem do hospital comanda pela Irmandade Nossa Senhora das Graças e me parece que isso não está sendo levando em conta. Significa que já há uma perda de percepção do que vale e o que não vale ser feito pela organização hospitalar.

Mais: isso macula e apaga a tão importante obra que fora e é levada a cabo pelo executivo Admilson naquele hospital. Assim, além do prejuízo em imagem pode se ter somado a perda de credibilidade que é o grande capital para maiores avanços. Ah, e qual é seria o custo valor e imagem de uma acusação potencial de transmissão de infecção hospitalar, ainda que isso seja, não sei como já disse, impossível?

O lado público
Mas deve se ver a questão também pela perspectiva do poder público local. Ao mudar de fornecedor a prefeitura economizou cerca de R$ 2 em cada refeição o que é bom. E aí vem o mas... e qual são esse mas...? Por que dirigiu-se a busca de um fornecedor e não a uma licitação com mais competidores, o que em tese poderia trazer mais economia? E ainda: não se calculou os riscos e desgastes que tal parceria poderia representar nas vários ângulos? Sim, me parece que houve até as melhores das intenções: ajudar o hospital e ainda registrar uma economia pública interessante para o município.

Bem, não há o que censurar na intenção, agora o há em relação a pouca maldade para avaliar melhor as variáveis envolvidas e mesmo processo de aquisição do novo fornecedor. Vejo que é preciso ampliar o escopo de visão e buscar ser eficaz sendo também eficiente. Explico: não basta querer fazer o certo fazendo ineficientemente o planejamento e a execução. Dito essas coisas bastante singelas aproveito para dizer ao amigo Admilson Moura que este é o meu feedback a ele.

Tucano apresenta denúncia contra Sarney

Veja.com:
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou nesta segunda-feira denúncia contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AL), por causa das recentes denúncias de irregularidades na instituição e pediu abertura de investigação contra ele no Conselho de Ética por quebra de decoro. No plenário, Virgílio afirmou que Sarney "não tem mais a mínima condição moral" de permanecer à frente da Casa. "Quero a saída de José Sarney da presidência do Senado", disse.
O líder do PSDB afirmou que espera que a denúncia seja transformada em uma representação contra Sarney, com o aval do PSDB. Individualmente, Virgílio não pode apresentar representação, o que cabe ao partido. Ele ainda pediu a demissão do serviço público dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi e solicitou a investigação de todos os primeiros-secretários e presidentes da Casa que trabalharam com Agaciel.
Sarney é um dos parlamentares citados entre os que teriam parentes beneficiados por meio de atos secretos adotados para criação de cargos, nomeações e aumentos salariais na Casa, conforme denunciou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Além disso, o esquema de crédito consignado no Senado, alvo de investigação da Polícia Federal (PF), inclui entre seus operadores José Adriano Cordeiro Sarney, neto do peemedebista. Leia mais

Planalto quer opinião de internautas sobre blog da Presidência

Da Folha Online:
O Palácio do Planalto quer a opinião dos internautas sobre blog da Presidência da República, que deve estrear em julho. Para isso abriu uma consulta pública na internet com várias perguntas aos internautas.
De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o objetivo é saber o que os internautas esperam do blog tanto em relação ao conteúdo quanto à parte técnica.
A página de consulta ficará no ar até 7 de julho. O preenchimento do questionário é anônimo, segundo a secretaria.
"No Brasil, não existem informações atualizadas, mas algumas estimativas apontam entre um e dois milhões de blogs ativos, aqueles que são atualizados ao menos uma vez a cada três meses. E 75% desses blogueiros são jovens de até 25 anos de idade, que não querem mais ser apenas consumidores de informação, mas também produtores e disseminadores de palavras e imagens. É a essa imensa rede que a Presidência da República pretende se conectar, por intermédio do Blog do Planalto", diz a secretaria.

Ganha o mundo a fama de "pé-frio" de Lula

Ganha as Américas a fama de “pé-frio” do presidente Lula. Balbina Herrera, candidata do popularíssimo presidente panamenho Torrijos à sua sucessão, estava disparada nas pesquisas. Visitou Lula, tirou foto de rosto colado, gravou imagens para a tevê e... levou uma sova. Já o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, após se reunir com Lula, despencou na popularidade e, agora, foi apeado do cargo, ontem, por um golpe de Estado. Lula foi à posse do presidente de El Salvador, Maurício Fulnes, que é casado com uma petista paulistana. O homem está roendo as unhas e seus adversários cheios de esperança.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

PT pode abrir mão de candidatura em Minas em benefício do PMDB, diz ministro


Da Folha Online:
Questionado se poderia ser um possível substituto da ministra Dilma Roussef (Casa Civil) na candidatura à presidência em 2010, o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) não só afirmou que o PT --partido ao qual pertence-- não trabalha com essa hipótese, como também disse ser pré-candidato da legenda ao governo de Minas Gerais. No entanto, ele também disse que há a possibilidade de o partido abrir mão dessa candidatura estadual em benefício do PMDB, que lançaria o ministro Hélio Costa (Comunicações) como candidato.

ABAIXO O GOLPISMO EM HONDURAS E EM QUALQUER LUGAR! MAS QUEM É MESMO O GOLPISTA EM HONDURAS? O PRESIDENTE DEPOSTO

Por Reinaldo Azevedo:
Ah, quantos “Ohs!!!” e “Uiuiuis” por causa do texto que escrevi ontem sobre Honduras (Reinaldo Azevedo), a saber: Quem é mesmo o golpista em Honduras? POR ENQUANTO, Forças Armadas garantem Constituição democrática. E garantem mesmo! Sei muito bem o que escrevi. Sustento cada linha. Lula é guru dos que agora soltam grunhidos de indignação, não meu. Não defendo ora uma coisa, ora outra, sempre a depender do lado que eu esteja do balcão. Quem acredita que aliados ideológicos podem fazer coisas que a adversários estão vetadas são os petistas, não eu; é Lula, não eu. Quem defende a existência de “homens que não são comuns” é o Supremo Schopenhauer do petismo. Eu acho que a lei tem de ser igual para todo mundo.

E são cretinas as observações mais ou menos assim: “Até os Estados Unidos estão contra o ‘golpe’ e exigem a volta de Manuel Zelaya, o presidente deposto” — com ênfase no “até”; a pessoa o diria com as sobrancelhas arqueadas, como que fisgadas pelos anzóis da indignação bucéfala. “Até”??? Por quê esse “até”? Eu lá tenho alguma identidade automática com o governo Obama? O que eu o vi fazer até agora foi miar para o ditador da Coréia do Norte e para os islamo-fascistas do Irã. Não me surpreenderá se rugir para as poderosas e arrasadoras Forças Armadas hondurenhas… Corajosos exigem coisas de Teerã; os, vá lá, “delgados”, de Tegucigalpa. Vamos prosseguir.

POR ENQUANTO — e sempre usarei o “por enquanto” porque, óbvio, lidarei com a dúvida —, com o apoio do Congresso, da Justiça e da Promotoria e com base na Constituição democraticamente votada (aqui está o link dela outra vez), os militares depuseram o golpista Zelaya. Em seu lugar, assumiu Roberto Micheletti, o chefe do Legislativo, também segundo a Carta. Ele fica no poder até 27 de janeiro. O calendário eleitoral não foi alterado, com eleições marcadas para novembro.

Sim, Zelaya era um golpista. Queria fazer um referendo declarado inconstitucional pelos demais Poderes. Não se deu por vencido e ordenou que o Exército se encarregasse dos preparativos, o que a Justiça proibiu. Ele, então, demitiu o chefe da Força porque, vejam que coisa, o soldado se negou a desrespeitar a Constituição. Quem queria um golpe em Honduras???

A verdade é que está é a primeira vez que o modelo chavista enfrenta uma reação que parece ser mais do que uma quartelada. E em que consiste esse modelo? Recorrer aos instrumentos da democracia para criar uma ditadura. Não por acaso, Zelaya está agora na Nicarágua, onde foi saudado como herói por um dos governantes mais orelhudos e mais corruptos do planeta, Daniel Ortega. Está lá para uma reunião de emergência da Alba!!! Alba??? O que é Alba mesmo? Ah, é “Aliança Bolivariana para as Américas”. Além da Nicarágua, reúne democracias exemplares como Venezuela (claro!), Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, São Vicente, Granadinas e Honduras (que, espero, caia fora desse hospício).

Enquanto Zelaya tentava estuprar a Constituição de seu país, o que disse a OEA, que agora protesta (depois do namoro com Cuba, a entidade deveria se calar em sinal de respeito à democracia…)? Nada! O que disse o Brasil? O que disse a ONU? O que disseram os EUA? Pois bem… Ninguém iria, como é mesmo?, se meter em “assuntos internos”, não é? Pois que não se metam agora. Ou o “assunto” deixou de ser “interno”? É, de certo modo, deixou. Reitero: é a primeira dificuldade séria que o bolivarianismo enfrenta — “bolivarianismo” que está estendendo seus tentáculos, é bom notar. O Peru já está convulsionado, com “bolivarianos” ao norte (Equador) e ao Sul (Bolívia).

É realmente um evento único um golpista ser contido na sua ação e correr para pedir socorro a outros golpistas — enquanto algumas entidades, hipocritamente, falam em defesa do candidato a ditador. Honduras tem uma Constituição votada pelo regime democrático. O que aconteceu no país até agora segue o que está previsto na Carta.

Apoio a golpes de estado??? Eu não!!! Eu apóio é democracia representativa e respeito às leis. Mas já escrevi aqui, está em um dos meus livros e estará também no terceiro, que será publicado ainda neste ano: “Nego-me a lhes conceder licenças, em nome dos meus valores, que eles, em nome dos deles, não me concederiam”.

Por escrúpulo de recorrer às Forças Armadas, quando isso é constitucional, deve-se permitir a um governante que rasgue a Constituição, o que é… inconstitucional? De jeito nenhum! E pouco me importa quantos me acompanhem nessa opinião. Estar certo ou errado não depende de quantos apóiem o seu ponto de vista. Se os militares hondurenhos assumirem o poder ou protegerem uma elite civil que vai rasgar a Constituição, exercendo o poder de modo discricionário, sem eleições, então eu os criticarei. MAS ATENÇÃO! VOU CRITICÁ-LOS, O QUE NÃO QUER DIZER QUE VÁ ME JUNTAR A ESSES HIPÓCRITAS DE AGORA, QUE SILENCIARAM QUANDO AQUELE BANDOLEIRO TENTOU FRAUDAR A DEMOCRACIA. O método “bolivariano” está sendo denunciado e sofreu um revés.

É claro que a situação de Honduras se complica bem, e o novo governo vai enfrentar pressões terríveis. Espero que consiga resistir. E o risco maior vem justamente das brigadas “bolivarianas” que existem também no país. Vão desafiar as ordens e as leis, tentando atrair os militares para o confronto, para caracterizar o regime como coisa de “gorilas”. Como sabemos, essa gente gosta de poderes lhanos — e “lhamos” — como o boliviano, o equatoriano ou o venezuelano. Como se sabe, nessas democracias exemplares, os militares vão às ruas para distribuir flores. Ou, então, gosta da democracia cubana, com seus cárceres lotados de prisioneiros de opinião.

O presidente da Assembléia Gerald da ONU, o nicaregüense e sandinista Miguel D’Escoto, com esse nome vizinho de um trocadilho também na língua dele, resolveu convocar uma reunião de 192 países para discutir o assunto e levantou a possibilidade, calculem!, de os EUA estarem por trás do “golpe”. D’Escoto que é, calou-se diante da óbvia tentativa de Zelaya de dar um golpe. Não me espanta. Temos um “sandinista bolivariano” presidindo a Assembléia Geral da ONU — e isso quer dizer que se trata de um defensor de ditaduras.

A democracia hondurenha vai resistir? Eu espero que sim. E a única chance de isso acontecer é o presidente do Legislativo, agora empossado na Presidência, conduzir o país até as eleições de novembro e deixar o poder em janeiro, tudo conforme a Constituição. O processo pode degenerar? O risco sempre existe. E a outra ameaça contra o país está na eventual volta do golpista. Retornaria com um único propósito: tentar golpear o regime democrático em nome do “bolivarianismo”.

PS: Sim, o Itamaraty pediu a volta do golpista. Eu não esperava outra coisa. Afinal, no conflito entre o governo do Equador, que mantinha em seu território um grupo terrorista, e o da Colômbia, que era alvo do terrorismo, os nossos Schopenhauer, Kant e Kierkegaard (Lula, Celso Amorim e Marco Aurélio Top Top Garcia) ficaram com o país agressor.

PS2 - E não pensem que me intimido com essas vestais pé-de-chinelo. Se tudo o mais falhar para conter um ditador tarado, qual é o mal em se recorrer à democracia de uniforme? Se estiver de acordo — como, por enquanto, está — com uma Constituição democrática, a civilidade agradece. Por enquanto, a ditadura bolivariana ficou mais longe de Honduras. E nenhuma outra é aceitável. A diferença, pois, entre mim e os hipócritas que estão tendo faniquitos é que eu não aceito ditadura nenhuma. Mas eles chamam a sua de “democracia”.

PS3 - Ah, sim. Preparem-se para o chororô no Brasil. Muita gente querendo a volta de um candidato a ditador em nome da democracia…

E última – Se a pressão internacional ficar insustentável, pode até ser que Zelaya volte. Talvez seja o mais provável. A questão é ver em que condições e fazendo o quê. Como a situação interna está sob absoluto controle, a questão se desloca para a externa e, em particular, para a reação dos EUA. Obama, sabemos, tem golpes certeiros para matar moscas. Em política externa, no entanto, ele ainda as está caçando, com o placar bastante favorável às bichinhas. Toda a pressão dos amigos dos bolivarianos, inclusive as do Brasil, vão se voltar para o astro. Ninguém vê grande mal em que ele seja uma normalista com norte-coreanos e iranianos. Chamam a isso “prudência”. Mas vão cobrar sua firmeza contra os terríveis e ameaçadores hondurenhos. E Obama, a gente sabe, é movido a aplausos. Até para matar moscas. Por Reinaldo Azevedo, Blog.

Governo prorroga IPI reduzido de carros, eletrodomésticos e construção

Essa é a segunda renovação do IPI reduzido para automóveis. Imposto menor vale também para eletrodomésticos, construção e pão.

Por Alexandro Martello Do G1, em Brasília:
O governo decidiu prorrogar, por mais três meses, o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) reduzido para o setor automobilístico, informou nesta segunda-feira (29) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O benefício para este setor terminaria nesta terça-feira (30).
"Em outubro, novembro e dezembro, volta gradualmente o tributo [IPI de automóveis], até estar totalmente reconstituído no fim do ano", disse Mantega. Para caminhões, o tributo reduzido vale até o fim do ano e, para motocicletas, terá validade por mais três meses.
Além disso, o governo também decidiu manter o IPI baixo para a aquisição dos produtos da chamada "linha branca" pela população, que abrange fogões, máquinas de lavar, geladeiras, até 31 de outubro. Também foi mantido o IPI reduzido de cerca de 30 grupos de materiais de construção até o fim deste ano.
O ministro da Fazenda informou ainda que também foi mantido o PIS e a Cofins, com alíquotas menores, para farinha de trigo e para o pão até o fim de 2010.

Automóveis
A redução do IPI para carros foi autorizada, pela primeira vez, em janeiro deste ano, quando o setor, e também o resto da economia, sentia mais fortemente os efeitos da crise financeira. Em março, foi autorizada a primeira prorrogação do imposto reduzido. Com a medida, o governo deixou de arrecadar R$ 1,75 bilhão neste ano.
Para carros populares, de até mil cilindradas, o IPI caiu de 7% para zero e, para automóveis entre mil e duas mil cilindradas movidos à gasolina, recuou de 13% para 6,5%. Para carros flex (bicombustível) e movidos à álcool, o imposto caiu de 11% para 5,5%. Entretanto, não houve alteração para veículos com mais de duas mil cilindradas.

Eletrodomésticos
A redução do IPI para os eletrodomésticos da chamada "linha branca" foi anunciado pelo governo em 17 de abril, com validade de três meses, ou seja, até 17 de julho. Com a medida, o IPI das geladeiras caiu de 15% para 5%, o de fogões recuou de 5% para zero, enquanto o de máquinas de lavar foi diminuído de 20% para 10%. A alíquota de IPI para tanquinhos, por sua vez, caiu de 10% para zero. A expectativa do governo era de que o imposto reduzido, para este setor, representasse cerca de R$ 250 milhões a menos durante os três meses de vigência (até 17 de julho).

Materiais de construção
Em março deste ano, o governo anunciou a redução do IPI para mais de 20 grupos de produtos de materiais de construção, como revestimentos, tintas e cimento, entre outros. Em abril, porém, o governo incluiu novos grupos de produtos na lista de itens com IPI reduzido, como como telhas de aço, impermeabilizantes, revestimentos cerâmicos, cadeados e registros de gavetas, entre outros.

José Serra ataca PT e "loteamento" no governo

Da Agência Folha, em Jaguariúna:
Disposto a garantir alianças com vistas às eleições, o governador de São Paulo e potencial candidato à Presidência, José Serra, disse anteontem, em discurso no 16º Congresso Estadual do PPS, em Jaguariúna (134 km de São Paulo), que fará "o possível para atender aos pedidos dos prefeitos do PPS".
Serra e o presidente nacional do PPS, o ex-deputado federal Roberto Freire, aproveitaram o encontro para criticar o governo federal e o PT.
"O PT usa o governo como se fosse propriedade privada. Quando o PT foi para o governo, incorporou esse patrimonialismo do partido. Em São Paulo, não existe esse loteamento governamental, ao contrário do governo federal", atacou o governador.
Freire, por sua vez, afirmou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) --vitrine do governo sob responsabilidade da ministra Dilma Rousseff-- "não anda no país, o que anda é a corrupção". Leia mais

Bookmark and Share

Extra

Acabei de saber que arrombaram a garagem da Prefeitura, reviram uma série de coisas por lá.

Esse, não

Do Jornal Centro de Minas. A seguir nota do jornalista João Carlos, na sua coluna do jornal falando da entrevista que fez comigo na última sexta-feira na Rádio Cultura:

Ao encerrar sua participação no programa Sem Censura, ontem, Leonardo. Barros enviou abraço para doze vereadores, só ficou de fora o Reginaldo Tristeza. Quis saber porque, ele desconversou e repetiu, “esse, não”.

Antes, ao falar de Educação, Léo citou o Tristeza como antiético por comentar publicamente, inclusive na tribuna da Câmara, uma conversa reservada que Maria Lisboa teve com ele.

Bookmark and Share

"Golpe de Estado" 1- Mudando valores e desarmando a bomba - os vereadores são parte da solução e não do problema

Demorei um tanto para falar do suposto "Golpe de Estado", essa história de que "quando o Dr. Ronaldo João for para a Assembleia [já dão como certa sua ida] a Câmara derrubaria Maroca" e que até já existiria um plano arquitetado. Demorei porque fui levantar informações para poder descartar ou não esse boato. E o que descobri? Que há mesmo uma forte movimentação nos bastidores que pode levar uma crise inédita para dizer o mínimo. O prefeito teria inclusive recebido um prazo para fazer mudanças na forma de se relacionar com os vereadores e na equipe, 01 de Agosto. Disse-me a fonte que esta envolvida diretamente "ele [prefeito] terá que entregar alguns anéis".

O grupo propõe que aga um intermediador Câmara-Executivo porque com o líder oficial as coisas não funcionam, ele, Renato Gomes, não pega nem "serra abaixo de 6ª".

Mais: na reunião dos 6 com o prefeito, disse a fonte que um vereador do PMDB soltou os cachorros em cima de Paredão e Maroca, reclamando que o problema de Paredão já estava resolvido (a Prefeitura como antecipou um leitor bem informado voltará publicações oficiais para seu jornal), mas os vereadores continuariam a ser discriminados pelos secretários que não aceitam nem olhar para os currículos encaminhados pelos mesmos.

Bem, o que vejo disso tudo? O governo Maroca foi e continua muito mal no aspecto político. Tá faltando imaginação e habilidade de negociação. Qual é o risco agora? Sair da arrogância para a submissão, por pura incompetência política.

Criou-se um grande vazio e ele por ser preenchido por montanha do pior tipo de fisiologismo. E o fisiologismo que corre o risco de voltar é, acredite, mais culpa do governo que do interesseiros vereadores, que sabemos não são santos, mas foram sumariamente abandonados pelo governo. Estão feridos e querem vingança. Isso é um perigo.

Mas vejam, ao contrário do que me disse a fonte envolvida até o pescoço na imbróglio, acredito que Maroca ainda pode desarmar o artefato antes mesmo de ele ser finalizado. Falta alguns acertos para que a bomba fique pronta. Maroca tem que agir já. O Pior é que pode acontecer nesse momento é deixar que a bomba seja concluída e armada. Hoje tem 80% da equipe trabalhando na sua construção, recolhem munição e recrutam os outros 20% do pessoal.

O que o governo precisa fazer? REAGIR IMEDIATAMENTE! Dá tempo de mudar as coisas sem se tornar refém. Os vereadores hoje se sentem alijados, discriminados mesmos. A equipe do governo tem que entender que não estão administrando uma empresa. Não podem agir isoladamente ignorando "esses gatos pingados" imaginando amanhã que "a cidade já é outra" e nessa "nova Sete Lagoas não terá espaço para eles", sabe por quê? Porque essas gatinhos feridos sentindo ameaça da cidade de amanhã sabotam o hoje e aí bay bay sonho de construir "a cidade que a gente quer".

Mas reagir não é fazer o que esse grupo quer! Reagir é integrar os vereadores no projeto da "cidade que a gente quer", incluindo boa parte desse grupo. "Ah, Léo mas você fala como se também fosse parte desse projeto?" É verdade mas não sou, o projeto é deles, eu quero muita coisa nova para cidade, mais avanços até, mas eu também fui alijado do projeto. Sim, também fui e ainda sou discriminado pelo governo Maroca. Ontem me chegou uma pessoa da minha intimidade e disse: "você parece que quer que o governo Maroca da certo?" É eu quero que o governo Maroca da certo. Vou além, veja a seguir.

Constato que muitos dos vereadores que hoje fazem parte desse grupo insatisfeito também torceria pelo sucesso do governo Maroca. Se agem do jeito que agem é porque sentem-se rejeitados pelo governo. Não, não, a maior fonte de insatisfação não é a falta até de atendimento a questões menores, é a falta de integrá-los no projeto transformador em curso. Eles deveriam ser vistos como parte da solução e não do problema, e assim eles naturalmente seriam agentes da transformação que se quer, mudando inclusive a si mesmos. Mas todos que não são do parte do governo são vistos como um estorvo, porqueira, e pessoa antiquada.

Reparem que Maroca vive orientando seu pessoal a atender os vereadores e "tratá-los bem". E por que não resolve? Porque é apenas um tratamento superficial. A mudança tem vir de cima e ser uma mudança de princípio, tem haver uma construção conjunta: visão e ação. É preciso convidá-los a caminhar junto e deixar que eles façam parte inclusive indicando algumas pessoas, sem fazer loteamento do governo. É só fazer uma seleção técnica, por exemplo, entre os indicados políticos. Falo da mudança do arranjo político para implementar as mudanças no post que está abaixo.

Favoritos, E-mail...
Bookmark and Share



"Golpe de Estado" 2 - É preciso um novo arranjo na Câmara e integração

Leiam esse texto em azul da coluna do João Carlos, Cornetando - Jornal Centro de Minas, comento e complemento abaixo:

Interlocutor - O secretário de Governo Nadab Abelin tem sido visto nas reuniões da Câmara e pode se tornar o grande interlocutor político do governo Maroca, hoje, convenhamos, muito fechadão, nesta área.

Contam que ele faz aquelas visitas estratégicas aos gabinetes dos vereadores, antes da reunião, e convenhamos, isto funciona na política.

Os vereadores reclamam desta falta de diálogo principalmente entre vereadores e secretários municipais. Ontem mesmo o Marcelo Coperseltta reclamava que falta ao prefeito promover uma reunião para, pelo menos apresentar uns aos outros, tipo, "vereador, este é o secretário; secretário este é o vereador".

João Carlos lembra que o governo Maroca é fechado confirmando o que eu disse no post acima e todo mundo nota. Quanto a presença de Nadab na Câmara, tenho minhas dúvidas se esse enviado ajude muito além do superficial. Fazendo uma observação adicional eu recomendaria ao Nadab tirar o terno. Sim, acho que sua vestimenta superior aos padrões políticos e empresariais da cidade e o distancia dos interlocutores. Mas, vá lá, isto é coisa bem lateral diante da importância que tem outras questões muito mais relevantes. Se ele trocar o terno por uma roupa mais informal seguramente ajudaria ser um "igual", mas vamos ao que interessa.

Disse no outro post que a mudança que o governo tem que fazer vai muito além do superficial, tem que ser de princípio, crença mesmo. É fundamental que a equipe de governo veja, olhe com outros olhos os vereadores e os integre inclusive no governo com seus aliados, que tiverem competência. Eu pergunto porque uma pessoa que ajudou tanto Maroca como Juarez Barbeiro que é muito competente e respeitado pela sociedade ainda não foi integrado no governo? Bem, mas vou a outro ponto.

A ação de relações públicas de Nadab com os vereadores precisaria depois de uma mudança de valores ser completada por uma reorganização do governo na Câmara. Uma vez que se pactue um acordo com os vereadores é preciso um arranjo novo. Para dar sustentabilidade e operacionalidade ao governo, formando um bloco coeso tem que haver mudança na liderança. Entre as nomes que vejo como potencial líder estão Caio Dutra, Marcelo da Coperseltta [agora é o momento, antes não] e Claudinei Dias, este teria que renunciar a primeira secretaria. Bem, o certo é que tem que haver um novo arranjo do governo na Câmara.

Volto à nota do João Carlos. Essa reclamação de Marcelo sobre a falta de uma confraternização é antiga, outro dia eu estava com ele na reunião que Duílio fez em Sete Lagoas com os parlamentares da região central de Minas e Marcelo me disse: "olha Léo, está faltando uma coisa assim". Então, dá para se concluir que está faltando até o mais básico da política do Maroca: calor humano. Qual é o custo disso? Nenhum. Agora é muito caro não fazer isso. Repare, amigo leitor, o que muitas vezes quer o parlamentar é isso, se sentir parte do projeto, ser envolvido, conquistado de verdade. É uma carência humana natural.

Cada um dos parlamentares alí tem as suas características pessoais e o que falta ao governo é conhecer a cada um individualmente. Marcelo da Coperseltta mesmo está distante porque foi abandonado pelo governo Maroca e adotado pelo vereador Caio Dutra, que lhe dá o tratamento que o prefeito e os seus secretários não lhe dão. Quer dizer, tá faltando até carinho.

Bookmark and Share

Presidente do Congresso de Honduras assume e diz que não houve golpe

da Folha Onlinecom France Presse e Efe
O presidente do Congresso de Honduras, Roberto Micheletti, assumiu a Presidência do país neste domingo dizendo que não houve golpe de Estado e que o processo que destituiu Manuel Zelaya do cargo foi "absolutamente legal".
Entenda a crise que levou ao afastamento do presidente de Honduras
"Chego à presidência da República debaixo da ignomínia de um golpe de Estado mas, sim por um processo de transição absolutamente legal, tal como está contemplado em nossas leis", afirmou Micheletti, imediatamente após ser empossado como novo presidente de Honduras pelo Parlamento.
Edgard Garrido/Reuters
Deputados nomearam Roberto Micheletti, líder do Congresso, como novo presidente do país
"O que fizemos aqui foi um ato democrático porque nosso Exército somente cumpriu o que ordenou a Corte da Justiça e os juízes", acrescentou ele, quando foi fortemente aplaudido por seus colegas deputados.
Zelaya foi sequestrado e posteriormente expulso de seu país para a Costa Rica, após sua decisão de manter para este domingo a convocação para uma consulta popular sobre um referendo para permitiria reformar a Constituição e abrir caminho para uma reeleição presidencial.
"Para o mundo inteiro, nós vamos exigir respeito de qualquer nação que tente pisotear nossa soberania", declarou ainda Micheletti, em meio a novos aplausos de seus colegas.
O novo presidente deve ocupar o cargo até 27 de janeiro de 2010, data prevista para o fim do atual mandato presidencial. O Tribunal Eleitoral de Honduras já confirmou as eleições gerais para novembro deste ano, "com o apoio das Forças Armadas".
Micheletti disse ainda que o governo provisório deve ser um "produto do equilíbrio de poderes" e prometeu governar "com transparência e honestidade", trabalhando "incansavelmente para restabelecer a paz e a tranquilidade que perdemos".

Kirchner reconhece derrota nas eleições legislativas na Argentina

da Folha Onlinecom Efe:
O ex-presidente e candidato a deputado Nestor Kirchner reconheceu a derrota nas eleições legislativas na Argentina e afirmou que "perdeu por muito pouco". Segundo as pesquisas eleitorais realizadas após a contagem de 47% das urnas da Província de Buenos Aires, o primeiro distrito eleitoral do país, o grupo de aliados do governo tinha 32,1% do votos contra 34,7% da oposição.
De acordo com o jornal "El Clarín", a derrota tira da presidente Cristina Kirchner o apoio de ao menos dez deputados. Na madrugada desta segunda-feira, o peronista dissidente Francisco de Narváez, principal opositor do casal Kirchner, comemorou a vitória em Buenos Aires e pediram ao governo diálogo e conciliação.
O primeiro candidato da aliança União-PRO considerou que seu triunfo na província de Buenos Aires, tradicional reduto peronista, "virou a página da história". "Dissemos que um dia íamos mudar a história. Este é o dia", defendeu.
O empresário, nascido na Colômbia e naturalizado argentino, sustentou também que a força de União-PRO derrotou "a velha e a má política" e ressaltou que a escolha "está definida". O prefeito da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, chamou ao diálogo e à conciliação e acredita que a presidente Cristina "escute" a voz da cidadania.
"A nossa presidente com todo respeito quero dizer que espero que tenha escutado a mensagem dos argentinos e que convoque a pacificação dos argentinos", disse o conservador.
Segundo contagem realizada por agências internacionais, a presidente foi derrotada nas cinco maiores províncias. Além de Buenos Aires, a oposição levou vantagem na capital, o segundo em importância, em Córdoba (terceira província argentina por seu peso eleitoral), em Mendoza e em Santa Cruz --onde Kirchner governou durante 12 anos e onde sua esposa e sucessora na Presidência, Cristina Fernández, votou.
A derrota pode significar 17 cadeiras a menos na Câmara e quatro no Senado e o fim do apoio da maioria nas duas Casas. Com isso, Kirchner sofreria a maior derrota do governo em Buenos Aires, além de ver ameaçado o amplo apoio legislativo para definir o mapa político do país para o pleito presidencial de 2011.
Cerca de 28 milhões de argentinos foram convocados às urnas para renovar quase a metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado em eleições legislativas nas quais o governo põe em jogo sua maioria parlamentar. Leia mais

Camara vota na 4ª infidelidade partidária consentida

Por Josias de Souza, Folha:
Os deputados pretendem votar na próxima quarta-feira (1º) um projeto de lei que institucionaliza a pulada de cerca na política.

Autoriza o troca-troca partidário, durante 30 dias, um ano antes de cada eleição. Converte o mês de setembro numa espéie de janela para a infidelidade.

Assim como ocorre nos relacionamentos amorosos, os atores da política têm enorme dificuldade para se contentar com um parceiro só.

A promiscuidade era tanta que, em 2007, o TSE baixara uma resolução impondo a perda de mandato para os políticos infiéis.

Por essa decisão, o mandato pertence às legendas, não aos políticos. A infidelidade passou a ser admitida apenas em certos casos.

Para reter o mandato, o infiel passou a ter de provar, por exemplo, que foi perseguido pela legenda que abraçara. Ou que o partido se desviou de seu programa original.

Se aprovado o projeto do vale-tudo, qualquer um poderá, durante um mês, recorrer à migração partidária sem precisar justificar coisa nenhuma.

Os deputados correm contra o tempo. Para que a permissividade seja restituída imediatamente, precisa ser aprovada até o final de setembro.

Na Câmara, a coisa deve passar. No Senado, há dúvidas. Receosa de que uma legião de oposicionistas migre para legendas governistas, DEM e PSDB armam barricadas.

No Brasil, a infidelidade partidária não tem motivação ideológica. Pior: é 100% financiada pelo déficit público.

Funciona assim: quando um determinado partido não rende ao filiado os cargos e as verbas que almeja, ele busca outro partido que esteja em alta no mercado.

No mercado persa em que se converteu o Congresso, o exercício da oposição afasta o político das cercanias dos cofres públicos.

Daí o poder de sedução e o magnetismo dos partidos governistas. Daí também o nariz virado da oposição para a janela da infidelidade.

sábado, 27 de junho de 2009

Lula diz que internet tirou poder da imprensa tradicional

da Folha Online:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o acesso à internet tirou o poder da imprensa tradicional. De acordo com ele, trata-se de um momento "revolucionário".
"Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informação", afirmou Lula durante o 10º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre (RS).
Segundo o presidente, o momento é "revolucionário". "A imprensa já não tem o poder que tinha há alguns anos. A informação já não é mais uma coisa seletiva em que os detentores da informação podiam dar golpe de Estado", afirmou.
Ao defender o software livre, Lula disse que "neste governo é proibido proibir". "Os empresários sabem que nós discutimos sem rancor e sem mágoa", concluiu.


Bookmark and Share

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Blog do Lula deve estrear no fim de julho

por Rodrigo Martins , Seção: Política, Blog, FISL 10 às 10:36:55 .
O Blog do Lula (ops, Blog do Planalto) foi anunciado nesta quinta-feira no Fisl. Em um painel sobre "O Planalto e as mídias sociais", o governo afirmou que o blog deve estrear até o final de julho. Também estão na agenda a inauguração de contas no Twitter, no YouTube e até no Orkut. Só que este último deve ficar mais para o futuro.

Segundo Nelson Breve, coordenador do projeto no governo,a ideia é abrir um espaço de comunicação com os mais jovens. "Percebemos que há muitas pessoas que se informam só pela internet, em blogs. Queremos chegar diretamente a esse público. O presidente aprovou a ideia", diz. Ele, entretanto, só não sabe ainda como será a dinâmica do blog. "Estamos aprendendo, não sabemos o que e como será publicado ainda. Vamos contar o dia-a-dia do Planalto, mas não sabemos em que formato. Vamos experimentando."

Segundo Daniel Pádua, outro dos responsáveis pelo projeto, a ideia é complementar informações sobre o cotidiano do Planalto. "Se o presidente viaja, por exemplo, para Recife e podemos indicar blogs da região. Ou se o local for uma refinaria, poderemos fazer um mapa de refinarias locais. A ideia é mostrar o máximo de facetas possíveis. Vamos aproveitar material da imprensa, de blogs e coisas que produzimos internamente."

Inicialmente, o blog não permitirá comentários. Cinco pessoas irão tocar o site, entre jornalistas, redatores e webdesigners. "Não temos equipe para responder comentários no blog nem no Twitter. E também não sabemos qual será o público leitor, se iremos atingir mesmo os jovens ou só jornalistas", diz Breve. Segundo ele, todo o projeto do blog está sendo feito nos moldes do que o presidente dos EUA Barack Obama também está fazendo. "Mesmo sem campo de comentários no blog, podemos acompanhar comentários em textos publicados em outros blogs ou mesmo

O layout do blog também não foi definido ainda. No Fisl, foi mostrada uma das opções possíveis, com um fundo verde e o símbolo do Planalto no alto. Mesmo assim, os responsáveis pelo projeto não quiserem ceder uma imagem de divulgação para a imprensa. As fotos que você vê neste post foram tiradas à partir do telão com uma câmera fotográfica. Segundo Breve, no final de julho, serão apresentadas três possíveis opções. O público irá escolher a que fica por votação no site.

Caríssimos e caríssimas,

Estou empolgado para falar sobre algumas coisas importantes como: golpismo, forasteiros... Mas apareceram alguns compromissos de última hora, então deixarei para a noite e final de semana. Aproveitarei também para colocar algumas velhas promessas em dia.

Bookmark and Share

Na Rádio Cultura de Sete Lagoas

(publicado ontem 15:21)
Caros,
Amanhã serei o entrevistado do Programa do João Carlos, o Sem Censura da Rádio Cultura. O programa entra no ar, às 12 horas, os amigos de fora de Sete Lagoas agora podem acompanhar a entrevista pela Internet, o link da rádio está aqui.

Mais tarde

Tive outros compromissos agora de manhã, assim o post sobre o assunto abaixo ficará para a parte da tarde, ok!

A Câmara de Sete Lagoas é golpista?

É o que sugere o zum zum na cidade sintetizado nesse comentário: "espere Dr. Ronaldo João ir para a Assembleia, que você vai ver qual ser o paradeiro de Maroca". Existiria até uma conspiração em curso é o que diz esse outro comentário, leiam comento em seguida em outro post, agora de manhã ainda antes de ir para entrevista no João Carlos, Rádio Cultura:

"Leo, você esta muito ingênuo. O Caio Dutra é muito esperto e se você tomar "memorol", vai lembrar dos elogios do vereador ao Duílio na última reunião. Para quem consegue enxergar além do óbvio, sabe que está acontecendo algo muito grande nos bastidores da política legislativa. O Caio com Duílio é coisa grande acontecendo. Vamos fazer as contas: Grupo dos Seis anunciado pelo Caio, mais Dalton o desrespeitado pela administração, mais Duílio ( o vice com a saída do Ronaldo para Assembleia ) e os falsos moralistas PPs é igual a DEZ e motivos a câmara mostrou que tem para oficializar uma cassação, logo caro Leo.... Processante vem ai e vai ser uma pancada que vai doer até.

Leo muitas ações são feitas sem que especuladores tenham a capacidade de notar. Mas você é diferente você sabe e vê muito mais que os outros, pense no que estou te narrando, apenas posso te adiantar que já vi esta história antes e já sei o final.

1- Duílio prefeito interino
2- Novas eleições
3- Leone no poder=2 mandato, sem releição
4- Todos fecham com Duílio para Deputado inclusive com apoio de Márcio reinaldo
5- Milton assume a presidencia da casa
6- Caio na sucessão municipal
7- Acabou, agora é só pensar e assistir - UM GRANDE GOLPE DE ESTADO"

A comunicação não pode ser mera produtora de releases ou, vá lá, de material publicitário... Um curto palpite sobre comunicação

O governo Maroca tem sofrido bastante, apanhado muito e o que vai aparecendo mais são os aspectos negativos. A falta de informação e o relacionamento assertivo, tem permitido a contra-informação, através da “rádio-peão” ou “rádio-corredor”. Falta partilhar os valores..., comunicando-os de forma eficaz, ajudando o público a melhor perceber o que está em curso.

Nesse sentido a comunicação da prefeitura como o marketing de uma empresa tem que contribuir estrategicamente. A comunicação como pasta tem que ser invisível. O que deve aparecer é o governo. Mais aparecer como? Aparecer como ele é e não como sempre apareceram os governos. Quais são características do governo Maroca que torna ele único, diferente? Se a campanha despertou expectativas, a comunicação tem que ajudar o governo mostrar que está em curso ações correspondentes para satisfazer essas expectativas. E não só ações, mas posturas, valores...

Com muito esforço eu tenho descoberto algumas qualidades ocultas no governo como na Saúde e na Educação. Na educação só apareciam as gafes, na Saúde precisou de o vereador Celso Paiva convocar uma reunião especial para que se pudesse descobrir algumas das virtudes. Devem ter outras escondidas.

Enquanto isso a comunicação é entendida como uma produtora de realeases ou organizadora de entrevistas coletivas... Em empresas que agem estrategicamente o marketing trabalha junto com a engenharia, finanças, produção e outras áreas para ajudar a desenvolver o produto e torná-lo competitivo. A mesma coisa deveria acontecer na prefeitura onde a comunicação é, sim, a divisão equivalente ao marketing organizacional e portanto deveria ter uma função estratégica.

Para isso, a pasta tem deixar de ser uma produtora de releases. É fundamental que se compreenda quem é o governo, a sua identidade; tem que estar a par da política e entender de política; também não deve querer centralizar o processo de transmissão como é o desejo expresso hoje, burocratizando a imagem do governo. Tem é que ajudar as outras pastas no posicionamento e na revelação da sua imagem.

Comunicação é tudo o que o governo expressa e esse deve ser o entendimento da pasta da área com visão estratégica.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Temos que tomar cuidado com o que falamos e com quem falamos. Ah, e ainda neste post um pouco do trabalho de Maria Lisboa na educação

A professora Maria Lisboa errou e o seu maior erro foi ter comentado em particular com um sujeito que se dizia defensor da educação o comportamento corporativista de certos grupos. Mau sabia ela que não deveria ter confiando. Deve ter pensado que se tratava de uma discussão quente sim, mas entre pessoas éticas e com interesses comuns. Assim, ela que começava a enfrentar o desafio de lutar por uma educação melhor a exemplo do que conseguiu fazer em Belo Horizonte foi exposta em praça pública.

Assim, exposta quem é que não a criticaria? Afinal mau a conhecíamos e fomos apresentados não a ela mas a sua fala, que foi retirada do contexto da conversa. Assim ficarmos sabendo do uso da palavra mafioso antes de saber quem era e o que queria a professora para a nossa educação. E claro quem não censurá-la-ia pela fala? Eu mesmo a critiquei e acho que ela errou ao empregar esse termo mesmo dentro de certo contexto, mas quem é que não considerou antiético também a revelação de uma conversa particular?

Pois bem, feito essa contextualização falo do trabalho que está sendo realizado pela professora Maria Lisboa. Entre as ações que considero merecem destaque está a boa descentralização. Digo boa porque nem toda chamada descentralização em educação é benéfica para melhoria dos resultados. Muitas vezes o que chamam descentralização é na verdade uma terceirização de responsabilidades do Órgão central para as escolas, que, acabam criando cada escola normas particulares e funcionando a revelia de uma coordenação central.

E este é um dos diferenciais no processo de autonomia e democratização das escolas que está em curso pela secretaria. A autonomia está sendo precedida pela construção de normas e procedimentos. Para facilitar a construção dessas normas que darão uniformidade ao sistema a professora criou em janeiro o "Colegiado Geral de Diretores" e em abril o Colegiado Regional de Diretores que se reunem mês a mês. E assim, vai gestando o processo de descentralização democrático.
Bem, reparem a imagem abaixo mais tarde prossigo em outro post este texto comentando o conceito que está expresso nela (clique para ampliar a imagem):

DEIXA A MULHER TRABALHAR!!!

Alguns já dão como certa a queda da professora Maria Lisboa, secretária de Eduação de Sete Lagoas. Caso isso se confirme será um brutal erro do governo Maroca. Estive hoje na secretaria de educação municipal. Como não participei da entrevista coletiva fui até lá para ver o trabalho em curso.

No órgão Municipal de Educação fui recebido por Marylena Melgaço, Viviane Junqueira e se estou certo por Cecília, está responde pela chefia de gabinete da secretária. Elas foram muito atenciosas comigo e assim pude conhecer melhor o trabalho realizado.

Como expliquei suas auxiliares me receberam, ela não estava. Sabe, achei isso muito bom, pensei agora eu saberei das pessoas que lidam cotidianamente com ela como é a convivência com a secretária. Afinal, só se houve falar na sua rispidez, ignorância e agressividade, não é verdade? Assim queria saber da equipe que compartilha o dia-a-dia com ela como é conviver com essa temida mulher.

E o que constatei? ESTÁ EM CURSO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO EM NOSSA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E "MARIA" É ADMIRADA E RESPEITADA! Eu poderia caso tivesse que resumir o trabalho dela usar a frase acima. Ela empreende um, SIM, fantástico trabalho que pode levar a nossa cidade a um padrão qualidade em educação que jamais vimos. Testemunhei meus caros: as pessoas que trabalham com ela a respeitam pelo respeito e esforço que ele faz por uma grande e necessária mudança na educação.

Uma mudança que já começou: disseram-me unanimemente as três que o seu exemplo de profissionalismo lá que contagia a todos, sua postura de firme compromisso, e sua confiança nas pessoas. "Ela não aceita que as pessoas sejam vigiadas", me diziam sobre sua maneira de liderar baseada na confiança (Não sabia que antes as pessoas eram vigiadas). Explicaram que a sua postura interna, vejam só, pacificou o Órgão Municipal de Educação, disseram que antes estava a ponto de implodir.

Revelaram que ela não trouxe ninguém de fora, aproveitou o quadro de colaboradoras que já estavam lá. E vejam as diretoras e vices foram todas reconduzidas, ela não fez questão colocar gente dela. Pelo contrário até a sua chefe de gabinete provisória (o cargo vai ser criado) ela não conhecia.

Sim há muita coisa boa para mostrar (e mostro ainda hoje, prometo) do que se está fazendo na Educação de Sete Lagoas, mas fiz questão de neste texto tentar transmitir para vocês o entusiasmo da equipe com o essa grande educadora, que se tiver a chance de prosseguir em seu esforço tranformador vai nos fazer a todos sentir orgulho do seu trabalho.

DEIXA A MULHER TRABALHAR!!!

Gripe Suína em Sete Lagoas, a Unimed e a Outra Revolução; a dos Serviços


ATENÇÃO!!! NOVO POST: EXPOSETE E GRIPE SUÍNA TRATO DO RISCO DA GRIPE SUÍNA SER TRANSMITIDA DURANTE O EVENTO CLIQUE NO TEXTO LINK PARA LER.

NOVO CASO EM SETE LAGOAS, MATÉRIA DO JORNAL SETE DIAS DE HOJE, 14 DE AGOSTO:
Mulher com suspeita de gripe suína
Celso Martinelli
Encontra-se internada desde a tarde de quarta-feira, no Hospital Municipal de Sete Lagoas, uma mulher de 35 anos. Seu quadro é grave e suspeita-se que ela seja vítima do vírus Influenza A H1N1 (gripe suína). Entubada, ela está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e passa por terapia intensiva. De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, a paciente está sendo medicada com Oseltamivir (Tamiflu). Orleans informou ainda que ela tem uma doença que só colabora para o agravamento do quadro. Portadora de Lupus, ela sofre de desequilíbrio do sistema imunológico, o que facilita a ações externas por vírus, bactérias ou outros agentes.
Segundo o infectologista Homero Reis, que acompanha a mulher internada, ela chegou ao Hospital Municipal apresentando febre, tosse e insuficiência respiratória. “O seu quadro piorou rapidamente e foi encaminhada para UTI. Teremos certeza se é Influenza A somente após análise do DNA Viral, que já se encontra na Fiocruz para análise. O resultado pode demorar semanas, tamanha a demanda de serviço na instituição. Na manhã de ontem (quinta-feira) ela apresentou uma ligeira melhora”, conta. De acordo com Orleans, equipe da Vigilância Epidemiológica monitora a família e pessoas que tiveram maior contato com a paciente. Sua identidade está sendo mantida em sigilo.
O fato novo fez com que o secretário de saúde cogitasse suspender eventos em Sete Lagoas. No entanto, foi mantido o grande cortejo folclórico de Sete Lagoas, programado para às 18 horas de sábado. Trata-se da principal solenidade da abertura da 23ª Festa do Folclore da cidade, quando são esperadas mais de duas mil pessoas concentradas na Rua Lassance Cunha. “Não está descartada o adiamento de eventos, mesmo que em espaços abertos. Estamos analisando caso a caso e, dependendo da evolução do vírus em Sete Lagoas, o adiamento é atitude mais adequada como medida de prevenção à doença”, afirmou Orleans.
Em Sete Lagoas foram confirmados dois casos da doença e outros 10 aguardam resultado, sendo o mais grave, o da mulher de 27 anos que está hospitalizada. Os demais se encontram fora de risco. “Mais uma vez, é preciso a mudança de hábito das pessoas. Lavar sempre as mãos, evitar aglomerações. Não é adequado ir a boates, festas em locais fechados. O município vai divulgar um centro de referência para as pessoas procurarem, a fim de descentralizar o atendimento, principalmente no PA Central”, esclarece o secretário. Até o fechamento desta edição, em Minas estavam confirmadas quatro mortes por gripe suína e 17 ainda estão sob suspeita. Das 25 mortes, quatro foram descartadas como vítimas da Influenza A.

Preocupação agora é com gestantes
Primeiro foi grande a preocupação com o retorno dos estudantes às aulas. Agora, as ações são voltadas para as gestantes: para evitar disseminação da gripe suína (Influenza A ou Gripe A H1N1), servidoras grávidas do município vão ganhar licença por tempo indeterminado em Sete Lagoas. A determinação é do secretário de Saúde, José Orleans da Costa, que seguiu orientações da Secretaria de Estado da Saúde. Conforme consta no comunicado, se as gestantes não forem afastadas do trabalho, as mesmas devem ser remanejadas para setores internos que não tenham contato direto com o público, fazendo-se necessária a utilização de máscaras durante todo o expediente.
A recomendação vale também, principalmente, para as professoras. No comunicado, a determinação é que as profissionais grávidas sejam afastadas das salas de aula por tempo indeterminado. As orientações também atingem empresas privadas. Segundo José Orleans, os empregadores deverão remanejar as trabalhadoras para setores internos, onde não tenham contato direto com o público. O uso de máscaras, mais uma vez, também foi aconselhado durante o horário de trabalho. Três óbitos que estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde são de grávidas.
De acordo com a epidemiologista Mirtes Viana, diretora de Vigilância Epidemiológica, o município já recebeu medicamentos – o Tamiflu - da Secretaria de Estado para tratamento de casos suspeitos. Segundo ela, já foram confirmados dois casos da doença na cidade e outros sete aguardam resultado. “As pessoas estão bem, sendo que a maioria ficou confinada em casa por um tempo e já voltou ao trabalho. Ressaltamos que é seguido o protocolo do Ministério da Saúde, onde há determinados critérios para utilização do medicamento e até mesmo a solicitação de exame. É necessário a compreensão das pessoas neste sentido, não é intenção da secretaria deixar de assistir ninguém”, explica.
A diretora da Vigilância Epidemiológica também fez um pedido à população. Segundo ela, é importante que as pessoas não se aglomerem no PA Central, onde a demanda por atendimento é maior. “Solicitamos que as pessoas procurem primeiro os postos de saúde ou as unidades do Programa Saúde da Família. Aglomeração no PA Central não ajuda em nada. Para evitar contágio, servidores da unidade já estão fornecendo máscaras para pacientes que apresentam tosse, febre e dor de garganta enquanto aguardam o atendimento”, finaliza Mirtes Viana.
Clique AQUI ou na Imagem e Acompanhe tudo sobre Sete Lagoas
Novo post 29-07: - Gripe Suína em Sete Lagoas: Homem de 42 anos pode ter morrido infectado pela doença



Caso se confirme que a Unimed de Sete Lagoas diante de um caso suspeito de Gripe Suína não agiu com o senso de urgência avisando as autoridades imediatamente, estamos diante de uma monumental incompetência dessa organização. Segundo se sabe a empresa de assistência médica atendeu na segunda-feira (22) uma pessoa com os sintomas da doença e, acredite, deixou que ela voltasse para casa e somente no dia seguinte, quando foi procurada novamente é que a empresa comunicou a autoridade de saúde do município o caso.
Comercial sobre Gripe Suína de 1976! (Legendado) #Assustador!

Será que esta empresa que trabalha com saúde não tinha se preparado para agir corretamente em relação a essa doença contagiosa? A resposta parece ser não. Repare, leitor, estamos diante de uma pandemia com a doença se espalhando mundo a fora numa velocidade impressionante e temos aqui uma empresa agindo a passos de tartaruga? Santo Deus!

Competência é o conjunto habilidade, conhecimento e atitude e a se confirmar o procedimento imprudente e leniente, faltou pelo menos a habilidade e atitude a Unimed Sete Lagoas.

Tal comportamento é uma evidência de que falta preparo as empresas locais para agirem com rapidez e eficiência em resposta a demanda crescente por serviços de primeira linha. Isso mostra que estamos atrasados não só em infraestrutura em geral mas no grau de competência dos serviços da cidade.
Vejam, não faz muito tempo alguém catava aos quatro cantos que Sete Lagoas vivia uma revolução industrial por causa da chegada de novas plantas industriais. Bem, esse fulano que não me lembro quem é teve sua bobagem encarada como uma verdade. E ao dar credibilidade a esse besteirol atestava-se então um excepcional atraso. Por quê? A revolução industrial aconteceu há quase um século no mundo. Sete Lagoas estaria tão atrasada? Nem tanto não é mesmo?









O muno vive hoje é uma revolução de serviços, seja a empresa um grande fabricante de veículos ou um hospital o que diferencia e assegura vida longa a ela é a competência para prestar serviço. Está é a outra revolução que Sete Lagoas precisa fazer: a de revolução de serviços.

Bem, e fazemos as coisas ou pelo prazer ou pela dor, será a Gripe Suína o impulso para agirmos?









Bookmark and Share






Atualização em 26/06 - 18:08:




Jornal Hoje Cidade
O secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, convocou a Imprensa na tarde da última quarta-feira para anunciar o registro de dois casos suspeitos de gripe suína na Cidade. Um rapaz de 24 anos de idade, cuja identidade não foi revelada, teve contato com um suspeito de ter contraído a doença em Belo Horizonte. O estado de saúde do sete-lagoano é bom. A segunda suspeita é a mãe do rapaz, possivelmente já infectada em Sete Lagoas. O secretário afirmou que a mulher, de 50 anos, se encontra em um estágio mais agudo da doença, e já recebe, em casa, o tratamento adequado.

Toda a família dos suspeitos está sendo monitorada e foi recomendada a manterse em isolamento. A escola onde estuda o rapaz em Sete Lagoas já foi colocada em alerta, mas de acordo com José Orleans, “como o jovem não apresentou nenhum sintoma da gripe suína, não há motivos para que as aulas sejam suspensas”. Esta medida somente será tomada se o paciente passar a apresentar algum sintoma característico da nova gripe”, afirmou o secretário.

Orleans reafirmou que “não há motivo para pânico na Cidade, mas é muito importante que todos os cuidados sejam tomados para se evitar a proliferação do vírus”. E explicou: “O maior grupo de risco para contágio está em pessoas que viajaram para o exterior, ou que tenham tido contato com estas pessoas. A melhor forma de evitar o contágio é lavar, com frequência, as mãos com água e sabão, e evitar aglomerações”, disse Orleans. Ele também pede que as pessoas que apresentarem os sintomas clássicos da doença (veja quadro) entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica. Os telefones são 3773-3042, 3773-4050 ou 9648-5751. A Secretaria Estadual de Saúde também divulgou um número para informações. Qualquer pessoa que apresentar sintoma ou tiver dúvidas sobre a gripe deve ligar para o 0800-283-2255.

Cuidados para evitar a doença:
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável
- Evitar locais com aglomeração de pessoas, principalmente lugares fechados
- Evitar o contato direto com pessoas doentes
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca
- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.
- Em caso de aparecimento dos sintomas, entrar em contato imediatamente com as autoridades sanitárias (3773-3042, 3773-4050 ou 9648-5751)
- Não usar medicamentos sem orientação médica

Tratamento será em BH
O secretário José Orleans revelou que os dois suspeitos de estarem com doença em Sete Lagoas precisaram ser internados. Caso isso venha a acontecer com eles ou com outros suspeitos, a internação será feita em Belo Horizonte, que possui três hospitaisreferência para o tratamento da nova gripe. Ele justificou esta necessidade dizendo que os hospitais de Sete Lagoas não possuem leitos com o tipo de isolamento que a doença requer.

Os medicamentos para o tratamento dos dois suspeitos estão sendo fornecidos pela Gerência Regional de Saúde. Os exames, que poderão confirmar se os casos são mesmo de gripe suína, foram realizados na noite da última quarta-feira. Não há previsão para que os resultados fiquem prontos e sejam divulgados. “Manteremos a população informada sobre todo o andamento do tratamento desses pacientes e sobre outros casos que por ventura venham a aparecer. É nosso dever esclarecer a população para evitar o pânico”.

O secretário contou ainda que os suspeitos estão utilizando máscaras cirúrgicas para evitar que o vírus se espalhe, mas que não há necessidade da população correr às farmácias para comprar e estocar máscaras.

Em Minas – O vírus causador da gripe suína já circula com intensidade por Minas Gerais. Apenas na última terça-feira, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 17 novos casos da doença foram confirmados em Belo Horizonte. Doze deles apenas entre alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista Dom Silvério. De acordo com nota divulgada pela SES, um aluno foi contaminado pelo vírus na Argentina durante uma viagem no feriado de Corpus Christi. A transmissão aos colegas de sala se deu antes que o menino apresentasse os sintomas da doença. Entre os infectados está a professora.

Até quarta-feira, em Minas Gerais, foram confirmados 42 casos, sendo 19 autóctones (quando a transmissão se dá dentro do Estado, e não somente de pessoas que foram contaminadas pelo vírus no exterior) e 47 são suspeitos. Outras 92 foram descartados, segundo dados da SES. De acordo com o Ministério da Saúde, com os novos casos o total acumulado de infectados no Brasil chega a 334 (números de 24 de junho).

De acordo com o Subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, os mineiros não precisam entrar em pânico, mas é preciso redobrar a vigilância. Ele ressaltou que é fundamental que todos tomem cuidados para prevenir a contaminação. Lavar as mãos e evitar permanecer em locais fechados são algumas medidas importantes para não se conytrair a moléstia. Já o superintendente de Epidemiologia, Francisco Lemos, apontou que, em Minas Gerais, é vivenciada uma situação atípica, pois apesar de terem sido confirmados novos casos, todos os autóctones (transmitidos dentro do Estado) são conhecidos, estão sendo monitorados e os pacientes estão estáveis’’.
















Reforma eleitoral prevê doação ilimitada de pessoa física para campanhas pela internet


Por MÁRCIO FALCÃO, na Folha Online:
A disputa eleitoral de 2010 deve contar com um novo instrumento para dar fôlego às campanhas dos candidatos. Nas próximas eleições devem ser liberadas doações ilimitadas de pessoas físicas pela internet. Esse é o principal ponto do texto fechado nesta quarta-feira pela comissão criada pela Câmara para analisar mudanças na legislação eleitoral.
As empresas ficaram de fora da doação virtual. A proposta, porém, proíbe a propagandas pagas pelos candidatos na internet. Serão liberadas ações publicitárias apenas em sites do próprio candidato, incluindo blogs e sites de relacionamento, como Orkut e Twitter.
Os sites serão registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ficou definido que os provedores não poderão vender ou repassar informações de seus clientes.
Em relação à discussão anterior, ficou de fora a proposta de liberar a propaganda eleitoral na internet. O texto negociado hoje não libera a compra de espaços publicitários na internet mecanismo previsto para jornais impressos.
Pelo texto que está sendo costurado, haverá ainda regras para o direito de resposta na internet. A ideia é que a resposta tenha que ser divulgada no mesmo veículo, espaço e no prazo mínimo de 72 horas.
A campanha na internet só será liberada a partir do dia 5 de julho de cada ano, a exemplo do que ocorre com outros veículos. A ideia é que o Brasil adote um modelo semelhante ao que norte-americano que foi decisivo para a eleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No ano passado, o democrata bateu todos os recordes de financiamento de campanha, arrecadando US$ 742 milhões de dólares. Ao menos 54% deste dinheiro veio de doações menores de US$ 200, geralmente feitas pela internet.
Será permitida a pré-campanha. Em ano eleitoral será permitida entrevistas de pré-candidatos, reuniões, seminários e congressos custeados com recursos dos partidos, além de prévias partidárias. Atualmente, os candidatos só podem começar a divulgar suas candidaturas três meses antes das eleições.
Há ainda a proibição para que os candidatos utilizem imagens e voz de adversários em suas propagandas eleitorais. Se a medida for aprovada, o PSDB, por exemplo, ficaria proibido de exibir uma imagem ou a voz de um candidato do PT. Os tucanos, no entanto, podem indicar se o adversário usar expressão ou referência a um assunto de alguma forma.
Segundo o deputado Flávio Dino (PC do B-MA), a medida pretende evitar a manipulação de informação. "Avaliamos que às vezes um candidato acaba editando o material e explorando uma frase ou expressão de forma inadequada", disse.
O anteprojeto também estabeleceu que fundações que levam nome de candidatos ou sejam mantidas por eles ficam proibidas de distribuir bens em anos eleitorais. Os deputados fixaram ainda que 10% do fundo partidário --que reúne recursos para todas as legendas, divididos de acordo com o tamanho de cada partido devem ser aplicados na promoção da participação das mulheres na política.

Tramitação
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que apresentará na terça-feira aos líderes o projeto de reforma eleitoral. A proposta, que será assinada pelos líderes, deverá ser apresentada ao plenário ainda na próxima semana, segundo o coordenador da minirreforma eleitoral, deputado Flávio Dino (PC do B-MA).

A relação do prefeito de Belo Horizonte com os vereadores

O Tempo:
Depois de uma queda de braço entre Câmara Municipal e Prefeitura de Belo Horizonte, que terminou com a aprovação do Código de Obras, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e vereadores se encontraram ontem para uma confraternização. Lacerda admitiu que houve “sobressaltos” na relação entre Executivo e Legislativo municipais, mas os considerou “naturais”. Ele fez uma avaliação positiva dos trabalhos durante o primeiro semestre de 2009.
Na sede da prefeitura, Lacerda agradeceu a aprovação de projetos como o Código de Obras e os referentes à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.
“Foi bastante produtivo o primeiro semestre (na Câmara). Nossa intenção foi manter uma relação direta com os vereadores e dizer o que era possível e o que não era possível fazer”, afirmou.
O ponto que gerou maior tensão entre a Câmara e a prefeitura ocorreu antes da aprovação do Código de Obras. Segundo informações de bastidores, alguns vereadores teriam ficado insatisfeitos com a manifestação de Lacerda pedindo celeridade na aprovação da matéria e a retirada de algumas das mais de cem emendas apresentadas ao projeto.
Uma outra crítica feita a Lacerda por parte dos vereadores, mas de forma velada, seria a demora para nomeação dos cargos de terceiro escalão da administração municipal. Ontem, o prefeito voltou a negar a situação de tensão. “Foi feito um pouco de barulho acerca dessa questão. Na verdade, foi muita fumaça para pouco fogo”, declarou.
Apesar da manifestação em favor do desempenho da Câmara, o prefeito acredita que o Código de Obras, aprovado na segunda-feira, precisa de algumas alterações. “O Código de Obras não saiu perfeito e temos pontos a serem aperfeiçoados. Tínhamos identificado algumas poucas dezenas de emendas úteis para o projeto, mas o alto número (de emendas) apresentado impedia a discussão do mérito de cada uma. Preferimos lutar pela aprovação da proposta original e vamos apresentar ajustes pontuais, com emendas que entendemos ser úteis ao projeto”, afirmou o prefeito.
Marcio Lacerda já faz prognósticos para o segundo semestre deste ano, quando serão retomadas as votações. De acordo com o prefeito, o Plano Diretor, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e Código de Posturas já estão sendo discutidos. “Estamos fazendo um trabalho intenso nesses itens para que possamos apresentar uma proposta bem discutida com a sociedade civil”, afirmou.
Os vereadores entram oficialmente em recesso em julho e retornam em 3 de agosto.(Guilherme Ibraim)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Operadores de turismo estrangeiros visitam Sete Lagoas

Da Prefeitura:
Na última segunda-feira, 22 de junho, catorze operadores de turismo das Américas Central e do Norte estiveram em Sete Lagoas conhecendo pontos turísticos locais. A iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), em parceria com a companhia aérea Copa Airlines, faz parte do projeto FAMTUR, que desenvolve ações de promoção e incentivo à comercialização dos produtos turísticos de Minas. O objetivo é despertar a atenção para os atrativos do estado e fazer com que estes sejam comercializados e divulgados nos maiores mercados mundiais. Representantes de El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Panamá e México participam da viagem.
O passeio engloba visitas a cidades históricas e circuito das grutas. O roteiro elaborado pela Setur, definido através de uma pré-pesquisa, levou em consideração opções turísticas distintas das oferecidas naqueles países, apoiadas na cultura regional e na natureza local. Além de Sete Lagoas, o grupo também visitou outras importantes cidades mineiras, como Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Cordisburgo e Brumadinho (Museu Inhotim). Durante os seis dias de viagem, 18 a 24 de junho, os operadores de turismo estrangeiros irão conhecer os atrativos turísticos do estado, fazer visitas técnicas de reconhecimento a hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos em uma viagem de familiarização.
Lucas Conduru Davis, assessor de promoção e apoio à comercialização da Setur, que acompanha os operadores de turismo no estado, disse que o grupo ficou surpreso com os atrativos existentes em Minas Gerais. “Os operadores ficaram entusiasmados com o novo produto, que poderá ser oferecido tanto para famílias quanto para pessoas da terceira idade. Eles não esperavam encontrar um Brasil assim, uma vez que o país sempre tem a sua imagem muito associada a praia e muito sol. A comida também chamou muito a atenção do grupo. Todos adoraram a culinária mineira”, afirma Lucas.
Alberto Orillac, diretor da Margo Tours, agência de viagens do Panamá, estava entusiasmado com o passeio. “A gruta Rei do Mato é muito bonita! O Brasil é fantástico e estamos muito contentes de estar aqui. Através da viagem, foi possível conhecer muitas cidades interessantes e esperamos trazer muitos turistas dos nossos países para Minas Gerais”, comemorava Alberto.
Para Geyse Mendes, Diretora-Pesidente da SELTUR (Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura) a iniciativa da Secretaria de Estado demonstra a importância turística de Sete Lagoas para Minas Gerais. “Essa visita representa uma valorização local e demonstra que Sete Lagoas é uma cidade turística com grande potencial de atrair visitantes de diversas partes do mundo. Hoje, a Secretaria de Estado já investe na cidade através da Linha Lund e tem feito também o trabalho de divulgação. O FAMTUR é um projeto importante que tem todo o nosso apoio, uma vez que exibe as belezas naturais da região e divulga a cidade dentro e fora do país”, afirma Geyse.

Mais tarde falo do trabalho de Maria Lisboa na Educação, de suas mentas...

Estou com gripe. É a suína?

Por Natalia Cuminale
Na última semana, o número de pessoas infectados com a gripe suína cresceu de forma assustadora no Brasil: de 74 para 399 casos, segundo o Ministério da Saúde. E a tendência, segundo especialistas, é que a quantidade aumente ainda mais nas próximas semanas, com a ajuda do inverno e da proliferação de casos. Os médicos, porém, são categóricos ao afirmar que a população não precisa entrar em pânico. Ainda assim, permanecem algumas dúvidas: como diferenciar uma gripe comum da suína? Quando procurar um médico? A gripe pode ser fatal? Para esclarecer essas e outras questões, VEJA.com ouviu os infectologistas Davi Lewi, do Hospital Israelita Albert Einstein, e David Uip, diretor do Hospital Emílio Ribas, ambos de São Paulo. Confira as informações a seguir.
Como saber se contraí uma gripe (suína ou não) ou apenas um resfriado?
A gripe se manifesta de uma hora para outra e apresenta sintomas mais severos. De repente, a pessoa infectada começa a sentir dores pelo corpo, especialmente no abdômen e nas articulações, tremores, frio intenso e febre acima de 38° C, além de apresentar tosse seca e um expelir um pouco de catarro. Os sintomas em geral duram entre 5 e 7 dias.
Diante dos sintomas da gripe, como diferenciar a suína da gripe comum?
Não é possível diferenciar a gripe suína da gripe comum sem a realização de um exame laboratorial. Há, porém, uma situação que pode sugerir o diagnóstico: quando os sintomas clássicos da gripe (descritos acima) vêm acompanhados da falta de ar. Esse quadro não é determinante, mas pode caracterizar a gripe suína.
Estou gripado, mas ainda não tenho diagnóstico: devo procurar um médico?
Deve-se recorrer à ajuda médica somente em dois casos:
- se você faz parte do grupo de risco: pessoas idosas, crianças menores de dois anos, grávidas, doentes crônicos e pacientes em tratamento de câncer
- se os sintomas da gripe são muito exuberantes e não cedem após um ou dois dias. Exemplos: febre alta que vai e volta com muita frequência ou falta de ar severa
E se eu não me encaixar nesses perfis?
Os médicos recomendam que as pessoas fiquem em repouso absoluto por um período entre 5 e 7 dias: não saiam de casa, não vão à escola nem ao trabalho, já que a capacidade de contágio é alta. Indica-se também o uso de medicamentos para curar os sintomas adequados, ou seja, antitérmico se houver febre, analgésico se houver dor, e assim por diante. Vale lembrar que os chamados antigripais de nada adiantam para curar a gripe suína. É importante alimentar-se e dormir bem.
Como é o exame da gripe suína? Posso fazer por conta própria?
Primeiro, a pessoa precisa fazer um teste chamado swab nasal, que diagnostica os vírus respiratórios. Se o resultado for positivo para influenza A, é preciso fazer um segundo teste, que fica pronto em 72 horas. Não é possível fazer o exame por conta própria, mas apenas sob pedido de médicos.
Se estou de fato com a gripe suína, corro risco de morte?
De fato, a gripe suína pode levar à morte. Mas sua letalidade é baixa, de apenas 0,4%.
Depois de tomar o remédio contra a gripe súína, a melhora é imediata?
Não. Após tomar o medicamento tamiflu, há uma aceleração no processo de cura. Quem passaria por uma recuperação de dez dias, sente-se melhor em três, por exemplo.
Por quê?
A droga inativa uma membrana externa do vírus, que para de se reproduzir. Isso abrevia o ciclo da gripe.
Se eu tiver mesmo a gripe suína, devo me afastar das demais pessoas?
Não há como obrigar um paciente a se afastar da própria família. Mas recomenda-se evitar contato com a população em geral. Deve-se também tomar alguns cuidados: colocar um lenço diante da boca na hora de tossir, lavar bem as mãos e evitar contato com as mucosas.
Daqui em diante, teremos de usar máscaras para evitar contágios?
Não. A máscara só precisa ser utilizada pelo individuo que já está doente.