sexta-feira, 19 de junho de 2009

Hospital Nossa Senhora das Graças é credenciado para a Oncologia pelo SUS

Por Fred Rezende, Boca do Povo:
Uma luta de vários anos e de dezenas de pessoas, voluntárias ou não, foi vencida, em parte, esta semana. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) foi finalmente credenciado para o serviço de Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os trabalhos serão iniciados pela quimioterapia. A notícia é um alívio para pacientes e familiares que diariamente têm que enfrentar o transporte, através de vans ou de veículos particulares, para o tratamento em Belo Horizonte, o que gerava desgaste e sofrimento.
Além do credenciamento, anunciado ontem pelo prefeito Maroca e pelo secretário de Saúde, José Orleans da Costa, a Prefeitura planeja alugar um imóvel nas proximidades do HNSG que servirá como casa de apoio para familiares e pacientes de outras cidades, já que pacientes das 35 cidades das quais Sete Lagoas é pólo virão realizar seus tratamentos no Centro de Oncologia do Hospital. “Nunca escondi, desde a época de vereador; que a Saúde é uma luta para mim. Esta conquista só foi possível graças à força política de Sete Lagoas, do apoio do Governo do Estado e do trabalho do secretário José Orleans. Não tem como mensurar esta conquista e a satisfação com ela”, disse o prefeito.
O atendimento deve começar em 1 mês e a expectativa é de que atenda de 300 a 400 pacientes somente de Sete Lagoas, todos inscritos na Secretaria Municipal de Saúde. Levando em conta pacientes da região, este número sobe para cerca de 700 pessoas. “Agora começaremos a luta para trazer a radioterapia e terminar o ciclo de tratamento do câncer, O Centro de Oncologia do Nossa Senhora das Graças não perde em nada para nenhum outro da capital ou de qualquer cidade tanto na estrutura quanto no corpo clínico. Temos aqui excelentes profissionais”, disse José Orleans. “Este credenciamento é uma nova fase que se inicia na Saúde de Sete Lagoas”, completou Maroca.

Nenhum comentário: