segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cenário eleitoral de Minas 2010 - O bom desempenho de Azeredo na pesquisa CP2 para o governo fortaleceu o PSDB e seu nome para o... Senado


O bom desempenho de Eduardo Azeredo na pesquisa CP2 para disputa ao governo fortalece sua posição para o... senado e empurra Aécio Neves para o plano presidencial como... vice de Serra. É meus caros eu não caio nessa conversa de jornal mineiro que prefere ficar na torcida ignorando os gestos cada vez mais claro que Aécio dá de já ter chegado num entendimento com José Serra. Naquele ‘você vai depois eu vou’.
Matéria Relacionada: DILMA AINDA NÃO GANHOU E PODE PERDER, SABIA?

E por que não acredito que Azeredo é o nome para o palácio? Porque além de Anastasia assumir o governo em 2010 e poder disputar o cargo como governador, o que faz toda a diferença, a disputar o governo para Azeredo é um risco para si e para seu partido, com a exploração que seus adversários fariam com o suposto mensalão mineiro. Mas ele que tinha entre as opções a disputa para deputado federal, como me disse o seu próprio irmão Álvaro Azeredo, agora essa possibilidade se tornou bem mais remota.

O PSDB mineiro com o bom desempenho do senador Eduardo Azeredo nas pesquisas fortaleceu-se eleitoralmente para a disputa estadual. Em primeiro lugar porque a competição que cedo demais começava a se polarizar entre PT e PMDB, por causa do ainda tímido desempenho de Anastasia, que, como já disse aqui tem grande potencial de avançar agora muda esse encaminhamento. Depois o próprio senador fortaleceu sua posição para o senado e pode ajudar a fazer o correligionário Anastasia governador.

O complicador nessa equação é a segunda vaga para disputa ao Senado que ficaria com quem? DEM? PPS? PP? Se o Zé Itamar bater na tecla será difícil dissuadi-lo como sabem. E aí a coisa se torna, como digo, complexa, por quê? Quem ficaria vice-governadoria DEM OU PP? Os dois partidos ambicionam estrelar ao lado PSDB para Palácio da Liberdade, com Carlos Melles pelo DEM e Alberto Pinto Coelho pelo PP.

Alijar o DEM seria em tese mais fácil por conta que ele não iria de forma nenhuma com PT, mas ainda sobra o PMDB com Hélio Costa que está bem posicionado, não é? Outra opção é Democratas ir para um voou solo Carlos Melles, mas, porém e tem sempre um mais e um porém, não se pode esquecer que o DEM está apoiando o PSDB, leia-se Serra, para presidência com a condição de fazer bons acordos nos estados e em Minas certamente o partido não vai abrir mão boa colocação, a vaga de vice no caso. Assim, restaria a escolha entre Itamar Franco (futuro PPS) e Alberto Pinto Coelho para ver quem ficaria com a vaga ao Senado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiros, caso o Jose Alencar venha ser o candidato do PMDB e PT em minas, até o PAPA pode canditar para disputar com Alencar que perde.........rsrsrsrsrsrsrs