segunda-feira, 27 de abril de 2009

Casal vindo do México é internado em Belo Horizonte com suspeita de gripe suína


da Folha Online
Um casal de brasileiros que passou a lua de mel em Cancún, no México, chegou na madrugada desta segunda-feira no aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, com os sintomas da gripe suína. Eles foram encaminhados ao Hospital das Clínicas da cidade, onde estão internados em uma área de isolamento.
De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o casal desembarcou com os sintomas da doença e logo uma equipe da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) encaminhou ambos para o hospital.
Os dois foram levados para o Hospital das Clínicas em ambulâncias separadas, onde chegaram por volta das 12h30, e foram internados em uma área de isolamento, de acordo com a assessoria do hospital. A unidade é a única no Estado que tem isolamento respiratório.
A área tem filtragem do ar e fica completamente isolada do restante do hospital, além de ser totalmente fechada. Uma equipe pequena atende os pacientes, com roupas especiais.
De acordo com o hospital, para constatar se o casal contraiu realmente a gripe suína foram coletadas secreções de ambos, que foram encaminhadas para análise.
A assessoria do hospital não soube informar se o casal apresenta febre. Porém, disse que ambos apresentam todos os sintomas da gripe.
Antes de retornar ao Brasil, o casal fez conexão no Panamá antes de voltar ao Brasil porque, segundo a Infraero, não há voos diretos vindos do México.
Por meio da assessoria, a Anvisa informou que ainda não há como confirmar se os pacientes foram contaminados com a gripe suína.

Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 39ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarreia mais severos.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário: