quinta-feira, 21 de maio de 2009

Expedição pelo velhas 2009 e a Meta 2010 - Meio Ambiente e qualidade de vida, Sete Lagoas é IRRESPONSÁVEL E OMISSA

(daqui a pouco faço as correções)
Ontem, em minha fala no Anfeteatro do Casarão, evento da Expedição pela bacia do Velhas 2009, repeti o que sempre falei e escrevi em outros momentos: Sete Lagoas é, sim, irresponsável em relação ao Meio Ambiente, à qualidade de vida de sua gente: o esgoto corre a céu aberto porque a velha canalização não dá mais conta de suportar a carga, a população recebe uma água de péssima qualidade, obrigando quem pode a comprar água mineral e quem não pode a se sujeitar a ter que beber essa porcaria de água. Mais: falei que não temos dinheiro para tratarmos o esgoto e por uma questão de patrimonialismo bocó, não deixamos que a estatal mineira, a Copasa, que também é um patrimônio público de Sete Lagoas assuma o serviço, fazendo com que a cidade seja réfem da incompetência, da falta de recursos e tudo mais de nosso SAAE.

Bem, mais na sequência da minha fala foi a vez da presidente do sub Comitê do Rio das Velhas, a senhora Eloise Guimarães Almeida, e ela me ferroou, voltando-se para a platéia formada, sobretudo, por estudantes. Ela disse que eu estava errado e alí estava o exemplo de que a sociedade de Sete Lagoas fazia, sim, a sua parte arrancando uma salva de palmas, mas... e para minha surpresa a pessoa que tomou a fala posterior a ela, o senhor Lairson Couto, secretário de Meio Ambiente diz que concordava comigo em relação a falta de dinheiro que eu havia dito: "eu concordo com o Leonardo que não temos dinheiro". Bem, ele nem precisou explicitar que também concordava comigo nos outros pontos, porque seria uma saia justa por demais para a presidente do sub Comitê.


Mas já arrematando, a verdade nua e crua e nem eu nem o Dr. Lairson Couto precisamos dizer, ela está aí para todos constatarmos. SETE LAGOAS, QUEIRA A SENHORA ELOISE ADMITIR OU NÃO, É UMA SOCIEDADE ABSOLUTAMENE IRRESPONSÁVEL EM RELAÇÃO A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO! Pior ainda, somos omissos diante da grave ameaça de abatimento do solo pela retirada da água subterrânea que já provocou acidentes e um dia ainda pode levar à fatalidades, que, também pode ocorrer pela contaminação da água que já é uma realidade reconhecida. Ou a senhora Eloise acha essas omissões da sociedade sete-lagoana uma coisa virtuosa? Não creio que a senhora Eloise, que é uma pessoa que respeito ache isso positivo, creio que ontem ela apenas queria alegrar a platéia de estudantes. Porém, acho que até os jovens estudantes têm direito à verdade.
Mais tarde novos posts sobre esse assunto.

Nenhum comentário: