terça-feira, 5 de maio de 2009

Governo Maroca fazendo coisas certas

O secretário de Saúde, Dr. José Orleans, pintou um quadro absolutamente assombroso da saúde de Sete Lagoas na Reunião Especial que aconteceu ontem na Câmara para tratar do assunto. Nenhuma surpresa. Mas, diferentemente de seu colega Ronaldo Andrade que procurou esconder o gravíssimo problema de saneamento do município, José Orleans, fez questão revelar toda a gravidade da situação. Relatou os problemas de gestão, as deficiências técnicas, a falta de equipamentos e de estrutura... Agiu com uma transparência incomum a esse governo. Sua atitude sensibilizou a todos presentes na reunião.

Mas o secretário foi além da apresentação dos problemas, ele mostrou qual é a estratégia que pretende implementar para mudar tal quadro. Franco, disse de pronto que não adianta esperar resultados vistosos antes de um ano. E sua principal proposta é reverter a "escolha" que, segundo ele, a cidade fez de urgência e emergência para o foco na atenção primaria. Discordo só que a cidade tenha feito alguma escolha, se fez foi a da política da improvisação. Aliás, faltou no passado uma Visão de Futuro e sobrou práticas populistas-clientelistas na cidade.

E por falar em futuro, Orleans tratou de um Planejamento Estratégico 2009 - 2021, uma "política de estado" e não governo. Sim, gostei porque faz a cidade olhar para frente pela primeira vez, e projetar o futuro, tomar uma decisão. Porque se há um problema grave em Sete Lagoas é o de não decidir, não se impor metas.

Bem, isso tudo mostra seriedade do governo Maroca na saúde. Acabando com a improvisação que faz as pessoas clientes cativas do assistêncialismo barato. Sempre foi mais fácil não fazer o que tem que ser feito, porque além de se ter coragem para enfrentar patrulha corporativa, não se queria mesmo mudar nada, não é?. Mas José Orleans demostra que tem a coragem, a competência e a vontade de mudá-las. E aqui quem tem esse espírito será sempre reconhecido. Não acabei ainda, volto a tratar da reunião de saúde completando a cobetura como prometi lá na Câmara com outros posts durante o dia todo, esses com fotos... Ok!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oxalá seja verdade. Por enquanto é só uma bela apresentação e uma demonstração de intenções, o que convenhamos, para esta administração já é um grande avanço.
Até agora, o que vimos é o sr. prefeito inaugurar um aparelho de mamografia, coisa que nem os prefeitos das menores cidades tem coragem de fazer.
A prática tem sido bem inferior ao discurso e depois de ontem temos pelo menos o discurso.

Anônimo disse...

Arroto comenta: Gostaria até de acreditar, Mas nem José Orleans conseguiu identificar que Maroca sofre de ANOMIA.

Luciano Gonçalves - Gestor de Saúde disse...

Atraves do enfrentamento direto dos problemas e que Sete Lagoas (sua população) conseguirá ver a situação alarmante que se encontra esta tão bela cidade.
Espero que a gestão da saúde seja feita com responsabilidade e determinação, por profissionais apaixonados pela saúde da população