sexta-feira, 12 de junho de 2009

Aécio Neves parte para ofessiva eleitoral com o professor Anastasia


Por Amália Goulart, O Tempo:
O governador Aécio Neves (PSDB) deu início a uma investida para vincular o seu vice, Antonio Anastasia (PSDB), à administração estadual no intuito de fortalecer o nome dele para a pré-candidatura ao governo de Minas Gerais no ano que vem. Com uma agenda recheada de viagens pelo interior, Anastasia agora é apresentado por Aécio, no horário partidário gratuito da legenda, no rádio e na televisão. Além disso, nos bastidores, estaria programada uma reforma nos quadros da administração, para o início do próximo ano, em que seriam contemplados partidos como PP, PDT, DEM, PSB e até mesmo o PMDB. A reforma terá início quando os ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalões devem deixar o governo para concorrer a cargos de deputado estadual ou federal. No balanço extraoficial do governo, cerca de 30 pessoas se desincompatibilizarão.
Rádio e TV. No momento, os tucanos trabalham com a divulgação na mídia e com a divulgação de Anastasia no Estado como estratégias para divulgar o nome do vice. Nas inserções, Aécio explica que só conseguiu realizar uma boa gestão graças à sua equipe, em especial ao vice. Em seguida, Anastasia se apresenta ao eleitor. Na cúpula do PSDB, não há dúvidas quanto aos nomes para a disputa à sucessão de Aécio. Será mesmo Anastasia o pré-candidato ao governo pelo partido. O vice começa a despontar de maneira discreta. Sempre está em viagens pelo interior visitando municípios do Sul ao norte do Estado.
Também tem assumido o governo mineiro com maior frequência. No início do próximo ano, ele deve tornar-se governador quando Aécio se desincompatibilizar para se candidatar à Presidência da República ou ao Senado. Na ocasião, o tucano deve formalizar de vez as costuras com PSB, PDT e PP. Como em 2010 não estará em vigor a regra da verticalização - que obriga a formação de alianças estaduais de acordo com as nacionais -, socialistas, pedetistas e pepistas terão caminho aberto para apoiar Anastasia. Fontes ligadas às legendas garantem que o caminho deve ser mesmo entrar na eleição tucana em Minas.
Vice. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Alberto Pinto Coelho (PP), se consolida como pré-candidato a vice de Anastasia. Ele assumiu o governo estadual nesta semana depois que o tucano tirou alguns dias de folga para descansar. A indicação do presidente da Assembleia conta com apoio de grande parte dos deputados estaduais. Outra legenda que deve formalizar uma composição com o PSDB em 2010 é o DEM. O partido é aliado de primeira hora do governador Aécio Neves, e não deve apresentar exigências durante as negociações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Igualzinho o Lula com a Dilma. Tudo farinha do mesmo saco.