terça-feira, 7 de abril de 2009

Lula diz que municípios vão ter que "apertar os cintos"; em fevereiro seu discurso era outro lembram-se?


Da Agência Brasil, leiam comento abaixo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que fará uma reunião ainda essa semana para tratar da queda no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e disse aos prefeitos que será preciso "apertar o cinto". "Todos vamos ter que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como os municípios já morreram durante tanto tempo", disse ao discursar na inauguração da usina de biodiesel da Petrobras, em Montes Claros (MG). Na semana passada, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou o governo Lula pela redução no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Segundo Serra, ao reduzir tributos que formam a base do fundo, o presidente Lula não pratica uma política anticíclica, como tem pregado. "O governo federal devia tomar cuidado com os incentivos que dá, porque corrói a receita dos municípios", afirmou Serra durante discurso a prefeitos no Congresso Estadual de Municípios que acontece em Santos (SP). Continue lendo clique aqui

Comento
Esse fanfarrão do Lula em fevereiro incentivava e criticava os prefeitos que ao tomarem posse falavam justamente em "apertar o cinto". Ele e sua trupe diziam como fez o camarada José Dirceu em seu blog: "É atuar exatamente na contramão dos discursos de posse dos prefeitos que, ao contrário do governo federal, só falam em cortar gastos e reduzir investimentos, sem apresentar medidas para sustentar o emprego e o crescimento". Agora que a realidade bateu as suas portas ele pede para que os prefeitos apertem os cintos? A seguir em azul segue trecho de um post com críticas minhas a atitude safada do presidente antes do encontro de prefeitos:

Como informa a reportagem [da Folha] o presidente Lula enviou carta aos 5.563 prefeitos eleitos em que não faz nenhuma menção à crise. “Ele propõe parceria para acelerar investimentos e reduzir a pobreza”. E diz na carta "Você [prefeito] vai encontrar no governo federal um parceiro para cumprir este compromisso".

A esse encorajamento feito por Lula aos prefeitos, o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, reagiu dizendo que é necessário compreender que nas parcerias dos municípios com o governo federal há limites.

Eu digo, bobo é o prefeito que cair nessa conversa do Lula. A obra dele é falação, ignorante pode ser; bobo não é. E usa sua esperteza para manter-se acima de tudo, até do seu próprio governo. Lula não formula, gerencia ou lidera, mas faz um marketing barato o tempo todo que dá certo porque encontra opositores bem informados, mas politicamente inábeis e amedrontados que abstém-se de fazer política. Por isso, Lula não sofre desgastes e nem é desgastado.

Lula não tem compromisso, não tá nem aí, quer que todo mundo SÍFU. Agora vendo o bicho ficar feio pró lado do país, trata de fazer o que sabe muito bem: tirar o corpo fora. Sua esperteza é agir preventivamente dizendo que avisou os prefeitos para não pararem o investimento e etc. e tal. Assim, amanhã pode dizer “tá vendo? Eu avisei para vocês manterem o investimento, vocês não fizeram, então vocês são os culpados pelo aumento do desemprego, da pobreza... Entenda de uma vez por todas esse é o trabalho de Lula: falar, falar, falar...

Nenhum comentário: