terça-feira, 7 de abril de 2009

PSDB protocola ação contra governo por propaganda enganosa de programa habitacional


Na Folha Online:
O PSDB protocolou nesta segunda-feira uma representação no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) contra a propaganda do governo federal sobre o programa "Minha Casa, Minha Vida", que prevê a construção de um milhão de casas. Segundo o partido, a propaganda dá a entender que as moradias já estão construídas.
Por meio de nota, o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) afirma que a publicidade do programa, veiculada desde o fim do mês passado, é "enganosa e desonesta". "A propaganda deveria ser de lançamento, mas o que vemos é uma prestação de contas onde subentende-se que as casas que ainda serão construídas já estão prontas", afirma o deputado.
O tucano afirma que o fato de as medidas previstas só entrarem em vigor a partir do dia 18 de abril também é mais uma contradição da propaganda institucional.
O programa habitacional, anunciado no fim do mês passado pelo governo, prevê um investimento estimado de R$ 34 bilhões, considerando o dinheiro do governo para subsídios e para o fundo garantidor das prestações. O programa é destinado a famílias com renda até dez salários mínimos (R$ 4.650).
A meta inicial do governo era de atingir a meta de um milhão de casas em dois anos. No entanto, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a meta não depende somente do Executivo, como também de prefeitos e governadores, e ele não poderá garantir que a meta seja atingida nesse prazo.
Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto afirmou que não vai se manifestar sobre a representação do PSDB.

Nenhum comentário: