sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sete Lagoas é ponto de parada da Caravana Arrumação 2009

Texto do jornalista Dante Xavier:
À entrada do evento, a presença de malabares caracterizados já dava uma idéia do que estava por vir. Assim como tudo na vida de Saulo Laranjeira, o lançamento da Caravana Arrumação 2009 foi um espetáculo à parte, em que não era possível distinguir onde começava a fantasia ou terminava o sonho. A cerimônia ocorreu no espaço Arrumação, um aconchegante restaurante do próprio artista, no bairro floresta, em Belo Horizonte. Na platéia, nomes de peso davam brilho ao encontro. Prefeitos, representantes municipais e agentes culturais participaram do acontecimento. A festa, realizada na noite da última quinta-feira, 07 de maio, marcou o início do projeto e contou com a presença do Vice-Prefeito de Sete Lagoas, Dr. Ronaldo João, e do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.
A Caravana Arrumação é um projeto de sucesso que percorre os municípios do estado levando alegria e cultura à população do interior. O evento promove shows, oficinas de teatro e dança, festival de poesia, ações sociais e educativas, palestras, feira de artesanato, além de disponibilizar espaços para biblioteca volante, rua de lazer e centro gastronômico. Nestes anos de história, a caravana já percorreu mais de 80 municípios mineiros.
O projeto também é responsável por fomentar o intercâmbio cultural entre as diversas regiões de Minas e levar o espetáculo e a magia a regiões carentes do estado. Desde o começo, a Caravana convida diferentes artistas para se apresentarem por onde passa. Grandes nomes da arte brasileira já participaram da iniciativa, casos de Alceu Valença, Cheiro de Relva, Escola de Samba Império da Nova Era, Falamansa, Fernando Ângelo, Márcio Greyck, Maurício Trindade, Miltinho Edilberto, Saldanha Rolim, Tadeu Franco, Titane, Weber Lopes, Vitor Santana e Mariana Nunes, dentre outros.
O comboio conta com uma estrutura invejável, composta por uma carreta de 21 metros , tendas, som, telão, luz, tablado, camarim e muito mais. Tudo isso para suportar os dois dias de programação repletos de atividades que, no total, contabilizam mais de 24 horas de evento. Segundo Saulo Laranjeira, a Caravana Arrumação é um projeto importante de cunho essencialmente social. “Temos que levar a arte onde o povo está. Isso é levar cidadania a uma gente sedenta de sonhos, entretenimento e poesia, que se encontra à margem dos acontecimentos culturais, restritos aos grandes centros urbanos. Não estamos levando apenas um divertimento qualquer às pessoas carentes de vida social e cultural, mas, sim, criando valores culturais, intelectuais, educacionais e morais”, afirma Laranjeira.

Um comentário:

Anônimo disse...

JUCA BALA COMENTA: COM A CARAVANA ARRUMAÇÃO SERÁ QUE DÁ PRA ARRUMAR A BADERNA DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO, ENSINEM VALORES MORAIS A ESSES REPRESENTANTES.