segunda-feira, 6 de abril de 2009

Governo ignorou previsão de terremoto na Itália

Da Folha Online:
O pesquisador Giampaolo Giuliani, do Laboratório Nacional de Gran Sasso, alertou às autoridades há algumas semanas que um grande terremoto atingiria a região italiana de Abruzzo no último dia 29 de março. O chefe da Proteção Civil, Guido Bertolaso, rejeitou o alerta e criticou "que se divertem divulgando notícias falsas". A informação foi publicada pelo jornal italiano "Corriere della Sera", nesta segunda-feira, horas após um tremor de 6,3 graus na escala Richter atingir a região e deixar ao menos 50 mortos.
Segundo a publicação, Giuliani foi denunciado por alarme falso e Bertolaso reiterou que "todos sabem que não se pode prever terremotos".
"Não é verdade, nós o previmos", rebateu Giuliani, após a confirmação do terremoto que atingiu L'Aquila às 3h32 desta segunda-feira --22h32 deste domingo (5) no horário de Brasília. "É possível que me punam amanhã, mas eu confirmo, não é verdade. É falso que não se pode prever terremotos", completou.
Giuliani afirmou ao jornal, nesta segunda-feira, que os pesquisadores do laboratório trabalham há dez anos para prever eventos como terremotos desta escala que devem acontecer a uma distância de 100 quilômetros a 150 quilômetros do centro.
"Há três dias, vimos um forte aumento no nível de radônio [um gás radioativo derivado do urânio no solo], de fora da região de segurança. E este aumento significa um forte terremoto", disse o pesquisador. "[O terremoto] podia ser visto [na madrugada desta segunda-feira] se alguém tivesse ido trabalhar ou estivesse preocupado."
Ainda segundo o jornal, um terremoto efetivamente atingiu a região de Sulmona no último dia 29 de março. O tremor chegou a 4 graus na escala Richter.

Nenhum comentário: