sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sete Lagoas faz parte da Bacia do Rio das Velhas, mas não faz sua parte 2 – o conceito da sustentabilidade é insustentável em Sete Lagoas


Sustentabilidade trata de "suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". E é por não ter suprida as suas necessidades do hoje que o conceito de sustentabilidade e, sobretudo, a prática da sustentabilidade em Sete Lagoas não se sustenta.

Em tudo que se lê e se fala a respeito de sustentabilidade diz-se “temos que preservar a água esse nosso bem tão precioso.” Acontece que não podemos preservar o que não temos. E Sete Lagoas é uma dos lugares do Brasil em que mais a população tem que comprar água mineral para se sustentar. Assim, a primeira tarefa que a sociedade tem é de suprir “as suas necessidades do hoje”. Aliás, o atendimento das necessidades básicas de uma sociedade é a base para sua evolução. Alguém só começa a se preocupar, por exemplo, em satisfazer suas necessidades culturais se tiver suas necessidades alimentares satisfeitas.

E como diz o texto do Manuelzão “Somente por meio da cultura seremos capazes de criar uma nova mentalidade civilizatória que permita a existência de rios vivos, da biodiversidade e de uma nova concepção de promoção de saúde, da vida e de solidariedade socioambiental planetária.”

É por isso, também, que Sete Lagoas não tem feito sua parte.

Nenhum comentário: