segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trânsito de Sete Lagoas induz o condutor ao erro, diz Polícia Militar

Audiência Pública de Trânsito que aconteceu na última sexta-feira na Câmara Municipal foi abalizada pela apresentação do engenheiro Eduardo especialista da área, mas teve o seu ponto alto na participação do Sargento Ruas da Polícia Militar.

O sargento que coordena o policiamento da área central destacou a grande desorganização do trânsito de Sete Lagoas, que induz o condutor ao erro. Ele me disse em entrevista que a situação é tão confusa que em muitos casos a polícia deixa de autuar, por conta de falha na sinalização. E forneceu uma fartura de exemplos dessa desorganização pelo centro da cidade, como no cruzamento da Dr. Chassim com Teófilo Otoni onde as duas vias têm placa de PARE, fazendo com que os motoristas parem e fiquem um olhando para cara do outro e ali mesmo está a Praça Vó Fina em que o motorista circula e para em qualquer direção, não há regras.


Trânsito de SL - Placa de PARE nas duas vias que
cruzam e praça com circulação por todos os lados


Já o engenheiro Eduardo, que abriu a Audiência falou que Sete Lagoas tem um trânsito mal resolvido. Ele também procurou socializar alguns conceitos básicos que devem nortear o planejamento como o tripé: Fluidez, Acessibilidade e Segurança. Alertou para o risco de medidas radicais e voluntaristas como proibir radicalmente Carga e Descarga. Ressaltou que a importância do Rotativo é para oxigenar o comércio e não esqueceu de lembrar que a prioridade deve ser o pedestre. E claro, fez a propaganda da sua empresa com apresentação de Cases em Ouro Preto e BH.

Atlético X Cruzeiro
Alexandre Picorelli (foto) que ajudou a criar Transcon de Contagem e está de olho na futura Bhtrans sete-lagoana, recorreu a imagem do clássico do futebol mineiro para caracterizar a desordem do trânsito da cidade: "o trânsito de Sete Lagoas é um Atlético X Cruzeiro sem juiz". Picorelli reforçou a exemplo do que disse o engenheiro a necessidade da criação do Órgão gerenciador do trânsito.

A audiência que foi uma iniciativa dos vereadores Reginaldo Tristeza e Marcelo da Cooperselta, teve ainda a participação de representantes de empresas como José Geraldo, do Santa Helena Center, que expôs a sua opinião contrária à limitação de horário de carga e descarga. E por sua vez a representante da Sete Lagoas Transportes defendeu que fosse limitado a 4.000 Kilos o peso dos veículos de transporte no horário comercial. Duílio de Castro que comandou os trabalhos delegou aos vereadores autores requerimento da Audiência, para fazerem relatório consolidando as idéias apresentadas.

Bem, Sete Lagoas precisa de medidas emergenciais para enfrentar os problemas imediatos do trânsito da cidade, como também é fundamental uma reestruturação profunda, ousada e planejada tecnicamente, sem se esquecer que até mesmo o trânsito, ao contrário do que parece ignorar ou tenta fazer crer o governo, é uma questão política e não só técnica.

Não falo é claro efetivar o planejamento a partir do que cada um pensa da direção que deve ter ruas ou minúcias técnica. Mas é política na medida em que deve ser planejada também, e aí a política é fundamental, na expansão geográfica da própria cidade. Aqui como já disse em outro post, minha visão coincide com a de Rodrigo Paiva, presidente do PV, que expôs sua visão sobre a necessidade de expandir para outras regiões da cidade, evitando que tudo se convirja para, o hoje centro.

Ah, vejam quando falo do hoje centro é exatamente porque como já disse em outro momento aqui, Sete Lagoas deveria analisar a possibilidade de levar o seu centro comercial administrativo para onde é hoje a região leste da cidade, bairro Nova Cidade, de forma a desenvolvê-la, interiorizando o progresso e desafogando a área central, poderia inclusive se tornar, revitalizada, cada vez mais uma área de laser, o que inclui as lagoas Paulino, Boa Vista e a Serra Santa Helena...

Neste sentido, o vereador Dalton Andrade trouxe um questionamento interessante em outra reunião sobre o Shopping Central que terá uma torre enorme. Ele acha que o projeto pode estar desatualizado, é totalmente pertinente o seu questionamento e é algo que deve ser discutido com a cidade. Afinal, o prédio teria 28 andares o que para os padrões da cidade é mesmo algo fora totalmente destes padrões.

Arrematando, volto ao que disse o sargento Ruas e vale para a tomada de atitude já. Ruas disse que "o individuo de fora em Sete Lagoas fica perdido igual cego em tiroteio". Portanto, diante dessa imagem forte a prefeitura deveria começar a agir agora mesmo, nesta segunda-feira na parte da manhã. Quem sabe ela poderia sair do imobilismo e começar pintando pelo menos algumas faixas de pedestres até o meio dia?


Trânsito Desorganizado na Área Central: Sargento Ruas apresentou idéias simples que podem ser postas em prática imediatamente.

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao Picorelli. Sempre com opinião e todas pelo bem da cidade.

julio jose de melo-85679419 disse...

A minha preocupação neste problema discutido na câmara(trânsito), com bastamte interesse, é a vontade dos lados, dos comerciantes é ir estudando, e do outro nada fazer? se existe o problema ou problemas, contado até de maneira poética, porquê o poder público da cidade não toma providências imediatas? estão vendo, assistindo e até rindo? achei interessantíssima aquela parte da audiência, permitir um caminhão estacionar-se de maneira errada numa via, impedir o fluxo de outros veículos e deixar interminavelmente? precisamos de ações sérias e urgentes, e parem com estas comissões, servem para colocar um monte de pessoas na mídia, elaborarem talvez um relatório e nada ser feito, já viram quantos fizeram nestes últimos anos na cidade e nada mudou? Fazer é melhor do que ficar falando, vamos em frente que atráz vem gente, nossa cidade está atrazada em 40 anos, seguramente, por falta de ações efetivas.E vamos criar mais comissão.No dia que pediram pra tirar da pauta o projeto do trãnsito, mandei emails aos vereadores interessados, eles certamente não receberam, pois não obtive respostas,o que fazem os diversos acessores dos vereadores?, mas disse-lhes que aquele ato seria apenas para retardar uma providência já deverasmente atrazada neste particular, e foi o que aconteceu, portanto é isto ai nesta cidade, vamos empurrando com a barriga e sempre na mídia aparecendo, isto é bom para reeleiçõs, não tenham dúvida.E nossa água continua da pior espécie, bola pra frente.Meu pai dizia, ums gostam dos olhos, outros da remela.

Anônimo disse...

Leonardo,

A ultima grande mudança do transito de Sete Lagoas foi feita quando o Emílio era o secretário do planejamento.Ele mudou a mão da Lagoa Paulino na margem do Iporanga e mão unica do lado da Ilha. Também alargou a Monsenhor messias e em frente ao CAT e muitas outras mudanças que só melhoraram o transito na época. Pos sinal com onda verde em toda a Renato Azeredo e etc...
MAs como você acha que todos antes só fizeram coisas erradas e o que tem de bom saiu do nada, duvido que vai pblicar meu comentário.

Anônimo disse...

O Presidente do PV Sete LAgoas é Rodrigo Paiva ou Rodrigo Viana?

Anônimo disse...

FAVOR CONTINUAR A DISCUTIR A RESPEITO DO TRANSITO DA CIDADE, OS GUARDAS NÃO APARECEM PARA ORIENTAR OS MOTORISTAS MAS PARA MULTAR APARECEM MUITOS...

Anônimo disse...

UMA FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO SETELAGOANO, NA RUA ILKA FRANÇA PRÓXIMO AO MERCADO MUNICIPAL, EXISTE UM GRANDE LANCE DE CARGA E DESCARGAS, PLACAS DISTANTES UMAS DAS OUTRAS, E GUARDAS MULTANDO TODO MUNDO QUE ESTACIONA NO LOCAL, QUEM CHEGA NA CIDADE NÃO ENTENDE A SINALIZAÇÃOQUE É SEM LÓGICA.

Anônimo disse...

ADMINISTRAÇÃO FRÁGIL, ASSESSORES FRACOS, É NOTÁVEL QUE A CIDADE ESTÁ SEM COMANDO, AS COISAS NÃO ACONTECEM COM CLAREZA, COM FIRMEZA, COM QUALIDADE É TUDO MEIO TERMO, DESDE DE UM SIMPLES TAPA BURACOS VOCÊ NOTA A DECADENCIA ADMINISTRATIVA DO MUNICIPIO. É MUITO TRISTE VIVER ESTA REALIDADE EM UMA CIDADE TÃO PROXIMA DA CAPITAL E DE UM POVO MUITO LUTADOR E TRABALHADOR. RESPEITAR O DINHEIRO DO POVO É UMA OBRIGAÇÃO DE NOSSOS DIRIGENTES... VAMOS ADMINISTRAR A CIDADE COM SERIEDADE E AMOR...

Anônimo disse...

ESTE BLOG COM CERTEZA TEM SIDO DE GRANDE UTILIDADE PARA TODOS SETELAGOANOS QUE SEMPRE NECESSITAM DE DESABAFAR E TAMBÉM DE SABER DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NA POLÍTICA DA CIDADE, PARABÉNS PELO BLOG E CONTINUE CONTANDO COM MINHA PARTICIPAÇÃO, SE VOCE DEIXAR...

Anônimo disse...

ACABOU O SONHO DE LEVANTAR MAIS UMA TAÇA! O POVO BRASILEIRO PRECISA REALMENTE COLOCAR A MAO NA TAÇA, MAS NA TAÇA DA DEMOCRACIA VERDADEIRA... É UM DIREITO PODER CURTIR O FUTEBOL DE QUE TANTO GOSTAMOS,MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE LADO A REALIDADE. VIVEMOS UMA FALSA DEMOCRACIA, ONDE QUEM TEM PODER FINANCEIRO E POLÍTICO É QUEM MANDA. NÃO SOFRE SEQUESTRO, NÃO LEVA UMA BALA PERDIDA, NÃO ARRISCA NAS ESTRADAS PERIGOSAS (GOSTA SÓ DE AVIÃO), NÃO É PRESO QUANDO ROUBA MILHÕES... ESTE É UM PAÍS DA FALSA FELICIDADE. SOMOS MANIPULADOS, ILUDIDOS E ASSIM SE PASSAM VÁRIAS GERAÇÕES,E FICA SÓ OS SONHOS DE UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA, ONDE A GARANTIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS SEJAM RESPEITADOS. QUE DEUS NOS ILUMINE E ILUMINE A NOVA GERAÇÃO DE POLÍCOS, PARA SEJAM REALMENTE PESSOAS COM MORAL DE SE TER O DIREITO DE LEVANTAR A TAÇA DA VERDADEIRA DEMOCRACIA. 05.07.10 (Z)