segunda-feira, 15 de junho de 2009

Há uma crise política e ela deve ser enfrentada; chega de falsas desculpas

Não adianta o governo Maroca tentar colocar panos quentes e abafar artificialmente uma crise política. Não adianta mais pedir aos porta vozes para virem com a tal trégua política, porque a política não tem que haver trégua. Ou querem o fim da política para os nobres dividem o botim e os pobres se virarem com as migalhas? Existe sim o conflito político que reflete uma grande insatisfação com o governo. Não, não, venham mais com outro falso reconhecimento de "equivoco" para empurrar mais a coisa com a barriga.

A crise é da pasmaceira do governo, a crise é da falsa moralidade, a crise é do modelo de gestão familiar com auxiliares externos para darem o verniz de modernidade, a crise é do obscurantismo; a crise é da falta de uma agenda transparente compartilhada com a sociedade.

O governo Maroca matou a articulação política porque como denuncio aqui desde sempre suas intenções estão ocultas. Quais são os objetivos? Onde se quer chegar? Chega de preconceito contra os políticos enquanto se pratica a política familiar descaradamente. Chega da falsa modéstia que deseja aclamação. Ora, o que tenho acompanhado é o jogo político legítimo e infelizmente a falta de traquejo do governo Maroca; tanto para discutir, recuar nas horas certas e jogar duro quando precisa. Onde está o fazer político legítimo? Agora se as intenções não forem boas não adianta também a melhor articulação política, uma coisa tem estar junto com a outra.

Não, engana-se pensar que é só partir para o fisiologismo nefasto. Não é. Que começa ser ensaiado naquela história que vereador não quer nada para si e que logo a situação vai melhorar e as supostas benesses vão ser repartidas. Sim, existe os oportunistas. Mas esse oportunismo acontece quando o governo fraqueja, sobretudo, uma administração que está só começando.

Se esse governo já tivesse tido a iniciativa de socializar as suas intenções e fazer da população parceira e avalista de um projeto futuro, não haveria oportunista de plantão que impediria que o governo avançasse. Tivesse que enfrentar o sacrifício que tivesse as pessoas estariam apoiando. Mas não, esse governo não se revela. Transparece somente a incompetência política e administrativa. Até mesmo o maior aumento salarial dos últimos tempos vira pó, de tão enganador que era.

Quer mudar? Mude de verdade: mude o modelo familiar; diga honestamente para onde quer ir; exponha os oportunistas de plantão, revele seus pedidos sem vergonhas; mostre, sem pegadinhas, os números, a situação; mude a forma de fazer licitação...

Senão quiser mudar, sucumba nas intenções ocultas e nas desculpas que não colam mais...

Nenhum comentário: