quinta-feira, 18 de junho de 2009

Justiça de SP libera divulgação de salários de servidores municipais na internet

Por MÔNICA BERGAMO da Folha de S.Paulo:
O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), desembargador Roberto Antônio Vallim Bellochi, suspendeu no final da tarde desta quinta-feira a liminar que proibia a Prefeitura de São Paulo de divulgar os salários de servidores municipais. Ainda cabe recurso.
Desde a manhã de terça-feira (16), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) havia disponibilizado na internet a relação de todos os 162 mil os servidores municipais e quanto cada um deles recebeu do município no mês de maio. Essa divulgação incluía até os valores recebidos em indenizações.
Para o juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Luiz Sergio Fernandes de Souza --que determinou a proibição--, a divulgação extrapola, em tese, a legislação municipal 14.720. "O que não implica reconhecer --como já disse-- a inconstitucionalidade da medida", afirmou em trecho.

Site
O portal lançado pela prefeitura tem nomes, cargos e salários dos 162 mil servidores --com exceção dos que trabalham na GCM (Guarda Civil Metropolitana, por questão de segurança-- e outros dados das finanças municipais.
Batizada de "De Olho nas Contas", a página pode ser acessada a partir do site da prefeitura. Nela, a população poderá conhecer detalhes sobre os gastos de diferentes secretárias e contratos firmados pela administração municipal desde 2007.
"Queremos que este portal da transparência seja uma referência para outras prefeituras e governos de Estado. Enfim, todas as dimensões do poder público", afirmou o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
O município tem 147 mil funcionários vinculados à administração direta --como secretarias-- e outros 15 mil ligados à administração indireta --como órgãos públicos e autarquias.

Nenhum comentário: