quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aécio, Serra, Anastasia, Azeredo, PSDB, aqui vai um argumento eleitoral e um argumento humanístico para que façam alguma coisa por Sete Lagoas


Sobre as pesquisas publicadas no final de semana para o governo de Minas e a eleição nacional tem muito o que se falar. Também tem a notícia quentinha em que o governador Aécio assume o favoritismo de Serra para ser o candidato do PSDB a presidente. E mais: tem ainda a cada vez maior afinidade e unidade entre Aécio e Serra, onde o governador mineiro até faz “das palavras dele [Serra] as minhas [as suas].” Mas eu escrevo para alertar aos senhores Eduardo Azeredo, Aécio Neves, Antônio Anastasia e José Serra sobre o risco Sete Lagoas para a eleição do PSDB em 2010, na sucessão estadual e nacional.

SIM, a cidade de Sete Lagoas ou mais precisamente o governo eleito pelo PSDB de vocês aqui será, caso os senhores não tomem uma atitude forte e imediata um fator complicador para a eleição que se avizinha. O que avisto não é apenas a perda de votos localmente por conta, do como diz o próprio prefeito, “equívocos” do seu governo, não. Certamente os desacertos que vão se avolumando fantasticamente provocará um tremendo desgaste para a legenda na cidade e microregião, mas eu falo é de um efeito com dimensões muito maiores capaz de complicar significativamente a vida do PSDB para o governo estadual e nacional.

Senhores, se fosse apenas o fato do governo local que pertence ao partido de vocês prosseguir tropeçando nas próprias pernas, como pode verificar na vasta lista de besteiras registradas aqui e na imprensa local e até mesmo o fato de estar empacado não conseguindo construir se quer um hospital que já tinha recursos estaduais garantidos e até projeto, como pode lhes confirmar o indignado com o problema secretário de estado de Saúde, Marcus Pestana, existe uma área em que a população da cidade não fica a dever nada em termos de sofrimento ao povo nordestino: água. Aqui, meus senhores, a população chega a ser obrigada como sabe bem o senador Eduardo Azeredo, a comprar água mineral até para tomar banho, tanto pela escassez do bem quanto pela qualidade do líquido que se recebe.

Aqui, em Sete Lagoas, quem tem a mínima condição compra água mineral porque mesmo que não falte a água viver com a que chega pela arcaica autarquia é uma tortura garantida, sem falar no risco de ao ingerí-la, adiquirir uma doença ou pela falta total de tratamento ou pela precariedade do mesmo. A água que vem do subsolo cárstico facilmente contaminável não passa por tratamento a que tem direito quem recebe água de qualquer companhia estadual, municipal, ou privada com processo e infraestrutua adequada para tal.

Agora me respondam senhores: qual seria o efeito desse quadro precariamente retratado por mim, melhor apresentado para todo o estado e país em horário nobre com uma boa produção televisiva? Mostrando que na cidade das 7 lagoas, à 60 KM da capital, administrada pelo PSDB as pessoas sofrem até mais com a água que no nordeste brasileiro. Revelando, por exemplo, as centenas de pessoas que buscam água na cabeça em bicas espalhadas pela periferia? - algo vergonhoso para uma cidade que faz parte de duas bacias. Bacias, aliás, que serão outras fontes de imenso desgaste político e talvez pior com o fato de todos ficarem sabendo que o esgoto é 100% jogado nos rios sem que providência nenhuma seja tomada, sufocando rios...

Ou seja, é matéria prima para o programa de TV do PT, que hoje é parte do governo e em 2010 abandona sem dó o barco, usando como costuma fazer qualquer desculpa, ainda mais com esses fatos. Ah, mas como estou convencido que o prefeito apesar de filiado ao partido de vocês votará em Dilma para presidente e Patrus ou Pimentel para governador, pode ser que os petistas nem precisem deixar o barco para explorar esses probleminhas.

Sim, meus senhores apelo a vocês porque não sei mais o que fazer para que o ‘PSDB’ daqui seja... PSDB. Uso esse argumento eleitoral porque ele é um dado real a ser explorado pelo PT amanhã, mas gostaria, especialmente, que o governador Aécio e o senador Eduardo Azeredo que tem grande base eleitoral em Sete Lagoas se sensibilizassem menos com o forte argumento eleitoral e mais com o drama humano que se vive silenciosamente dia após dia na cidade, principalmente, daquela gente que mal tem dinheiro para a comida mas é levada a comprar água mineral porque não suporta beber diariamente água com calcário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos os candidatos a prefeito nas ultimas eleições apoiavam o Governador Aécio na cidade. Ele largou 3 deles e vêio aqui apoiar o maroquinha do PSDB. Ele, o anestezia e o Azeredo. Ano que vem é hora deles todos voltarem aqui para pedir votos. Quero ver a reação dos eleitores do Leone, do Emílio e do João Batista. Juntos tiveram bem mais votoso do que o maroquinha. Quero ver também a grande maioria do eleitores que votaram por causa do apoio do Aecinho, Anestezia e Azeredo que agora estão decepcionados. Tá chegando a hora do trôco. Vão caçar votos em outra freguesia.