terça-feira, 16 de junho de 2009

Prefeitura de São Paulo publica na internet cargos e salários de servidores

da Folha de S.Paulo:
A Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira o chamado "portal da transparência", que torna acessíveis os dados sofre finanças da administração municipal, como contratos e salários dos servidores --com exceção dos que trabalham na GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Batizada de "De Olho nas Contas", a página pode ser acessada a partir do site da prefeitura. Nela, a população poderá conhecer detalhes sobre os gastos de diferentes secretárias e contratos firmados pela administração municipal desde 2007.
"Queremos que este portal da transparência seja uma referência para outras prefeituras e governos de Estado. Enfim, todas as dimensões do poder público", afirmou o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Servidores
O município tem 147 mil funcionários vinculados à administração direta --como secretarias-- e outros 15 mil ligados à administração indireta --como órgãos públicos e autarquias.
Somente os funcionários da GCM devem ter seus salários sob sigilo, segundo a prefeitura, por uma questão de segurança.
A assessoria do prefeito Gilberto Kassab afirma que a iniciativa de divulgação dos dados salariais é inédita no país e atende ao compromisso assumido pelo prefeito na última campanha eleitoral, no final de 2008, quando ele derrotou a ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
A prefeitura afirma também que os valores salariais a serem expostos na internet representam tudo aquilo que cada funcionário recebe --ou seja, incluindo também gratificações.

Nenhum comentário: