terça-feira, 28 de abril de 2009

Patrus e Hélio Costa articulam sucessão ao governo mineiro


Petistas de Minas vivem tensão depois que Pimentel lançou sua candidatura

Por Amália Goulart, O Tempo:
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), e a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) estariam articulando a composição de uma chapa para concorrer ao governo de Minas e ao Senado em 2010. Ao mesmo tempo, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) mantém a aposta de que seu nome seja lançado à sucessão do governador Aécio Neves (PSDB) se vencer a disputa interna em sua legenda.
Costa e Patrus já conversaram a respeito da chapa. Teriam acertado que quem estiver na frente na corrida, segundo pesquisas de intenção de voto, ficará com a candidatura, cabendo ao outro escolher ser vice na chapa ou concorrer ao Senado. Em 2010, Minas elegerá dois senadores. A deputada Jô Moraes entraria na composição levando o PCdoB e se candidatando ao Senado ou a vice-governadora. O PMDB, caso decida apoiar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à Presidência, promete exigir do PT nacional uma aliança em Minas Gerais.
A articulação entre os ministros acirrou os ânimos no PT estadual. Isso porque Pimentel pretende viabilizar seu nome ao governo, não abrindo mão de o PT ser cabeça de chapa em 2010. Porém, peemedebistas disseram, nos bastidores, que não aceitariam uma formação com o ex-prefeito. A tensão foi acirrada no último fim de semana, com o lançamento da pré-candidatura de Pimentel. Na avaliação de petistas ligados a ele, a briga interna será solucionada após o Processo de Eleição Direta (PED). Eles também acreditam que Costa e Patrus somaram forças com o intuito de enfraquecer o ex-prefeito. Leia mais clique aqui

Nenhum comentário: