segunda-feira, 20 de abril de 2009

Explicação

Está ocorrendo uma polêmica na cidade porque o número de votos totais computados pela enquete sobre os possíveis candidatos a deputado estadual feita pelo blog é inferior a soma dos votos de cada candidato. Algumas pessoas me questionaram pessoalmente, agora a polêmica chegou na Internet está na coluna do Portal Sete da ETV, lá tem o seguinte questionamento que vai em vermelho. Antes um adendo não sei se o Canabrava aí é o Canabrava, se é que me entedem. Leiam o que segue, a explicação está abaixo:

De: CANABRAVA
Para:O INFORMANTE
Data: 17/4/2009
PREZADO "INFORMANTE". NO SITE DO LEONARDO BARROS HÁ UMA PESQUISA, MAS O NÚMERO TOTAL DE VOTO É MENOR QUE OS VOTOS COMPUTADOS ?!?!

Explicação, cada leitor-eleitor que vota na enquete pode escolher quantos nomes quiser, até todos que estão na lista. Assim, claro, o número votos computados será menor que os votos de cada candidato somado. Um exemplo: eu tenho direito a um voto, porém, escolhi 3 nomes da lista. Dessa forma, o número de candidatos que escolhi será maior que meu voto em três vezes. Fui claro ou preciso desenhar?

Por que eu deixei que o "eleitor" votasse em mais de um nome? Porque dessa forma quem está votando tem a liberdade para, a seu juízo, decidir quantos serão os candidatos a deputado estadual. Assim ele decide não apenas quem, mas também quantos. É mais liberdade de escolha. Viram como sou democrático?

E tem mais: se o "eleitor" mudar de idéia pode alterar o seu voto, até o final da enquete. Claro, claro, não é normal acontecer muitas mudanças, mas se arrepender e decidir mudar, pode. É como no Supremo Tribunal Federal onde os juizes podem mudar o voto até o encerramento do julgamento que pode durar até meses. Isso é que é flexibilidade e democracia, viram?

Ah, a votação vai até 31 de julho deste ano, as 23:59, ok! E Você, já votou?

Nenhum comentário: