terça-feira, 9 de junho de 2009

Então, gente, já passou da hora de MUDAR e não mais RENOVAR, entendeu?

Some-se o hospital público que funciona no prédio de uma ex-escola mais malha viária absurdamente deteriorada, com relações de trabalho pública e privada que lembram a era da escravidão, adicione o esgoto que corre a céu aberto e água acida e mal tratada. Junte-se a essa salada a falta de escolas públicas e também a ausência de um projeto educacional e não esqueça da falta de calçamento para os pedestres por quase todas as ruas e avenidas e lembre-se daqueles dos outros graves problemas da cidade que eu não listei aqui. E agora acrescente o Maroca e no futuro eleja algum filhote de ex-prefeito ou mesmo um ex-prefeito que ajudou a construir tudo isso que está aí, assim, você terá a mesma cidade ontem, hoje e amanhã.

Bem, mas eu acredito que no futuro você vai querer sair dessa ciranda, não é mesmo? Ah, claro: sem se deixar iludir por um populista de plantão, não é verdade?

Vejam meus queridos a cidade que nós temos hoje é fruto do que essa gente fez ontem ou deixou de fazer, a cidade de hoje é o Maroca que está fazendo ou desfazendo, mas a cidade de amanhã depende da escolha da gente. E nós podemos sair desse labirinto coronelista-populista sem apelar mais a velha e nefasta tradição-proviciana-familiar-bocó.

Eu mesmo, fico conhecendo todos os dias grandes pessoas como as que conheci hoje no SAAE. São pessoas que querem trabalhar, vencer pessoalmente e ajudar construir uma cidade melhor. E é aí eu me pergunto: por que temos ficar nessa ciranda maligna de gente de ontem que não pensou no futuro, e de hoje que não pensa no amanhã, a não ser no seu próprio, e, se se perpetuar através de qualquer dos filhotes biológicos ou não, com discursos arrumandinos, só vão renovar esse velho ciclo.

Então, gente, já passou da hora de mudar e não mais renovar, entendeu?

Nenhum comentário: