quarta-feira, 10 de junho de 2009

Maria Lúcia do Democratas é cassada por caixa 2 na eleição de 2006


Por AMÁLIA GOULART, O Tempo:

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais cassou oficialmente ontem o mandato da deputada estadual Maria Lúcia Mendonça (DEM). A decisão da Mesa Diretora, que destitui a parlamentar de suas funções, foi lida em plenário e deve ser publicada no "Minas Gerais", amanhã. "Fica declarada a perda de mandato da deputada Maria Lúcia Soares de Mendonça", diz a nota assinada pela Mesa.
A parlamentar já tinha visto seu mandato ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A Assembleia havia aberto um prazo para que a democrata apresentasse sua defesa. Nos bastidores, os deputados esperavam que ela conseguisse reverter a decisão judicial por meio de recursos, o que não ocorreu. Como o TSE decidiu manter a cassação, a Casa acatou a medida.
Desde o ano passado a parlamentar enfrenta derrotas na Justiça Eleitoral. Em novembro, o TRE cassou o diploma. Em maio, Maria Lúcia conseguiu no TSE uma liminar contrária à decisão estadual, mas ela logo foi derrubada na mesma instância.
A democrata é acusada de caixa 2 na campanha de 2006, em que se elegeu com a ajuda do deputado federal cassado Juvenil Alves (sem partido). Ela não teria declarado à Justiça Eleitoral R$ 84,5 mil. Os juízes do TRE entenderam que a deputada compartilhou recursos e sua campanha foi abastecida com verbas de Juvenil, que perdeu o mandato pelo mesmo motivo. Maria Lúcia não foi encontrada pela reportagem.
O deputado estadual Durval Ângelo (PT) responde a processo no TSE por caixa 2 no mesmo episódio.

Um comentário:

LYKO disse...

Caro amigo léo, qual o partido ficará com a vaga de Maria Lúcia, já, que ela foi eleita pelo PMN? Aguardo resposta.