quinta-feira, 18 de junho de 2009

ACREDITE!!! O Jornalista Sem Diploma e Ministro das Comunicações, Hélio Costa, Quer Que Seja Exigido Diploma


Por CIRILO JUNIOR, da Folha Online:
O ministro Hélio Costa (Comunicações) lamentou nesta quinta-feira a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de acabar com a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Costa disse ter ficado "muito triste" com o julgamento, e sugeriu que o Congresso crie um projeto de lei que contemple a exigência de curso superior para o exercício do jornalismo.
Link relacionado: Meu comentário sobre a fala do ministro
"Fiquei muito triste com isso, porque sou um defensor do diploma de jornalista. SOU JORNALISTA NÃO-DIPLOMADO, porém, com vários cursos de jornalismo. Comecei minha carreira aos 16 anos. Sinto que é muito importante ter uma formação acadêmica para desempenhar uma profissão tão importante", afirmou, depois de participar de cerimônia referente ao programa Luz para Todos, na sede de Furnas, no Rio. Leia mais

2 comentários:

João B Drummond disse...

JORNALISTAS SEM DIPLOMA

A nobre profissão de jornalismo carece de diploma para ser exercida? O Tema é polemico e vem dominando as rodas de debates depois que o Supremo votou contra o diploma.
Os argumentos contra e a favor se multiplicam e a Internet promete se transformar num ringue virtual de vale tudo onde todos os golpes são validos e as regras da baixaria ficam a critério dos moderadores.
Pessoalmente acho que o debate sobre o tema está mal direcionado. Neste caso um diploma por si só não qualifica ninguém, assim como sua ausência também não desmerece.
Podemos por exemplo pegar uma pessoa que se comunica com dificuldades e aplicar-lhe muitos diplomas e isto não vai transformá-la num bom jornalista.
Por outro lado sabemos de pessoas que não tem nenhum estudo e são extremamente comunicativas.
Acho que exatamente por ser uma profissão que exige independência e coragem ela não deve ser enquadrada nas regras acadêmicas.
Alguém já pensou em exigir diplomas de um poeta ou escritor. Já pensaram se fosse exigido de um Carlos Drummond de Andrade, ou de um Jorge Amado um diploma daquela atividade em que eles mais se destacaram?
Um diploma pode vir a ser mais uma qualificação de um jornalista, mas não pode nunca ser argumento para se tolher a expressão de um talento autentico.
A única coisa que a obrigatoriedade de um diploma neste caso pode fazer é instituir a mediocridade e a burocracia (Ou será burrocracia?) num campo de trabalho que exige ousadia, coragem e independência.
E não me venham comparar com profissões que requerem técnicas apuradas para a defesa e preservação da vida. O único estrago que um mau jornalista pode fazer (com ou sem diploma) é na sua própria carreira ao ser rejeitado pelo editor-chefe e pelo leitor.
Enfim este é mais um caroço para este angu indigesto.

Miguel Hermógenes disse...

Eu quero ser advogado sem diploma - como faço?