segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Governo ou Expositor?

O Governo Maroca participou da Exposete como um expositor, pelo visto planejou detidamente a exposição no evento. Fez da festa um espaço de divulgação e promoção. Nada de errado. É bom até que o governo da cidade esteja presente na maior festa da... cidade. Mas o governo que pensou como gosta o prefeito Maroca no "ganho de publicidade", deixou de pensar na sua responsabilidade como governo. Pela sua ação planejada na participação da festa e improvisada na prevenção da gripe ele monstrou que pensava como Expositor e não governo.

Vejam esse detalhe: o secretário de Saúde, José Orleans, se lembrou de conversar com o Sindicato Rural sobre a pandemia na quinta-feira, retornado de BH, e lá na frente de todos foi que ele deu a ordem a Jane Ferrão para se confeccionar os pamfletos informativos sobre a prevenção da Gripe, ou seja, depois que evento havia começado e na pura improvisação de última hora. Se o governo agisse como governo e não como um Expositor oportunista ele teria evitado expor a população ao grande risco.

Ah, mas o tempo vai dizer se o governo errou ou não? Não, essa conclusão não depende do tempo e nem de novas vítimas fatais ou não ao longo dos próximos dias. O que pesa nesse caso é a exposição ao risco permitida pelo Governo Maroca. Que tenha sido contaminada apenas uma pessoa, deve perguntar então quantas vidas ou pessoas doentes a festa cobre? A matemática aqui deve ser zero, e para tal, a única maneira era a suspensão da Exposete. Mas como pensar com a responsabilidade governamental se estava pensando no "ganho de publicidade" que se poderia ter com o grande público, o Expositor Governo Maroca, não é mesmo?

Mas esse ganho que pensa que teve com a participação e realização da exposição, deve ser descontado a perda que teve o Governo Maroca com percepção de deixar o povo exposto ao risco. Não formam poucas as pessoas que estranharam a realização da exposição em plena pandemia de Gripe Suína. E isso independente do aumento dos casos será lembrando como uma atitude irresponsável do Governo Maroca.

O Govero Maroca mostrou que é Expositor.

Nenhum comentário: