sexta-feira, 5 de junho de 2009

Kátia Abreu é o homem mais corajoso da oposição

Do Blog Reinaldo Azevedo:
Por Célia Froufe, no Estadão. Comento [Reinaldo Azevedo] depois:
Mais sintoma de uma pré-campanha eleitoral do que “grito” de ambientalista. Para a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), os ataques do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, aos ruralistas e aos colegas de Esplanada têm motivação eleitoral. “Ele está montando o circo para ganhar a eleição. Está com problemas de eleição no Rio.”
Kátia não ficou convencida com a demonstração de reconhecimento público feito por Minc, que afirmou ter se excedido ao chamar os ruralistas de “vigaristas” na semana passada e que iria buscar entendimento com a senadora. “Minc não pode se autoabsolver; a mim, ele não engana”, disse.
De acordo com a senadora, o melhor era que o assunto se encerrasse, pois, segundo ela, está se estendendo demais. “Não quero fulanizar o tema, mas mantenho a posição de início até que esse senhor mude de comportamento”, afirmou. Para a presidente da CNA, como ministro de Estado Minc age mal não só ao expor o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como também os demais ministros.
Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente revelou a jornalistas que, em encontro reservado com o presidente, demonstrou insatisfação em relação a alguns colegas. Ao Estado, chamou o governo de “casa da mãe joana”.
A presidente da CNA disse ter notado nas entrelinhas do discurso de Minc certa ironia. “Ele disse que falaria até com os ruralistas. Por que esse até? Não somos criminosos”, justificou. Kátia também afirmou que não está disposta a ouvir elogios do ministro, mas se mostrou disponível a conversar, assim que ele deixar de lado as ironias e vulgaridades.
Ontem, o ministro fez a seguinte pergunta: “Ora, se fiz acordo com a soja, com a cana e com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, por que não posso fazer com a senadora Katia Abreu, que é muito mais bonita, muito mais simpática e muito mais articulada?”
Assinante lê mais aqui

Comentário de Reinaldo Azevedo
Certa feita, Ronald Reagan resolveu fazer um elogio a Margaret Thatcher e a chamou de o “homem mais corajoso da Inglaterra”. Viram machismo, burrice etc. Nada! Dizia muito da pouca coragem dos homens que eram contemporâneos daquela grande mulher. Assim, com este meu viés interpretativo, digo: “Katia Abreu é o homem mais corajoso da oposição”. Não tem medo de briga. Não se deixa intimidar pelo politicamente correto. Não tem receio de defender aquilo em que acredita. Não se deixa pautar pelos adversários. Não adere à agenda do inimigo para ser simpática.Voltarei mais tarde a esse tema.

Nenhum comentário: