quarta-feira, 1 de abril de 2009

Alto lá!

(faço as correções daqui a pouco)
Eu recebi os comentários que seguem em vermelho:
Anônimo disse...
Leonardo, é esta a COPASA que você quer pra nós(?): A licitação e o pagamento antecipado Há aproximadamente 60 dias, o Novojornal publicou matéria denunciando que a licitação da obra e material da denominada “Linha Azul”, teria sido feita dentro da mais completa ilegalidade. O mínimo que ocorreu no certame licitatório foi à adjudicação de uma obra no valor de R$ 118.000.000,00, para COMIM Construtora Ltda. Única empresa participante da licitação após desclassificação de todas as demais empresas participante. Com a publicação da matéria pelo Novojornal, membros do Ministério Público Estadual, assim como o Tribunal de Contas mineiro prometeram investigar os fatos. Embora tenhamos procurado informações a respeito das possíveis investigações, até o fechamento desta matéria, a reportagem não obteve qualquer informação destes procedimentos. Para ler o restante do comentário clique aqui
Anônimo disse...
Tudo bem que o nosso SAAE não vai nada bem (desculpe o trocadilho). Ocorre que ele já foi muito bom e pode voltar a ser. Enquanto isto, em Barbacena, a população aproveitou solenidade dos Correios com ministro, prefeita e outras autoridades para protestar e pedir a saida da COPASA da cidade. Tinha até faixa apelando para Cristo. Está no jornal O Tempo de hoje.
Retomando. Preciso esclarecer uma questão em relação a minha posição favorável a vinda da Copasa para Sete Lagoas. Quero a vinda da Copasa para Sete Lagoas? Acho que quanto a isso está muita clara minha posição, não é? Bem, porque eu quero que a estatal mineira assuma a operação de saneamento da cidade e construa a infraestrutura de água, esgoto...? Porque o Saae em 40 anos não foi capaz de cumprir com as suas responsabilidades. "Ah, Leonardo não foi por causa da politicagem". Isso não é o que importa agora. O fato é que tem gente sem água, a água que tem é acida, obrigando-nos a recorrer água mineral até para preparar o alimento... De outro lado a rede de esgoto e de água precisam ser totalmente redimencionada e refeita.

O fato é: temos dinheiro para recuperar emergencialmente a infraestrutura para atender a atual população de 220 mil habitantes e faze-la já pensando em 2020, onde poderemos ter pelo menos o dobro de pessoas morando em Sete Lagoas? Deixo para leitor pensar na resposta e adiciono outra: se tomarmos a decisão de colocarmos no saneamento todo os vultuosos recursos que se demanda para socorrer o hoje e ainda preparar-se para o amanhã, por exemplo, empregando toda nossa capacidade de endividamento no saneamento, como ficará as outras áreas sociais como saúde, segurança, urbanização, educação? Vamos parar tudo e investir em saneamento? Está é uma decisão que o município de Sete Lagoas tem que tomar.

E uma vez que se resolva parar o investimento em todas as outras áreas para fazer saneamento, faltará a nos ainda o conhecimento especializado que só se adquire com o passar do tempo, errando e acertando. E meus Caros, uma cidade que tem dificuldades em colocar em operação dois taques - ETAs - para tentar retirar da água ferro e magnésio levará pelo menos uma década para aprender a fazer saneamento com os padrões que se exige hoje.

Agora trato do primeiro comentário. Vejam que a pessoa que enviou o comentário não específica qual é o veículo de comunicação que fez a denúncia. Mas se existe elementos para se apurar que se apure com todo rigor o indício. Aliás, essa é uma oportunidade para dizer que se a Copasa assumir o serviço eu serei um fiscal implacável para exigir o cumprimento de cada ítem do Contrato de Programa. Neste sentido a Lei Geral de Saneamento aprovada em 2007 é fantástica para os municípios. Ela retira das operadoras o poder de regular, que fica com o município. Assim, Sete Lagoas como outros municípios tem com esse novo marco, um poder de regulação e fiscalização eficaz, aí é só aplicá-lo.

Para concluir trato das resistências em relação a entrada da Copasa na cidade de Barbacena. Lá como aqui, se a Copasa vier veremos protestos por diversas motivações: políticas, corporativistas etc. Mas é realmente ilustrativo o que acontece em Barbacena. Observem que lá como aqui o mando familiar ainda é muito forte, o coronelismo. É vejam que coincidência tanto lá como aqui a um atraso comparativo em relação a outras cidades que já se libertaram desse mal. Por isso avalio como muito virtuoso o leitor ter trago essa notícia que ele informa que sai no Jornal O Tempo. Gostei tanto que até procurei na página do jornal Online para colocar um link para vocês, infelizmente não consegui encontrar.

Ademais ele(a) fala que o Saae "Ocorre que ele já foi muito bom". Bem, desde que eu cheguei aqui em 1992, infelizmente, só constatei dia após dia que o Saae provoca sofrimento as pessoas com o péssimo serviço que presta. Eu gostaria que fosse diferente. E prá finalizar essa argumentação, vejam o que diz esse senhor: Julio Jose de Melo: Reportagem sensacional, tudo que se fale de Água e saneamento nesta cidade mexe comigo, sai daqui em 69, ouvia diariamente dentro de minha casa, sempre frequentada por médicos,éramos vizinhos de uma clinica médica estadual na rua Antonio Olinto, os médicos ali tomavam seu cafezinho, e sempre ouvia," A água de sete lagoas é horrível",

2 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo,

A manifestação contra a COPASA aqui em Barbacena nada tem de corporativismo pois a COPASA está aqui a muito tempo e nada tem a haver com a oligarquia e as famílias tradicionais que governam a cidade a anos, pois todas elas são ligadas ao senhor governador que tanto defende e tem intere$$e$ na COPASA. Não distorça os fatos.
A manifestação foi espontanêa de um povo que está cansado de ser mal atendido. É só vir aqui para ver e ouvir.

Anônimo disse...

Leo, você cometeu um erro quando afirmou que o "Fulano de Tal" em vermelho não citou a fonte da denúncia sobre a Copasa. Ele citou sim, porém acho que você não percebeu. O jornal se chama "Novo Jornal" é só ver o comentário dele de novo que irá perceber. Mas, não te culpo por isso... Esse veículo é um pouco desconhecido mesmo, nem todo mundo conhece. Eu mesmo não o conhecia até o ano passado. Vale a pena conferir, segue o link: http://www.novojornal.com/
Só sei dizer que o dono desse jornal é um ex-melhor amigo do Aécio, que agora vive por denunciar o governo mineiro. O site é bom, mas peca pela credibilidade das fontes. Um grande abraço.