domingo, 13 de dezembro de 2009

Quércia é reeleito presidente do PMDB-SP e fortalece Serra para 2010


Por JOSÉ ALBERTO BOMBIG, na Folha de S.Paulo:
O ex-governador Orestes Quércia foi reeleito hoje presidente estadual do PMDB paulista. Com 90% dos votos apurados, Quércia liderava a disputa contra o adversário Francisco Rossi. Quércia tinha 597 votos contra 73 de Rossi --88% do total de 670 delegados que participaram da convenção.
Segundo a direção do PMDB, ao menos 670 convencionais --dos 750 habilitados a votar-- compareceram às urnas na Assembleia Legislativa do Estado neste domingo.
A vitória de Quércia garantirá ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o apoio do PMDB paulista nas eleições de 2010.
O PMDB nacional fechou um pré-acordo com o PT em torno da candidatura da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil).
Nos últimos dias, entretanto, uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva irritou os peemedebistas, que já ameaçam retaliar com o lançamento de uma candidatura própria à Presidência. Lula sugeriu que o PMDB oferecesse a Dilma uma lista tríplice para ela escolher o nome do vice. Lula disse que o PMDB não tinha o direito de impor um nome.
A mensagem foi entendida como um recado ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que se ofereceu como vice na futura chapa encabeçada por Dilma.

Nenhum comentário: